Home » Artigos » Dicas » Iluminação Para Moda – Luz Dura e Luz Suave

Iluminação Para Moda – Luz Dura e Luz Suave 5/5 (1)

Vamos falar um pouco sobre iluminação de estúdio, mais especificamente sobre a iluminação para moda e beauty. Para esse tipo de trabalho o fotógrafo precisa ser muito criterioso e controlar uma enorme quantidade de elementos visuais. O fato que a através da forma como se ilumina uma cena, estabelecemos uma comunicação com o observador e a sua mensagem será transmitida pela forma como esses elementos são organizados.

Diversos efeitos podem ser criados, pelo próprio fotógrafo, para enfatizar certos aspectos necessários ou enfraquecer outros. Direção da luz, contraste, cor, entre outros elementos, devem ser previamente determinados para se garantir ao final o resultado desejado. Qualquer parâmetro que não seja devidamente percebido ou utilizado pelo profissional, poderá contribuir de forma indesejável naquilo que se pretende comunicar.
[private]
Um dos mais elementares efeitos que o fotógrafo precisa definir esta relacionado à propriedade da luz que chamamos de “natureza”, ou seja, o quanto essa iluminação será dura ou suave. Podemos dizer que luz dura é aquela que produz uma sombra definida em que se pode determinar onde ela começa e termina, enquanto, por sua vez, luz suave é aquela que produz uma sombra não marcada em que temos um degrade das áreas claras para as áreas escuras, e não conseguimos definir seu inicio ou seu fim.

A imagem a seguir é um exemplo de iluminação com luz dura, pois, as sombras são bem definidas.

Modelo Marília de Paris

A imagem a seguir é um exemplo de iluminação com luz suave, pois, as sombras não possuem limites determinados.

Modelo Marthina Brandt

O fotografo determina a natureza da luz, através da escola do acessório de iluminação correto. Softbox, sombrinha e beauty dish são alguns dos acessórios responsáveis por efeitos de luz suave, enquanto, refletores variados, colméia, snoot entre outros, são responsáveis por efeitos de luz dura. É importante dizer ainda, que podemos suavizar uma luz por refração ou reflexão, que é o mesmo que filtrar ou a rebater a luz, respectivamente. Quanto a luzes duras, devemos saber que as fontes de luz menores e as formas de iluminação direta, contribuem para esse efeito.

Acessórios de luz suave

Acessórios de luz dura

Para determinar a quantidade de cada efeito (no que se refere à natureza da luz), o fotógrafo deve prestar atenção em pontos determinados da imagem. Para as luzes duras devemos observar as sombras projetadas pelo nariz e boca, dependendo da sua forma, devemos mudar o acessório ou a posição da fonte de luz. Nas imagens de corpo inteiro, as sombras sobre o fundo tem importância especial e são um apoio importante para que o profissional entenda qual será o resultado final.

Modelo: Marília de Paris

Para as luzes suaves, no rosto das modelos devem observar também as sombras projetadas pelo nariz e boca, que são os volumes mais importantes da face, e a sombra do queijo sobre o pescoço e não podemos deixar de lado os reflexos nos olhos, em que podemos visualizar a própria fonte de luz.

Modelo: Marthina Brandt

Os efeitos de iluminação relacionados à natureza da luz possuem um impacto visual muito intenso e suas possibilidades são bem variadas. O controle dessa ferramenta pode trazer muita versatilidade aos fotógrafos de moda e sua exploração, em alto nível, sem duvida, irá proporcional maior interesse a suas imagens. Mostramos aqui algumas variações deste elemento, mas com sensibilidade e força de vontade pode-se ir muito além, pois, as possibilidades não têm fim. Mãos a obra.[/private]

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Rogério Andrade

Rogério Andrade é fotógrafo atuante nos segmentos de moda, culinária e produtos. Ao longo de sua trajetória fotografou para diversos estúdios, agências e editoras e suas fotos são publicadas freqüentemente em vários segmentos da mídia impressa. Licenciado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) e com experiência na área de educação, atualmente, também ministras cursos e treinamentos para fotógrafos amadores e profissionais.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar