Modificadores de Luz 5/5 (3)

Olá pessoal!! É um grande prazer estar aqui mais uma vez colaborando para o Fotografia-DG!!

Hoje vou abordar um assunto muito pesquisado pelos iniciantes, e também bastante divertido, pois ele traz a possibilidade de brincarmos muito! Vou falar um pouco sobre MODIFICADORES DE LUZ!

Não há como nos aprofundarmos muito sobre cada modificador, pois cada um possui as suas peculiaridades, e certamente daria para discorrer sobre cada um deles em um artigo inteiro! Também, não tenho a pretensão de abordar todos os tipos de modificadores, e sim, os mais comuns e utilizados, até mesmo porque uma simples folha de papel pode modificar a luz, e a variedade de possibilidades é infinita! Assim, vou pincelar algumas particularidades sobre os tipos mais utilizados, dando ao iniciante na fotografia uma boa ideia sobre as principais funções de cada modelo hoje abordado.

Quando falamos em luz, logo nos vem à mente o FLASH. Existe o flash do tipo embutido no corpo da câmera, também conhecido como “pop-up”. Entretanto, há outras câmeras que não possuem flash embutido. E para esse tipo de câmera, usamos os flashes externos. Os flashes externos nos dão uma enorme gama de variáveis, pois além dos acessórios que vamos mostrar, ainda há a possibilidade de sua luz refletir em diversos ângulos fora da câmera. Um exemplo clássico é a foto “contraluz”, sendo que esse tipo de foto não é possível com o flash “pop-up”, pois é embutido no corpo da câmera e só aponta “para frente”.

Uma curiosidade é que raramente nós vamos encontrar um profissional usando o flash in natura, “como ele vem na caixa”! Quase sempre haverá um acessório lá, grudado no flash! E é justamente aí que entram os Modificadores de Luz!

Permitam-me duas observações:

Obs.: 01 – Desde já peço desculpas pelos termos aqui usados para caracterizar cada modificador, pois às vezes não há palavras certas, e sim, exemplos comparativos e até engraçados!

Obs.: 02 – Não há regra fixa na utilização dos modificadores. Como disse no início, a brincadeira é enorme! Há muitas possibilidades, formas e ocasiões diferentes para cada um deles – o que também daria um livro, rs. Portanto, não se prendam às possibilidades aqui sugeridas, ok?! Aliás, na fotografia em geral, sempre defendi que não há regras fixas, imutáveis, receita de bolo pronta! O que temos, na minha humilde opinião, são parâmetros que ajudam a compor uma boa foto. A criatividade parte de cada um!

Vamos em frente!

DIFUSOR

Primeiramente vamos falar sobre o DIFUSOR. Ele é um acessório baratinho e muito utilizado. Trata-se de uma “caixinha” leitosa que é colocada na cabeça do flash. Geralmente não depende de elásticos, velcros, cola, nada disso para ser fixado. Basta encaixa-lo no seu flash. Ele tem a função de deixar a luz mais “suave”, com sombras menos “duras”. Outro ponto interessante para destacar é que a luz que sai diretamente do flash vai basicamente para uma direção. Ao colocar o difusor e deixar o flash apontado para cima – por exemplo -, toda a “caixinha” vai se iluminar, e ao invés da luz se projetar apenas para uma direção (para cima, no caso), essa luz vai se expandir para todos os lados da “caixinha”, sendo o suficiente para iluminar de forma mais agradável o seu motivo e até mesmo ao redor dele. A luz é mais “espalhada” e não tão direta. Ele ainda ajuda a reduzir os olhos vermelhos, pois suaviza a luz que sai do flash.

difusor no flash
Difusor no flash

SOFTBOX

Como o próprio nome já diz, trata-se de uma “caixa” (box) para “suavizar” (soft) a luz. Existem softboxes de diversos tamanhos e formatos, que variam de acordo com a quantidade de luz que se pretende para determinado tema. Eles podem ter seu interior metalizado ou branco. Há um grande difusor que “tampa” o softbox. Esse difusor, na maioria das vezes é branco, mas podemos utilizar difusores coloridos também, de acordo com o efeito que desejarmos. As sombras também ficam mais suaves com o uso do softbox, tanto no motivo quanto no fundo, e caso você queira brincar com as luzes e principalmente com as sombras, tá aí uma excelente opção!

Há softboxes que usam luz contínua, ou seja, lâmpadas dentro deles, as quais são alimentadas através de eletricidade, mudando de acordo com a quantidade de watts das lâmpadas. Há também softboxes que podem ser utilizados com flashes externos/portáteis. Nesse caso, há um espaço atrás do softbox para que a cabeça do flash seja encaixada. Via de regra, os softboxes são utilizados sobre tripés.

softbox
Softbox

Ainda em relação aos softboxes, há os que podemos chamar de “mini softboxes”. São verdadeiras miniaturas dos tradicionais, bonitinhos até! Eles são colocados na saída de luz do flash, e possuem as mesmas funcionalidades do softbox maior. Ele pode ser utilizado com o flash fixado na sapata da câmera, como também de forma remota (fora da câmera).

mini difusor
Mini difusor no flash

FILTROS DE COR

Também podem ser chamados de “GEL”. São cartões plásticos, resistentes ao calor, que basicamente são colocados na cabeça do flash para modificar a temperatura da cor. Há filtros de cor de diferentes tamanhos, ou seja, há outros maiores que podem ser colocados, por exemplo, num softbox, como visto anteriormente. Você pode utilizar o gel para alterar a cor do fundo de uma foto, mudar o tom da pele, do ambiente, etc. Com eles você pode testar infinitas possibilidades de modificar a luz! Um exemplo que pode ser dado aqui é quando uma foto é tirada no por do sol. Caso você utilize o flash lançado sobre o modelo sem qualquer filtro, não dará a impressão que a pessoa está naquele local, pois ficará iluminada apenas com a luz branca que é emitida pelo flash. Entretanto, caso você utilize um gel laranja para essa mesma foto, a temperatura da cor aumentará, e haverá mais harmonia entre o ambiente fotografado e a luz lançada sobre o personagem da foto. Informo, também, que existem filtros de cor que podem ser colocados na lente da câmera, mas nesse caso, toda a foto sairá com a mesma tonalidade, e entendemos que nesse caso não há, exatamente, uma “modificação” da luz, e sim, de toda a foto.

filtros flash
Filtros de flash
filtros lente
Filtros de lente

REBATEDORES

Os Rebatedores, também conhecidos como “Refletores”, podem transformar a sua fonte de luz em duas. Mas como assim? Imaginem a luz do sol atrás do seu objeto ou modelo. Certamente eles estariam “subexpostos”, pois a luz do sol é muito forte. Com um rebatedor prateado (abaixo falaremos de alguns modelos), você literalmente rebate a sua fonte de luz (aqui no caso a luz do sol, transformando-a numa “segunda luz”) para o rosto ou corpo do seu modelo, bem como para o objeto fotografado, deixando, assim, a exposição correta, com preenchimento de luz. Existem rebatedores translúcidos, prateados e também dourados. Os dourados podem ser usados da mesma forma, sendo certo que diferença estará na temperatura da cor, ou seja, estará mais alaranjada/avermelhada. O rebatedor também pode ser utilizado na versão “translúcida”. Nesse caso, servirá como um grande “difusor”, podendo até mesmo criar uma sombra bastante suave sobre o rosto do modelo ou objeto fotografado. Muitos rebatedores já vêm com as superfícies cambiáveis, ou seja, você pode trocar a superfície (com velcro ou zíper) e usar da maneira que desejar!

rebatedores
Rebatedores

SOMBRINHAS

Muito utilizadas em estúdios, as sombrinhas são muito versáteis para modificar a luz! Basicamente, existem dois tipos de sombrinhas: as Rebatedoras e as Difusoras. Assim como em outros modificadores, as rebatedoras podem ser prateadas ou douradas, também dependendo do efeito e da temperatura da cor que buscamos. Já as difusoras, assim como os demais difusores em geral, são leitosas/translúcidas. No caso das difusoras, elas são apontadas (parte externa) para o objeto fotografado, enquanto que as rebatedoras ficam com a parte interna voltada para o objeto. Elas “espalham” muito bem a luz projetada pelo flash, que em ambos os casos fica preso dentro da sombrinha. Via de regra, conseguimos mais potência em termos de iluminação do que os softboxes, por exemplo.

sombrinha rebatedora
Sombrinha Rebatedora
Sombrinha Difusora
Sombrinha Difusora

BEAUTY DISH

É um modificador de luz muito utilizado em retratos. Ele possui uma espécie de “disco” no centro, onde o flash é disparado por trás deste disco, e a luz se espalha/difunde por todo o refletor. Ele ilumina muito bem, por exemplo, rostos, não vazando tanta luz para os demais contornos. Com ele, a luz é bem distribuída sobre o ponto focado. Um ponto de cuidado que deve ser tomado, é que o beauty dish não deve ficar muito distante do modelo, pois quando mais próximo, traz maior suavidade para a luz refletida.

Para quem quiser construir (isso mesmo, construir!) seu próprio Beauty Dish caseiro, deixo aqui o link de um renomado fotógrafo de casamentos – Americo Sperandio – ensinando passo-a-passo como fazer o seu próprio modificador e, melhor ainda, mostrando os resultados na prática!

beauty-dish
Beauty Dish

SNOOT

Por fim, também conhecido como “cone”, temos o Snoot. Ele faz o trabalho “contrário” de um difusor, ou seja, ele “concentra/direciona” a luz para o objeto fotografado – enquanto que o difusor “difunde/espalha” -, sendo muito utilizado, por exemplo, em fotografia de produtos e para fotos de cabelo, pois a luz é bem direcionada. Ele também é fixado no flash através de velcro. Sem sombra de dúvidas, é um modificador que também pode ser “caseiro”, bastando um pouquinho de tempo e criatividade!

Snoot
Snoot

É isso pessoal! Espero ter colaborado um pouquinho com os exemplos aqui mostrados de modificadores de luz!! E, por que não, sempre lembrar: Não existe receita pronta! Não existe regra inflexível! Use sua inteligência e crie diversas possibilidades de modificar a sua luz!! Difunda, concentre, mude de cor, rebata, fotografe e seja feliz!

Um grande abraço a todos!! Bons clicks e até a próxima!

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

André De Grossi

André De Grossi é advogado em São Paulo, músico e apaixonado pela fotografia. Há cerca de dois anos tem se dedicado ao estudo e à prática fotográfica. Procura trazer a sensibilidade que a música lhe proporcionou ao longo dos anos para as fotos que faz.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar