Home » Artigos » Dicas

A profundidade de campo na fotografia de culinária – Parte 1

A profundidade de campo é um dos principais elementos técnicos e estéticos a disposição dos fotógrafos. Na fotografia de culinária esse artifício ganha importância especial por proporcionar a possibilidade se de conseguir ênfase em um determinado grupo de elementos ou seletivamente em um único ponto.[private]

Não é nossa intenção, nesse momento, falar tecnicamente sobre a profundidade de campo, mas sim sobre sua aplicação na fotografia de culinária, dessa forma não iremos nos aprofundar em seus detalhes. De qualquer forma, vale lembrar, que existem três ferramentas disponíveis para controlar a profundidade de campo

A Distância Focal e a Profundidade de Campo

Sobre a distância focal, podemos sugerir que sejam evitados os valores de grande angular, por causarem a distorção circular e valorização dos primeiros planos.  As teleobjetivas longas e super teleobjetivas também podem ser evitadas por proporcionarem o chamado “achatamento de planos”.

O uso de menor valor de distância focal contribui, para formar imagens, com maior profundidade de campo, de maneira oposta, valores maiores de distância focal tendem a diminuir a profundidade de campo, ou seja, aumentar o desfoque.

Peixe assado na telha
Distância focal 50mm – Imagem com maior profundidade de campo

Folhado com creme de salsa e recheio de atum
Distância focal 105mm – Imagem com menor profundidade de campo

A Distância entre Objeto e Câmera e a Profundidade de Campo

Sobre a distância entre do objeto é importante saber que quanto mais próximo o objeto estiver da câmera maior a tendência da imagem ao desfoque e quanto mais distante, maior a tendência a alta profundidade de campo. Para fotografar a pequenas distâncias será necessário o uso de objetivas macro, que permitem que se focalize mais de perto.

Brownie crocante de chocolate
Maior distância entre objeto e câmera resultando em maior profundidade de campo

Vol au vent de bacalhau
Menor distância entre objeto e câmera resultando em menor profundidade de campo

Visto esses conceitos, devemos agora deixar claro que para determinado enquadramento, distância focal e distância do objeto, praticamente se anulam, pois, quando se aumenta a distância focal (diminuindo a profundidade de campo) necessariamente teremos que aumentar a distância entre objeto e câmera,(aumentando a profundidade de campo), ou seja, se um recurso aumenta o desfoque o outro diminui, e a menos que o enquadramento mude, esses dois recursos se anulam, e a profundidade de campo é mantida.

Por esse motivo podemos admitir que a ferramenta mais poderosa para controlar a profundidade de campo será o valor de abertura do diafragma. Obviamente o resultado final esta relacionado ao uso combinado das três ferramentas, mas esta ultima poderá agir de forma mais independente enfatizando ou suavizando o efeito geral. Vamos falar sobre isso com mais detalhes na segunda parte desse tutorial. Até lá.[/private]

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Rogério Andrade

    Olá Eduardo! Obrigado pelos comentários. É um ótimo assunto, sem duvidas. Quem sabe em breve!? Sua sugestão esta anotada.

    Grande abraço.

  • Francisco Eduardo

    Boa noite, a todos.
    Rogério realmente este artigo está tão bom quanto ao anterior. Espero que vc continue nos prestigiando e dividindo o seu conhecimento com os seus leitores.
    Acho o que o Arnaldo comentou sobre lentes fixas daria um bom artigo sobre a diferença de se usar uma objetiva com zoom e uma fixa. O que vc acha?
    Um grande abraço

  • Armando Vernaglia Jr

    Olá Rogério, ótimo artigo, assim como o anterior. Há um ponto que normalmente uso no still, que se aplica também a alimentos, que é sobre o uso (na verdade o não uso), da grande angular.
    No começo do artigo você menciona que é recomendável evitar o uso de grande angular, logicamente que fora quando desejamos um efeito de distorção ou de distanciamento extremo de planos, há uma vantagem não citada no artigo e que penso ser válido mencionar.
    Quando usamos lentes mais longas, o tamanho do fundo captado na imagem é menor, assim sendo, a área a iluminar e se preocupar com produção é menor, tornando a produção mais rápida.
    Ainda nisso, costumo defender o uso de objetivas fixas em lugar da zoom, pois em geral possuem aberturas mais amplas de diafragma.
    Grande abraço, e parabéns pelo artigo.

    • Rogério Andrade

      Olá Vernaglia, antes de tudo, agradeço por sua atenção. Concordo plenamente com você quanto ao uso criativo dos efeitos e distorções das objetivas, esse assunto daria muito para se comentar.

      Acredito que o uso criativo dessas ferramentas depende muito do que será fotografado e do olhar do fotografo, existem casos em que o "Achatamento de Planos" valoriza muito elementos em segundo plano e em outros casos nao, mas isso também pode incomodar ou não o fotografo. Por exemplo, na imagem acima do "Folhado com Creme" para que os elementos de fundo não ficassem valorizados em relação ao primeiro plano, tive que cortá-los, usando a moldura lateral direita e a moldura superior. Já na Foto do "Brownie" a relação entre primeiro plano e segundo plano me incomoda bastante, sinto o segundo plano muito valorizado, mas outros elementos importantes no trabalho como a vontade do cliente, bom relacionamento com o produtor, entre outros, me fizeram abrir mão de certos pontos.

      • Rogério Andrade

        Enfim, olhar, tecnica, cliente, produção e muitas outras coisas entram nessa conversa ainda hehehe…

        Sobre o uso das objetivas fixas ou com zoom, gosto do uso de lentes fixas para moda e de objetivas com distancia focal variável para todos os trabalhos que se utiliza tripé, que no meu caso, inclui as culinárias e o still, mas isso é mais um ponto de vista sobre a prática do que um fundamento.

        Bem, acho que é isso ai.

        Agradeço pelos comentários é realmente um privilegio contar com sua atenção.

        Um abraÇÃO

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar