Quero ser fotógrafo de casamentos 5/5 (1)

Hoje encontramos muitas pessoas assim, que desejam se tornar um fotógrafo, e muitas das vezes atraídos pelo glamour, pela “facilidade de entrar no mercado” e pela ilusão do “dinheiro fácil”, e estes decidem principalmente por casamentos.

Alguns acabam de sair do emprego e usam sua indenização para comprar os equipamentos, colocam a câmera no pescoço e pronto: “já virou fotógrafo”.

Muito bem, mas a coisa não é tão simples assim como parece, ou como alguns acham que é….

Antes de ser um fotógrafo de casamentos você precisa responder a si mesmo algumas perguntas bem básicas antes de decidir mergulhar de cabeça nesse mundo:

– você já é fotógrafo?

O fato de comprar uma câmera e aprender a fotometria básica e sair por aí fazendo umas fotos de pôr do sol não fazem de você um fotógrafo. Para fotografar um casamento antes de mais nada você precisa saber fotografar (super lógico não é? Mas muita gente infelizmente não tem esse bom senso).

Sim, pode ser óbvio, mas muita gente não sabe nem ao menos usar a câmera no manual, não domina seu equipamento e mal sabe a diferença entre ISO, obturador e diafragma.

Antes de se aventurar em um casamento, você precisa estudar muito, pois em um casamento não se pode errar jamais, não vai ser legal perder a foto do beijo não é?

Se você só fotografa no modo automático, joga o flash direto  e não sabe nem selecionar um ponto de foco, vc precisa estudar, e muito… Participe de saídas fotográficas, faça workshops, e se puder procure uma boa escola de fotografia para se profissionalizar…

– você gosta e sabe como funciona um casamento?

Acima de tudo você precisa gostar de casamentos (você já viu um fotografo de esportes que detesta o mundo esportivo?)

Fotografar casamentos é uma entrega, é se doar pelos noivos, se envolver na vida e na história de um casal e de duas famílias.

Todo casamento é composto de etapas chave que definem a história e o seu ritmo, e saber quando cada momento desse vai acontecer com precisão, vai lhe ajudar a se antecipar nos registros e nada vai passar despercebido ou “no susto”.

Frequente alguns casamentos, estude, busque workshops, leia alguns livros sobre fotografia de casamentos, tudo isso irá lhe ajudar a se preparar.

– você tem facilidade em relacionamento com pessoas?

Se você é muito tímido ou é intolerante com pessoas, fotografar casamentos não será sua “praia”, pois não vai ser nada legal uma briga com os cinegrafistas ou decoradores não é? (veja esse vídeo…rsrsrs)

O fotógrafo de casamentos precisa estar preparado para fotografar sob pressão, e saber lidar com o nervosismo da noiva e de todos os envolvidos.  Você estará mais tempo perto da noiva do que qualquer outro profissional, e em algumas vezes servirá até mesmo como um “psicólogo” para acalmar os noivos quando algo der errado.

– você já tem um 2º fotógrafo? (é impossível fotografar tudo sozinho)

Quando comecei a fotografar casamentos, eu cheguei a cometer a loucura de fotografar 3 casamentos sozinho (sim, podem me chamar de louco), mas graças a Deus reconheci os riscos que eu corria. Pois se em algum momento você falhar, o segundo estará ali para cobrir. Portanto, contrate outro fotografo experiente em casamentos e faça um lindo trabalho e com segurança.

– você já tem um bom computador para edição e um sistema de backup?

Editar as fotos em um computador Xing Ware, com 1Gb de RAM, HD de 160Gb e com monitor de LCD da Xing-Long de 14”, vai ser bem complicado, portanto invista em um bom equipamento de edição, e não estou falando de iMacs, estou falando de no mínimo um bom PC, com bom monitor e 1 Hd externo.

Nunca deixe para fazer o backup no dia seguinte, assim que chegar do evento grave os arquivos no PC e em um DVD ou HD externo urgentemente… leia este e-book sobre backup e veja as diferentes formas de fazê-lo.

Esse artigo não é uma verdade única e muito menos uma regra, são apenas algumas das dificuldades que quando decidi começar eu tive de passar, pois não havia ninguém para ensinar e é um pouco do que tenho visto ainda em alguns que querem ingressar no mercado, e dividir isso com vocês vai ajudar muito a se prepararem antes de encarar a realidade.

Acho eu poderia sim deixar umas regrinhas básicas para ser um bom fotógrafo de casamentos:

  1. Respire, viva e ame a fotografia;
  2. Se envolva de corpo e alma em todo casamento que fotografar;
  3. Seja ético com os seus concorrentes;
  4. Seja autêntico com seus clientes;

Grande abraço, e bons clicks… :-)

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

  • ISAEL

    Ai pessoal estou passando aqui para deixar uma dica muito excelente pra quem quer Aprenda tudo sobre a Fotografia de Casamento e como Alavancar sua Carreira para obter o Máximo de Sucesso! Este curso em vídeo-aulas está repleto com muitas dicas, estratégias e táticas que faram você se tornar um profissional de sucesso no mercado vou deixar o link saiba mais.
    https://go.hotmart.com/T5935783C

  • Bruna

    Olá, tenho uma dúvida:
    Sou iniciante no mundo fotográfico, é um erro fotografar um casamento com outro fotógrafo iniciante?

  • recomendo um episodio do Sangue Suor E Foto, onde conversam com o Allan Elly, fotografo de casamentos renomeado do sul do Brasil:
    http://www.sanguesuorefoto.com/2013/05/29/ssf-023

  • Fabiana

    Apesar de não ser do ramo adoro fotografias e achei a matéria interessante, principalmente se for lida e levada à sério por quem quer iniciar nesta área pois não trata-se apenas de uma profissão e sim de ser incluído nos momentos mais importantes das pessoas. Talvez se o fotógrafo do meu casamento tivesse um bom sistema de backup não teria perdido as fotos do meu casamento. Só quero deixar o comentário aqui para que os profissionais ou aspirantes à fotógrafos saibam o quanto é decepcionante para um casal quando fica sabendo que não terá o album do momento mais importante de suas vidas. A nós cabe entrar com ação de danos morais, mas pensando bem, que valor pagaria por não ter as fotos do nosso casamento ? Boa sorte a todos!

  • Marco Antonio

    Matéria excelente! Sou Técnico de Informática e estou me preparando para ingressar nesta Área.

    Obrigado!

  • Alan Xavier

    EDITAL DE CONVOCAÇÃO

    A Comissão Eleitoral convoca todos os associados cadastrados do Sindicato dos Fotógrafos Profissional Autônomos do Estado da Bahia, para a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, com finalidade da ELEIÇÃO (votação) E POSSE DA DIRETORIA, SINDICATO DOS FOTÓGRAFOS AUTÔNOMOS DO ESTADO DA BAHIA (SINDIFOTO-BA), com sede na Rua do Gravatá, nº 31, Nazaré, Salvador- Bahia, devidamente cadastrado no CNPJ-MF sob o nº 34.024.968/0001-70, de acordo com o disposto na LEI FEDERAL nº 11.127, art. 59 § único de 28 de junho de 2005 e do CAPITÚLO III DOS ASSOCIADOS, SEU DIREITOS E DEVERES, art. 7º do Estatuto Social do SINDIFOTO-BA. , na forma prevista no CAPÍTULO IV (DAS ADMINISTRAÇÕES), SECÇÃO I (DAS ASSEMBLEIAS GERAIS) e de conformidade com o disposto nos Artigos 11, 12 do Estatuto Social do SINDIFOTO-BA. A realizar-se no dia 09 de Agosto de 2012, das 08:00 (oito) às 17:00 horas. Em primeira convocação, com a presença de no mínimo, na forma do Estatuto, dois quartos (2/4). E não havendo número suficiente presente, às 08h30min (oito e trinta) horas, em segunda e ultima convocação. Na falta do quorum previsto, instalar-se-á com qualquer número de associados, conforme o previsto no CAPÍTULO IV SECÇÃO I Artigo 12 do Estatuto Social do SINDIFOTO-BA.

    Devido à falta de SEGURANÇA PESSOAL em torno da sede Social do SINDIFOTO-BA, a ASSEMBLEIAS E A ELEIÇÃO, será realizado na sede social da Cut – Bahia, na Rua: Francisco Ferraro nº 11, bairro, Nazaré Salvador-Ba, nesta Capital, para tratar das seguintes ORDENS DO DIA.

    I- ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

    II- ELEIÇÃO DA DIRETORIA

    Comissão Eleitoral

  • Felipe Ziebell

    Muito bem pensado! Seria legal abordar esta nova era de fotografia onde o amador | Intusiasta cobra R$280,00 entrega um pendrive 4gb no final do evento e depois ainda entrega 1 álbum 2semanas depois com as imagens escolhidas pelo casal. Qual será o futuro da fotografia. Queria um olhar para este novo foco. Na capital Curitiba foi criado até um grupo no facebook para dialogar sobre isto e tambem fomentar conhecimento sobre outros assuntos aos leigos e veteranos. Não é só conhecimento é saber trabalhar. Saber cobrar.

    • qual o nome do grupo no facebook????

  • Blackid

    Muito boa sua materia.
    Parabéns!

  • Mick

    Ótimo! Eu complementaria avisando os paraquedistas que: 1- final de semana livre é luxo; 2- serão horas em pé, abaixado, esticando o braço, geralmente de social (nem precisa de academia de tanta transpiração!) e 3- nada de abusar do jantar dos Convidados (já vi assistente de cinegrafista chorando pq precisou esperar os convidados se servirem…)

  • Amei as dicas, eu estudei fotografia só na facul, fiz 1 ano e meio de fotografia, aprendi mtas coisas, o básico, a base da fotografia eu sei, eu amo fotografar, sempre pesquiso coisas na net, fotos de fotógrafos profissionais, e tall, fiz um casamento em um centro espírita foi minha primeira oportunidade de fazer um casamento, e pesquisei mtoooo para poder fazer, ja fui em vários casamentos, mais da igreja católica, em centro espírita foi a primeira vez, foi complicado por isso tive que correr atrás de mtas pesquisas para poder fazer, mais fiquei contente com o trabalho, tive alguns problemas claro, nunca tinha feito isso antes, mais aprendi a lidar com eles, consegui fazer ótimas fotos e o cliente mtoo feliz com o resultado graças a Deus, mais pretento aprender mais a fundo sobre a fotografia enfrente mtos problemas em alguns cliques, e em algumas ocasiões.. masss aos poucos vou lidando com isso.. Obrigado pelas dicas com certeza vão me deixar mtooo mais profissional, e atenta qndo for fazer novas fotos de casamento ou qualquer outra ocasião. Bjus.

    • Isso ai Ingrid, boa sorte nos estudos e nos jobs…. :)
      Será um prazer trazer novas dicas aqui apra vocês… :)

  • Muito obrigado a todos pelos comentários;

    Conto comos comentários de vocês para continuar a trazer artigos melhores ainda…

  • Leandro Ferreira

    Artigo super útil.
    Já vi muitas pessoas saírem por aí vendendo Casamentos a preço de banana e fazendo tudo nas coxas.

    Parabéns pelo artigo.

  • photographosilvialexandre

    um tudo xou

  • Alan xavier

    Artigo interessante,deveria ter uns desses em todas as entidades, instituicoes e faculdades antes de iniciar algum curso que tivesse fotografia inclusa.

  • Alan xavier

    "Fotografar a realização de um sonho e ao mesmo tempo conter a emoção, colocando o profissionalismo na linha de frente nesse momento impar onde 2 pessoas tornam-se 1."

    Alan Xavier
    Fotografo.
    SINDIFOTO/BA
    1493 / 2002

  • NILTON REZENDE

    Sou fotógrafo de eventos há…vinte e cinco anos, mais ou menos…e desde a chegada da era digital, vislumbro admirado toda emoção e criatividade dos novos fotógrafos, Anderson Marcello é um deles, tem um trabalho lindo, que deve com certeza ser admirado por todos nós! Certamente, farei força para participar deste workshop, pois tenho muito ainda a aprender e amo o trabalho que faço!

  • infosergipe

    Muito obrigado pelas dicas valiosas !

  • Noivo

    nhé… fotógrafos de casamento se supervalorizam em um nível inimaginável para poer cobrar os tubos por um serviço de média complexidade. Nada justifica os preços praticados por tais "profissionais". Salário de 1 mês de um engenheiro pleno (dados da entidade sindical) por 1 dia de trabalho!

    • Equiparar uma profissão de uma área mais criativa com a de uma área mais técnica, além de desconsiderar o fator estresse (fotografar um evento que não se repetirá é bem mais estressante) e ignorar também o fato de que um fotógrafo para ser realmente bom precisa saber _muito_ bem o que faz, além de ter uma ótima percepção artística (estudando arte) é no mínimo uma falta de bom senso descomunal, recalcada num tecnicismo, achando que é só saber um pouco de uma técnica X e/ou Y de composição e de uso de flash e apertar um botão…

      Se tudo isso não lhe serviu, só resta apelar para seu nível: tenta fazer!

    • Cal

      Não são os fotógrafos que cobram caro, você que ganha mal.
      abs

    • NILTON REZENDE

      Certamente você é engenheiro, será que não escolheu a profissão errada? Vai estudar pra ser Fotógrafo, quem sabe sua vida profissinal seja mais satisfatória assim…

    • Ele acha que o trabalho do fotografo é só no dia do casamento.

    • Alan xavier

      Noivo? não tinha outro nome para colocar ?
      Poderia até ser 1 dia de trabalho, mas que fica registrado por gerações e gerações, na historia da humanidade, um momento que não volta mais, alguém conhece outra profissão ou milagre que faça isso?

      Tente ser fotógrafo um dia pelo menos, registre um casamento e tente ter a consciência da responsabilidade em fotografar um evento que os verdadeiros noivos investem fortunas e o que fica depois de tudo é "simplesmente" as imagens, que talvez um engenheiro, advogado ou quem sabe o homem mais rico do mundo por mais capacitado que seja não saiba definir o nível intelectual e subjetividade de uma imagem.
      fotografar é mistério, emoção, passado, presente e futuro, mas isso só sabe quem faz de verdade!

    • Jose Alberto

      Se um engenheiro errar um cálculo estrutural tudo pode ruir e causar até mortes, pode refazer tudo novamente, menos as mortes,,,,, já um casamento, é algo que não se repete mais, por isso sim tem que ser supervalorizado, são momentos inesquecíveis para as famílias dos noivos… você não precisa pagar tanto por isso, é questão de livre procura e oferta.

  • Quando era criança, imaginava que eu seria um super-herói e ajudaria as pessoas. Hoje entendo que minha intenção era, na verdade, ser importante em algum momento da vida delas. Por esta razão eu sou fotógrafo de casamentos…

  • Kei Lopes Photography Brazil

    Show de dicas Anderson!! Abraço.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar