Home » Inspirações » Foto Arte

Sebastião Salgado: Arte e política em preto e branco 4.76/5 (25)

Estranho seria não se emocionar com os clicks de Sebastião Salgado. O mineiro de 70 anos é considerado o maior fotógrafo vivo da atualidade, não apenas por suas belíssimas imagens, mas por sua coragem e aventuras tão humanas, nas quais mergulha para registrar as realidades do mundo a fora. O ativismo político corre em suas veias e, muitas vezes, as imagens retratam os protestos do fotógrafo que já esteve exilado na França durante a ditadura militar.

sebastiao-salgado-1

Descobriu a fotografia com 29 anos em uma viagem para a África, onde com a câmera fotográfica da esposa, nasceram os primeiros registros do economista. Desde então, Sebastião tem se dedicado à fotografia e feito dela sua arma para lutar pelos direitos humanos, civis, intervenção política e denúncias. Os lugares onde costuma fotografar trazem uma cultura totalmente diferente da que estamos habituados, sendo a biodiversidade um ponto crucial em suas fotografias.

Já esteve na Sibéria, Etiópia, Madagascar, Ilhas Galápagos e muitos outros cantos do mundo que são pouco lembrados. São lugares habitados por homens, mulheres e crianças que vivem em situações que não se descreve com palavras, mas com as imagens de Sebastião Salgado. Lugares onde talvez ninguém esteve antes, não com o mesmo olhar. Podemos perceber a grandeza e sensibilidade das suas fotos com poucas características gritantes: preto e branco e luz.

sebastiao-salgado-2

sebastiao-salgado-3

sebastiao-salgado-4

Imagens: OGlobo, Info Escola e Carta Capital

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Lucia Padua

    Depois de ver Sal da Terra minha admiração por Sebastião Salgado se ampliou! Não é mais só o fotógrafo mineiro único na sua arte de captar belíssimas imagens, mas um ser humano sensível, único, capaz de captar a fome e a miséria dos homens de maneira extremamente assustadora mas impecável e delicada! Chorei…

    • al.maia

      Muito bacana ter esse depoimento aqui, sobre a biografia dele! Falamos um pouquinho dela também em outro post, quando o filme era forte candidato a um Oscar, acho que deve ter visto.

  • AT.Guimaraes

    O Salgado conseguiu dominar o Preto e Branco , que é a verdadeira essência da fotografia ou seja , para mim ele está acima da Arte em si pois domina com maestria unica e indiscutivel a sua essência .

    • al.maia

      Sim, sem dúvida.

  • Rui Nogueira

    Para mim ele é o Mestre dos Mestres.O Supra-Sumo desta arte maravilhosa.Obrigado,Mestre.

    • al.maia

      O Yoda ficou com vergonha. =P

  • eliane luz

    Eu amo preto e branco e as fotos dele são únicas, de uma beleza impecável.
    Eline Luz

  • Gosto muito do impacto visual dele!

    Douglas Barnez

  • Sebastião Salgado pra mim, foi o estopim para iniciar na Fotografia… nunca vou esquecer daquela fotografia em que chorando, fiquei olhando pra ela horas e horas. Sou muito grato à este homem que mesmo sem conhecer, peguei um carinho e respeito muito grande!

  • Vany® Qualtieri

    Salgado é o meu ídolo para a vida. Não só como fotógrafo, mas como pessoa e exemplo de ser humano. Muitas pessoas amam fotografar e vivem disso, assim como eu, mas somente alguém com um coração como o dele poderia enxergar e captar o que ele é capaz…. Fã demais.

  • Amilton Neves

    Em primeiro lugar agradecer por sarber um pouco mais sobre ele. Para mim que sou um fotógrafo emergente. O Sebastião salgado e uma escola de fotografia.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar