Home » Artigos » Pós-Produção » Usando o Lightroom com outros programas

Usando o Lightroom com outros programas

Muitos leitores já devem estar acostumados com um ou outro programa para edição de imagens como, por exemplo, o Adobe Photoshop, ou ainda o GIMP. Apesar dos recursos existentes no Lightroom para a edição das fotografias, há casos em que eles não são poderosos o suficiente para resolver certas necessidades. Nesses casos, os programadores do Lightroom criaram uma maneira do programa trabalhar junto com outros editores de imagem, permitindo ao fotógrafo que continue com toda a facilidade de organização do Lightroom, mas tendo a flexibilidade de editar as fotografias em outro software que já esteja familiarizado.

Caso o computador já tenha instalado o Photoshop, o LR já estará apto a trabalhar em conjunto com este programa. Porém se você utiliza outro editor, é possível configurar usando a opção Edição Externa, encontrada dentro das preferências do programa (Menu Editar, opção Preferências). 

Nessa tela, na parte superior, estão as opções para a edição no Photoshop. Já na parte inferior um editor externo pode ser escolhido de acordo com a preferência do usuário. A única limitação é que o programa escolhido deve suportar trabalhar com arquivos TIFF ou PSD.

Depois de escolher seu editor, ao trabalhar em qualquer foto no Lightroom, basta clicar com o botão direito na foto escolher a opção Editar em e depois escolher o seu editor favorito, que deverá aparecer na lista.

Como já expliquei no meu primeiro artigo, o Lightroom trabalha com um modelo de edição não destrutiva. Ao utilizar um editor externo, é apresentada a seguinte caixa de diálogo, dando ao fotógrafo três opções.

Deve-se prestar atenção que na opção Editar original o Lightroom simplesmente abre o arquivo original no programa externo. Qualquer alteração feita será salva permanentemente. Nas outras opções, é feita uma cópia do arquivo, mantendo o original preservado. Ao salvar e voltar ao Lightroom, a foto editada estará ao lado da sua primeira versão, e é possível trabalhar com ambas normalmente dentro do Lightroom, ou tornando a usar um editor externo, sempre que for necessário.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Luiz Fellipe Carneiro

Luiz Fellipe Carneiro é profissional de Tecnologia da Informação e fotógrafo. Reside no litoral de São Paulo, onde ensina Lightroom e fotografa. Você pode conhecer um pouco mais em seu site ou ainda segui-lo pelo Twitter!

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar