Dicas e Técnicas

Quero ser fotógrafo, mas qual?

A fotografia hoje em dia está ao alcance de praticamente todos, temos cada vez mais tipos de máquinas e, porque não falar dos celulares, com diferentes configurações e preços, o que transforma em princípio qualquer um em um fotógrafo em potencial, em potencial, fique claro. E muitos se descobrem com características necessárias pra abraçar a profissão.

Eu particularmente, já esbarrei com bastante gente que possuía capacidade de aprendizado, olhar fotográfico e até pegada empreendedora, mas que estavam felizes com suas profissões e a fotografia era só um hobby. Em contrapartida lido com vários alunos que querem ser fotógrafos, mas não sabem muito bem o que é, ou como realizar isso.

O mais curioso é que quando pergunto que tipo de fotógrafo querem ser, ou qual fotografia mais lhe chamam atenção, quase todos me descrevem a fotografias mais artísticas do que comercial como as que mais gostariam de fazer.

A minha percepção é que a maioria quer ser fotógrafo autoral, mas trilham o caminho do fotógrafo comercial.

Qual a diferença? Entre muitas, a principal é: o autoral fotografa o que quer, e o comercial faz o que o cliente quer! E isso nem sempre é o que você imaginava.

Existe um desenho na rede que fala sobre fotógrafos de casamento que descreve exatamente como você termina um evento:

Raio-X-de-um-fotografo-de-casamento-após-um-casamento

Que é muito divertido e acreditem, beeem próximo da realidade!

E o interessante é perceber que cada tipo de fotografia vai ter suas peculiaridades como as aí de cima, mas também de equipamentos, o set up de um fotógrafo de casamento vai ter necessidade de lentes diferentes das de um fotógrafo de paisagem, por exemplo.

Existem alguns equipamentos comuns a todos os tipos de fotógrafos (fotografias), mas se você quer ser fotógrafo de new born (recém-nascidos), definitivamente vais investir em vários equipamentos diferentes dos fotógrafos de shows, por exemplo.

Como a fotografia tem uma ampla aplicação, nós temos também muitas especialidades diferentes, vou citar algumas de fotógrafos que conheço. São especialistas em cada tipo citado, só para dar uma ideia pra quem quer fotografar:

  • Fotojornalistas
  • Casamentos
  • Books
  • Pet books
  • New born
  • Shows
  • Moda
  • Propaganda e publicidade
  • 15 anos
  • Infantil
  • Paisagem
  • Panorâmicas
  • Aéreas
  • Submarinas
  • Médicas
  • Dentárias

E devem existir outras muitas. E ainda tem as especializações dentro dessas áreas, tenho um amigo que ganha à vida fotografando produtos para encartes de supermercados. Outro que fotografa exclusivamente as cirurgias de olhos de um grande hospital público, outro ainda que cria fotos aéreas de casas de condomínios de luxo para imobiliárias.

Talvez agora você já se sinta mais animado pra entrar no mercado, já que são tantas as opções, mas o que todas tem em comum além de uma câmera fotográfica?? Muito estudo, muito trabalho, muita dedicação, muito empreendedorismo, e é claro, muita prática, mas essa é a melhor parte, estamos na era digital, vamos praticar!

Simxer

Simxer é editora e fundadora do Foto Dicas Brasil. Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Por tudo isso ministra o "Workshop de Fotografia Profissional pra Amadores” em busca de despertar essa paixão em outras pessoas e aprender com outros apaixonados.

22 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Amo fotografia desde sempre, sou estudante de arquitetura e estou meio na dúvida sobre o curso que estou fazendo. Tentando relaxar da faculdade tenho lido muito sobre o assunto e comprei imã camera, nada profissional, mas qué fazem fotos bonitas, iniciarei um curso agora é realmente quero ser a fotógrafa seu artigo foi muito esclarecedor, desde sempre sou a fotógrafa da família, Oiã todos já sáb da minha paixão e agora, quero transformar minha paixão em profissão. Espero poder fazer algum curso seu grande beijo

    • Obrigada Michele pelo comentário, essa profissão é fascinante mesmo! Desejo sorte, e qualquer coisa, é só escrever.

      Abraços,
      Simxer

  • Oi Ge, tudo bem?
    Obrigada pelas palavras, vi seu site e gostei muito do seu trabalho, parabéns! Admiro muito fotógrafos de família porque sei que existe uma necessidade da compreensão humana às vezes maior até do que a parte técnica!
    Eu desenvolvo um trabalho bem específico na fotografia de empreendedores, que acaba circulando dentro do meu nicho, por isso não está exposto na internet. Tenho o La Fotografia (www.LaFotografia.com.br) e me dedico a escrever um ebook mais o site http://www.Fotodicasbrasil.com.br, além de escrever aqui no DG 😉
    QUando quiser trocar idéias é só escrever.

    Um grande abraço,
    Simxer

  • adorei o artigo!!!
    estou me especializando em fotografia de recem-nascidos e gestantes, porque desde o início, há 10 anos, comecei com crianças!
    hoje, como estou em um centro pequeno, acabo pegando casamentos e aniversários infantis, faço freela p/ uma revista e alguns editoriais de moda (pq fotografia de RN é mais trabalhada, e muitas pessoas ainda são leigas no assunto), mas muito em breve quero seguir somente esta linha, gestante, recem-nascido, bebe e retrato de familia!!!!
    gostaria de conhecer mais do seu trabalho, como faço???
    muito obrigada, vc com certeza esta ajudando muita gente a se encontrar!!!
    abraços

  • Olá!! como já fui modelo,estou engrenando em fazer books,tenho um espaço semi aberto em casa,uma "garagem" vasada que entra bastante luz,no entanto que preciso de algumas dicas de iluminação nesse caso,pois mesmo entrando boa claridade natural,as vezes é necessário complementos e tenho dúvidas de qual tipo de luz..(acho que preciso de uma iluminação principal e uma luz de preenchimento,o que devo usar??já tenho o rebatedor,mas não é suficiente.. tem como improvisar? ou qual devo comprar,não quero nada grande ,pois o ambiente não tem muito espaço,é mais para obter uma iluminação no fundo e na modelo,obrigada!! Vânia

    • Olá Vânia, obrigada pela leitura.
      Definitivamente você precisa de uma luz de qualidade que irá facilitar e muito seu trabalho, eu arriscaria em investir nesses kits para pequenos estúdios ou pelo menos em um flash externo (como os da Mako) e um difusor que tem ótimos resultados. Agora na política da total gambiarra, já vi bons resultados com uma luz contínua de 1000 watts (faz um calor…), mas funciona 😉

  • Adorei o seu artigo,acabei sabendo da linguagem adequada em relacao ao tipo de fotografia COMERCIAL E AUTORAL,obrigado

  • Olá Simxer, tenho 29 anos e a alguns meses descobri um olhar diferente que tenho, sou sincera a dizer que ser leiga nesse assunto de fotografia me incomoda um pouco, trabalho em uma área diferente, sendo instrutora tenho contato com cursos de imagem que de alguma forma me ajudam. Mas essa linguagem de marcas e modelos de máquinas, WS…me confunde, sou ansiosa e por mais que leia sobre artigos e blogs sinto que preciso estar no meio para aprender mais. De qualquer forma adoro seu blog..abraços..

    • Oi Arthur, virou porque ele é sensacional!!! Aliás, como seu trabalho fotográfico!!
      Abraços,
      Simxer

  • Porque será que quando vou fotografar um casamento alguém chega e pergunta: – você fez curso de fotografia? Por acaso isso iria mostrar naquele momento se eu sou ou não fotografo?
    Se eu fui contratado pelos noivos ,é porque eles viram primeiro meus trabalhos, para depois fecharem negócio.

  • oi Simxer. Lembro que vc mencionou esse artigo no seu Ws e vim procurá-lo. Gostei! é bem o que acontece comigo, acho que o que eu quero mesmo é esse lance de fotografia autoral mas como eu disse lá no bistrô, não sei por onde comecar. Mas uma coisa que me chamou a atenção foi que você falou aqui sobre book de pets….isso poderia ser um nicho em que eu poderia me encaixar. você pode me indicar alguns links de fotógrafos que se especializam nessa área pra eu dar uma olhada? ontem eu não mencionei, mas sou veterinária por formação e isso pode ser que me ajude tb. Bj

  • Artigo muito bom, parabéns. Isso ajuda a ter uma noção do que se quer.
    E me tira uma duvida por favor, rs. Quem faz book, quer dizer somente o book externo ou inclui em estúdio?
    Se eu trabalhar com book externo e estúdio, estarei me especializando em apenas uma área ou são diferentes?
    Sei que pode ser uma pergunta boba, mas sempre me vem essa duvida. Desde já, muito obrigado.

    Grande abraço!!
    Luan

    • Oi Luan, não existemm perguntas bobas, interesse é a base de qualquer conhecimento.!
      Quando eu me refiro a Book, estou falando dos feitos para modelos apresentarem seus trabalhos, normalmente feito em estúdio. Mas hoje em dia já é bem mais ampla a aplicação da palavra, sendo bastante usado por pessoas comuns para registrarem seus meomentos, tanto em estúdio como em externa. Além dos pets, é claro.
      Grande abraço,
      Simxer

  • ola,gostei da relacao ref aos tipos de trab ,sou fot amador,porem faço cas,bat,1comun,enfim ,quase tudo,so n sub mar ,e aerias,tenho nikon d 100,lentes 28/80,sigma 70]300,opetex 650/1.300 +t mont 2x.gosto muito da foto livre,naturesa ;ou seja atiro p/q quer lado, desde que tenha algun no bolso.parabens pelo artigo explicativo;abraços.

  • Adorei teu artigo…eu to naquela fase de pegar tudo sabe? Principalmente que estou no inicio, e muitos amigos querem dar a "forcinha" e eu não sei dizer não. Em contra partida preciso fazer dindin,para investir em cursos,ws e melhorar meu equipamento. Esse ano ja consegui fazer 3 ws, um deles com o Luciano e vc, e fiz um super mega power up-grade, pulei de uma d60 para uma d7000, uffa, ja estava mais que na hora. Agora,atirando para todos os lados,acontece isso mesmo, e acho até necessário para que se faça a devida depuração. Eu adoro crianças, estudei pedagogia educação infantil, entendo o universo infantil, amo cada clique e cada pós produção que faço, no entanto, é o que eu menos fiz até hoje, to com uma forte tendencia para fazer book 15 anos, gosto de fotografá-las e me acho boa para dirigir, acho que um cursinho a 30 anos atras com a mª Augusta está fazendo efeito hoje,rrsr.e qdo vc se se direciona para um estilo, é ótimo mesmo,para que vc possa se qualificar tanto em conhecimento qto em equipamento e depurar o que definitivamente vc nao quer, eu por exemplo to fugindo de eventos sociais, mas tenho feito muito para poder afirmar isso. PARABÉNS PELO SEU ARTIGO como mencionei lá em cima ADOREI.

    • è isso aí Lorena! Cada um tem seu caminho, mas o importante é continuar nele, se arriscar, buscar conhecimento, evoluir e trabalhar bastante. Conte comigo na sua jornada.
      Beijos,

      Simxer

Carrinho

llumine Encadernadora

FLASHCLIC: Contratar Fotógrafo

Criar sites com a Wix

eMania sua loja de Foto e Vídeo

Siga-nos nas Redes Sociais

Links Úteis

Receba 15 livros de fotografia

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia com os nossos livros digitais.
Insira aqui o seu melhor email

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia

Insira aqui o seu melhor email