5 Dicas Básicas para um bom Retrato 4.78/5 (18)

Vou começar a coluna me apresentando, pois acredito ser essa uma maneira de conseguir transmitir mais adequadamente um dos princípios básicos para um Bom Retrato.

Interação com o personagem – Regra # 5.

Tyto Neves, fotógrafo completando 12 anos de mercado.

Além de palestras e workshops dedico meu tempo a arte de fotografar.

E fotografo bastante.

Além de meu trabalho com Retratos de Famílias e Gestantes atuo no seguimento da construção civil com fotografia documental de obras, arquitetura e fotos aéreas.

Sou um dos pioneiros em aplicar a linguagem de Fotojornalismo para Casamentos e Eventos Sociais numa época em que gastávamos em média 30/40 rolos de filme para cada evento.

Esse ano resolvi filtrar a quantidade e eventos para passar mais tempo com a família e assim conseguir escrever meu livro que será lançado em Dezembro.

Não gosto de rotular minha área de atuação, pois isso acaba por limitar uma profissão que pode ser muito abrangente.

Se a arte é ilimitada, porque a fotografia deveria ser limitada a simples rótulos não é mesmo?

O fotógrafo é fotógrafo e ponto.

Cabe somente a ele decidir se está apto para determinado tipo de trabalho ou não.

Podemos executar qualquer tipo de fotografia, desde que tenhamos capacidade técnica e prática acrescida de equipamentos necessários e uma boa rede de relacionamentos.

Claro, nesse ponto esbarramos em algo comum a todas as profissões:

O ego… Mas isso é assunto para o post do próximo mês.

Dica # 1 – Estudar.

Parece simples não é mesmo?

Mas não é.

Para começarmos a entender como é feito um simples retrato devemos estudar além dos grandes nomes da fotografia de retratos, os grandes nomes da pintura.

Dessa forma poderemos entender como a luz projetada caminha e reflete sobre nosso retratado, por vezes evidenciando, por outras ocultando detalhes que se revelam diante de nossa câmera.

Dica # 2 – Praticar.

Mais simples ainda não é mesmo?

Mas por incrível que pareça não é o que vejo publicado nos inúmeros blogs que chegam diariamente a minha caixa de mensagens.

Vejo muitas fotografias feitas na euforia, com lentes inadequadas, uso intenso de grande angular para retratos, luz irregular, usando os mesmos presets do Lightroom, ou filtros do Photoshop.

Isso é resultado da fase de euforia que a fotografia cria, com a “facilidade” de captura digital.

Um bom exercício seria desligar o visor da câmera e ver o resultado apenas depois que o trabalho estiver pronto.

Parece estranho? Mas acredite, não é!

*Nota: Não estou defendendo o uso da fotografia analógica, mas o sistema de aprendizado.

Sou usuário do sistema digital desde o lançamento da Mavica FD81.

Fotografava obras de arquitetura para relatórios com ela, tempos depois a saudosa G2 e por ai vai.

Em 10 anos o desenvolvimento tecnológico das câmeras digitais rompeu a cada ano barreiras surpreendentes.

Mas em contrapartida o aprendizado em algumas etapas diminuiu.

Obviamente trabalhamos em outras plataformas, mas destaco aqui um item primordial na fotografia, que praticamente foi posto de lado, inclusive (por um tempo confesso) por este que vos escreve.

Nosso amigo fotômetro.

Pratiquem a fotografia de retratos com o uso do fotômetro.

Se você usa, parabéns. Se não usa, experimente.

Sua fotografia, sua maneira de ver o mundo vai mudar, acredite.

Destaco aqui o tempo das saídas fotográficas promovidas por nosso amigo Enio Leite da Focus aos domingos pelo centro de São Paulo.

Nossa brincadeira era olhar a palma da mão e dizer a fotometria.

“1/200 e F11 no Provia 100 F”  ou “ 1/100 e F8 no Velvia 50”

Dica # 3 – Regras.

Em minhas primeiras aulas de fotografia na faculdade de arquitetura eu falava:

Regras existem para serem quebradas

Pois bem, o resultado dessa época são fotos com horizonte torto, cortes comprometedores no que se refere à linguagem fotográfica e enquadramentos estranhos.

Sabe aquelas fotos que você precisa virar o pescoço para entender a “mensagem do artista”?

Ou então aquelas fotos onde as diagonais não levam nada a lugar nenhum?

Sem falar nas fotos sem foco onde insistimos em dizer que a mensagem é interpretada de acordo com a intelectualidade de cada observador.

Pode parar de rir e confesse:

Você já fez isso não é mesmo?

Se estiver rindo é um ótimo sinal.

Sua fase (necessária para o aprendizado) de experimentações já passou.

Agora é fotografar corretamente, lembrando que uma boa foto fala por si.

Não precisa de explicações artísticas ou teóricas.

Faça um teste: Selecione 10 fotos de sua obra.

Aplique as regras mais simples:

  • Regras de Composição:
  • Ângulos e Planos de Enquadramento, Plano Geral, Plano Médio, Plano Americano
  • Regra dos terço
  • Ponto de Ouro
  • Sentido de Leitura
  • Diagonais

Acredite, vai ter uma surpresa ao ver que suas melhores fotos estarão dentro de alguma regra que você achou estar quebrando.

Dica # 4 – Linguagem Corporal.

Nosso corpo realmente fala.

Portanto é preciso observar a mensagem que o personagem está nos transmitindo ao ser fotografado.

Alguns cuidados básicos em relação à postura do (a) fotografado (a) podem mudar muito o resultado fotográfico.

Vejamos no caso de Retratos de Gestantes:

  • Postura/Coluna Reta

Por uma questão de física, geralmente as gestantes ao sentarem deixam o corpo se acomodar numa posição onde a coluna não seja muito requisitada.

O resultado disso é uma fotografia onde a gestante ficará “encurvada” para frente.

Como resolver isso?

Simplesmente fique atento e peça que ela fique com a coluna reta, ao menos na hora da fotografia.

Isso não se aplica somente as gestantes, mas para todo tipo de pessoa.

  • Braços Cruzados

Podemos destacar dois casos:

Defesa e desconforto.

A pessoa de braços cruzados geralmente não está à vontade.

Não está aberta a receber nada que venha de fora de seu perímetro, ou do alcance dos braços.

Portanto uma pessoa assim não irá render boas fotos até que ela esteja totalmente à vontade.

Quando ela colocar as mãos no bolso, ou para trás do corpo, ou até mesmo apoiar-se em algo ela estará bem à vontade.

Pistas Verbais

O Tom de nossa voz é o grande mensageiro de nossas emoções.

A variação de altura e intensidade de voz pode revelar particularidades, que o corpo reeducado pode esconder.

Alguns exemplos:

  • Voz alta: Pessoa que está no controle, autoritária, intimidadora.
  • Voz apagada: Sem emoção, timidez, desconfortável na situação.
  • Voz macia: Conforto, educação, pessoa resolvida emocionalmente, cansaço.

*Nota: Isso não é uma ciência exata, e os fatores precisam estar relacionados uns aos outros para compor um cenário especifico entre cada situação ou pessoa que você irá fotografar.

Dica # 5 – Interação com o Personagem.

Quanto mais a pessoa estiver à vontade com você, melhor será o resultado fotográfico.

Portanto não tenho pressa ao fotografar.

É muito comum a pessoa ficar um pouco “assustada” ao chegar ao estúdio, afinal esse ambiente não faz parte de sua rotina, então tudo é novidade.

A melhor maneira para passar essa etapa é apresentar o estúdio, mostrar o funcionamento, falar sobre outros trabalhos, família, assuntos do cotidiano.

Investindo tempo nessa etapa, você ganhará rendimento durante o ensaio, pois conseguirá a confiança e proximidade necessária para explorar ângulos e tipos de luz diferentes, sem cansar o fotografado (a).

Fique próximo, mas mantenha a distancia profissional.

Veja, essa é minha maneira de fotografar, e isso se aplica diretamente a minha linguagem fotográfica.

O resultado pode ser visto ao longo dos anos, nas histórias de inúmeras famílias que voltam e continuam a indicar novas famílias para ensaios.

Mas destaco que esse comportamento deve ser uma coisa natural, não crie um personagem.

Muita gente não gosta desse tipo de relacionamento com clientes.

Respeito isso, mas não consigo fotografar uma pessoa sem saber um pouco de sua história.

Claro, às vezes todo esse empenho pode esbarrar num fator determinante: Tempo.

Certa vez ao fotografar 30 advogados de um escritório num prazo de 3 horas não havia tempo para conhecer todo mundo e falar sobre futebol, cotidiano etc.

Como resolvi isso?

Na espera enquanto o estúdio era montado colocamos vários álbuns e fotos de meu trabalho.

Todo tipo de fotografia, inclusive revistas e livros onde meu trabalho fora publicado.

Assim, quando chegavam um a um ao estúdio eu perguntava:

Gostou das fotos na recepção?  Ótimo! Mas as nossas ficarão ainda melhores.

O resultado?

30 pessoas felizes e sorridentes fotografadas em 3 horas.

Bom, se você chegou até aqui merece uma surpresa:

Mais 5 dicas que somadas as demais completam uma lista de conduta pessoal e profissional.

Dica # 6 – Seja autêntico e verdadeiro.
Dica # 7 – Sua linguagem é um filtro natural para clientes.
Dica # 8 – Estude sempre.
Dica # 9 – Quando pensar que sabe tudo estude mais ainda.
Dica # 10 – Tendências são passageiras, o caráter é permanente.

Sucesso para todos nós, sempre.

TYTO NEVES
O vídeo abaixo é meu portfólio de Retratos:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Marcus Vinhas

    Excelente as suas observações! Como fotógrafo amador tenho certeza que a aplicação dessas dicas irá melhorar o meu desempenho!
    Obrigado por compartilhar.

  • Júlia

    Ameei suas dicas! Partiu pegar bloquinho de notas!
    P.s. Fotos incríveis, parabéns!

  • Quiteria Felix

    Olá Tyto,
    Sensacional suas dicas, obrigado por dividir sua experiência! Muito agradável de ler o texto e parece que somos amigos de longa data, rs.
    Te desejo mais sucesso em tudo que fizer!
    Abraço

  • Binno França

    Gostei, foram as melhores dicas que já li… Obrigado!

  • Pedro Paulo

    Ola Tyto.

    Gostei muito de suas dicas, e pode crer que seguirei todas, pois estou começando agora essa arte que eu admiro há muito tempo e só agora criei coragem de corre atrás, tenho uma Nicon colpix p100 e agora uma Nikon D60 e se possível sempre que puder publique mais dicas que nós estaremos atento a voz do mestre.

    Sucesso e obrigado….

    Pedro Paulo Pereira

  • Sérgio José

    Tyto,

    Obrigado pelas dicas!

    Muito bom, tenho tentado e estudado muito para fazer bons retratos.

    Você poderia me indicar algum artigo sobre Regras de Composição e de Planos.

    Gostei muito do teu portfólio, muito inspirados.

  • Vlw Tyto!

    Gostaria de ter aulas com vc, vamos combinar!? Abs!

  • Adorei ter lido seu texto com dicas muito importantes para todos nos. Parabéns e obrigado.

  • Muito bacana as dicas Tyto!! estou começando agora na área… tenho 1 aninho apenas de fotografia. Começando a engatinhar!! curti muito as dicas, mto bom seu portfólio !! abraço!!

  • Qual a sua dica para fazer retrato de gestantes em ksa??? Como faço com a Iluminação?? Eu vou fazer meu primeiro retrato de gestante e vai ser no quartinho do BB não sei como vai ser a luz, quero fazer com a luz natural pq fica mais bonito, preciso de algum cuidado além da luz natural?? Para fazer fotos com luz natural precisa de algum outro equipamento? Por exemplo um rebatedor?? meu e-mail se puder mandar a resposta é [email protected]. Beijos.

  • Felipe

    Grande post!
    Obrigado.

  • Sérgio Dias

    Tyto, gostei da dica: "…desligar o visor da câmera e ver o resultado apenas depois que o trabalho estiver pronto".
    Parabens pelo trabalho.
    Sérgio.

  • Pepe Mélega

    Ri muito ao ler essa frase: Sabe aquelas fotos que você precisa virar o pescoço para entender a mensagem do artista? Lembro-me de ter sido chamado de ultrapassado, retrogrado quando pronunciei algo semelhante em Escola aqui em São Paulo, mas o tempo passa e os astros se alinham novamente, rssss

    É muito bom ler esse texto, está agradável e aborda de maneira adequada uma forma de fotografar, ou melhor de ser fotógrafo. É bom ver que está maduro e que sua fotografia continua a crescer. Sucesso sempre.

    * Os artista vão continuar a fazer com que viremos nosso pescoço de todas as formas, não importa faz parte do universo, eles aparecem por QI. (critico que está acima de nossa capacidade de interpretação e que sabem mais de nossas próprias fotos e indica autores ao mundo das artes)

    Abraços

  • Muito boas dicas sempre é necessário estudar mais e mais, pensar que cada dia pode ser melhor e não parar no tempo!
    Parabéns pelo portfolio, lindos clicks.

  • Que bom que eu clikei no link do twitter, adorei todas as dicas…

    Tyto você sem dúvidas é um incrível fotografo!

    Meu sonho de consumo é ser uma fotografa e com toda certeza posso me inspirar em você.

    Beijos e muito, muito, muito sucesso!!!

  • Hugo

    Gracias Tyto, para mi que no se nada de fotografia pero me gusta mucho, me sirvio bastante leerte.

    Gracias. Buen 2011.

  • dany

    Tyto, gostei mto das dicas….

    mas… tenho uma dificuldade eu q estou iniciando agora…

    as posições as pessoas fotografadas é o fotografo que orienta e tenho dificuldade nisso!

    como posso ter ciratividade nisso e melhorar????

    Vc teria alguma dica de como assinar minhas fotos sem o uso do Photoshop?

    abraços

  • Obrigado mais uma vez por compartilhar tão importante conhecimento da fotografia, ando sempre a procurar o assunto, como dirigir e compor a imagem de pessoas, acho seu trabalho muito lindo e tento seguir o mesmo jeito de interagir com a pessoa a ser fotografada, gosto de saber quem estou fotografando e descobrir possibilidades que se encaixem no perfil ou que revelem outro lado da personalidade (se possível). Não sei se um dia estarei consolidado na fotografia profissional, mas com certeza hoje já realizo parte dos sonhos que tinha quando criança.

    Grande abraço!

  • Fabrício Maia

    Parabens tyto

    a um tempinho estou no ramo da fotografia, passado de pai pra filho, amo fotografar….

    gostaria de mais dicas como as que vi com vc aqui..

    quero tbm fazer um curso legal de fotografia e não sei por onde começar a procurar, pois sou do interior de são paulo e na minha região não tem nada do tipo…….

    gostaria de uma sugestão sua!!

    parabens mais uma vez e muito obrigado;

  • denis

    buscando aprimorar sobre fotografria passei por esse site e vi seu trabalho.

    realmente ele e muito bom adorei suas fotos e como foi realizado a edicao desse trabalho.

    parabens sao poucos que vejo com essa qualidade e prazer de passar esse conhecimento.

    um abraco ' ha outra coisa qual programa vc usou p editar esse yrabalho maravilhoso tks

  • Pessoal, obrigado pelos comentários.

    Espero ter contribuído.

  • célia

    Amei suas dicas, sugestões, aprendi muito, tentarei por em prática.
    Obrigada
    Célia

  • ELIANE FERREIRA DA S

    TYTO MEUS PARABENS!!!!!!!!!!!!!!!! ESTOU INICIANTO NO MUNDO DA FOTOGRAFIA E AMEI DESTE DE JA O SEU TRABALHO SEMPRE IRE IVISITA-LO PARA TER NOS IDEIAS,SEM CONTAR AS DICAS DE MOTIVAÇAO QUE VC TAMBEM COLOCA NOS ARTIGOS.CONCORDO COM VC ¨8-ESTUDE SEMPRE. 9-QUANDO PENSAR QUE SABE TUDO ESTUDE AINDA MAIS.UM ABRAÇO

  • AleCarnieri

    Tyto, grande mestre! Parabéns pelo artigo, leitura agradável e rico conteúdo. Obrigado pelo compartilhar! Abração, Ale

  • Katia Prado

    Parabéns Tyto seu trabalho é de grande inspiração, adorei o portfólio

    todas as dicas são de grande proveito pode ter certeza, obrigada.

  • Pessoal, o site onde editamos o video é o Animoto.com:
    http://animoto.com/
    As musicas são da banda de eu amigo Emílio – Trinca Acústica:
    http://www.trincaacustica.com.br/
    Obrigado por comentarem.

    Abraços

  • Alex

    Olá Tyto, gostaria também de saber qual o software que usou para editar o vídeo.

    Obrigado!

  • Paulo Bites

    Parabéns pelo trabalho e principalmente pelo portfolio, ficou ótimo.

    Qual o programa que usou na edição de video?

    Abraços

    Paulo Bites

  • Obrigado Andre, Obrigado Adelino. Vou comecar a ficar emocionado! :)

    Grande abraço para todos que comentaram, deram RT, curtiram.

    Obrigado.

  • Viva.

    Um artigo surpreendente e sensacional. Admiro os fotógrafos que não escondem os seus conhecimentos e os partilham de uma forma aberta e solidária. Os meus parabéns Tyto.

    As tuas dicas ficaram gravadas na minha mente e serão aplicadas futuramente nas minhas fotografias.

    Um abraço

  • Andre Gruby

    Tyto

    Parabéns , gostei muito do que li . Espero que sirva de inspiração para os novos e , por que não ,também para os veteranos na porfissão . Estudar, reciclar , aprender , relembrar e ter a mente sempre aberta só faz bem ! Agradeço por pasar parte de seu conhecimento a todos nós . Mostra a grandeza profissional e moral que vai em você !

    Um abraço .

    Andre

  • Valeu Henrique.

    Valeu Edu, grande amigo, sempre presente.

    abraços

  • "Tendências são passageiras, o caráter é permanente." Que ótimo encerramento para um novo começo. Parabéns Tyto, forte abraço!

  • Que materia excelente! Abraços

  • Polengo meu velho, que bom que gostou.

  • Valeu Villegas.

  • Paulo, o caminho pode ser longo mas vale a pena.

    Abraço

  • Alex Villegas

    Belo post, Tyto!! Conseguiu um ótimo equilíbrio entre dicas claras e úteis e a exposição do conceito por trás dessas dicas.

    Grande abraço, e ansioso para ver o livro!!

  • bruno polengo

    quem sabe, sabe! mais uma vez parabéns Tyto pela Aula! um abraço a todos da equipe Fotografia DG.

  • Armando Vernaglia Ju

    Que bom ver sua presença por aqui Tyto, seja bem vindo.

    Gostei de seu posicionamento incentivando o estudo e o treino, bem como a uso consciente das regras, das referências vindas da pintura, um belo e responsável artigo, parabéns.

    Grande abraço.

    Armando

  • Tyto, parabéns por compartilhar dicas tão valiosas e que principalmente no aspecto de como lidar com os fotografados bate com a minha forma de ser, o que para mim é ótimo, afinal você tem seu trabalho consagrado e então isso é sinal que estou no caminho certo.

    Abraço

    Paulo

  • Armando meu caro,

    Muito legal estar aqui e compartilhar experiências.

    O aprendizado como você bem sabe e o faz, deve ser constante não é mesmo?

    E acrediro que cabe a nós – formadores de opinião – como professores e palestrantes a medida do possível, claro, levar adiante nosso conhecimento e vivências pessoais que na grande maioria das vezes não estampam a literatura.

    Valeu velho.

    Grande abraço.

  • Obrigado Pedro.

    Espero que as dicas sejam úteis.

    Abraço

  • Pedro

    Parabéns Tyto, vindos do outro lado do atlântico…

    Gostei muito do seu portfólio de retratos.

    Vou tirar umas dicas!

  • Oi Carol.

    Que bom que gostou.

    Obrigado.

    Sucesso, sempre.

  • Carol

    Dicas sensacionais, Tyto! E seu portfólio é maravilhoso! Adorei!!!

    Parabéns e sucesso sempre!

Abrir Chat
1