Home » Artigos » Dicas

5 ideias de resoluções de ano novo para fotógrafos colocarem em prática

Você fez muitos planos para o novo ano? Que tal focar e pensar em ideias realistas que podem ser concretizadas com pequenas mudanças de atitude?

Abaixo apresento 5 ideias de resoluções que podem te auxiliar a aperfeiçoar e organizar seu trabalho ou hobby como fotógrafo.

© Eduardo Otubo — via Flickr

1 – Trabalhe para melhorar técnicas

Amo fotografar em luz natural e o uso do flash pra mim é um desafio. Esse será meu foco este ano. Ao pensar em melhorar suas técnicas considere algo que realmente será importante em seu dia a dia fotográfico. Abra mão da ideia fechada de que só trabalha em um determinado estilo e aperfeiçoe-se trazendo novidade ao seu trabalho.

2 – Amplie seu conhecimento em edição de imagens

Depois de um evento você volta pra casa com mais de 2.000 imagens, satisfeito por ter registrado tanto. Dá uma olhada básica nas imagens. Salva no DVD e entrega para o cliente escolher as que colocará no álbum. Você não tem tempo.

Já ouvi muitos amigos contarem suas experiências com fotógrafos que entregaram muitas imagens mas que poucas podiam ser utilizadas em um album ou mídias sociais. Pessoas comendo, com caretas, desfocadas…algumas imagens podem se transformar em arte outras… melhor não se esforçar. Selecione somente boas imagens. É seu trabalho que está sendo divulgado.

3 – Crie um projeto fotográfico criativo

Durante dois anos fiquei envolvida no meu projeto Detalhes de Carnaval. Inicialmente fiquei dividida entre a ideia de registrar tudo o que fosse detalhe de carnaval, desde a preparação das fantasias até o desfile, mas decidi focar no desfile.

Este ano será algo novo… Surpresa! O projeto é importante para te fazer crescer em criatividade, detalhes e fotografia documental, ou seja, que conte uma história. Pense em algo que te interesse, foque e registre! Pode ser sobre a vida dos feirantes ou a história de vida da sua avó. Crie.

4 – Proteja suas imagens

Todos sabemos como é importante ter um backup das fotos, mas poucos o fazem até perde-las e ter uma tremenda dor de cabeça. :-(  Faça o que for necessário para garantir a segurança de suas imagens. Além de aparelhos como o HD Externo que conseguem armazenam grande quantidade de fotos, gosto das opções online como o Dropbox e Google Drive.

5 – Aceite críticas e seja crítico

Elogios demais podem te ajudar a estagnar e muitas críticas desanimam. Avaliar ambas ações para o aperfeiçoamento do seu trabalho é importante. Muitos fotógrafos justificam o resultado de suas imagens por causa do estilo que querem criar, mas será que realmente esse era o resultado que almejavam?

Este fim de ano fiquei saudosista. O ano de 2016 foi cheio de desafios, conquistas e tirando a questão política brasileira tive um ótimo ano. Tirei um tempo para rever fotos antigas de viagem e trabalho de 2 a 3 anos atrás. WOW… fico feliz em ver como melhorei.

Quem vive no meio fotográfico sabe que os egos estão a flor da pele. Uns querem dar dicas demais, outros criticam demais e outros elogiam demais. Aceite elogios e os avalie. Aceite as criticas e as avalie. Não leve nada para o lado pessoal e apreenda o que realmente for útil pra você e o mais importante…saiba onde VOCÊ quer chegar.

Feliz Ano Novo e Sucesso para nós!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar