Home » Artigos » Dicas » Aprendendo a ver

Aprendendo a ver

- Última Atualização a: 24/02/2016

Ouvimos muito falar sobre o tal do “OLHAR” quando estamos iniciando na fotografia.

Andei observando meus alunos iniciantes e, a grande maioria, se preocupa muito qual a marca do equipamento que devem usar, esquecendo de, primeiro aprender a dominar a técnica e, obviamente acabam se esquecendo do “OLHAR”.

Sim, nós precisamos dominar a técnica, porém, sem saber ver/ enxergar as situações, nada disso será útil. Se você comprar uma Ferrari, ela vai fazer você um motorista melhor? NÃO! Assim, se você comprar a melhor câmera, ela também não vai fazer de você um melhor fotógrafo.

Ter a melhor técnica, mas não ter o OLHAR, irá torná-lo um fotógrafo normal, e vice-versa.

A técnica e o olhar andam de mãos dadas na fotografia, um sem o outro não adianta muito.

Então, como é que vamos aprender a aprender a VER/ ENXERGAR?

Esta é uma resposta de milhões de dólares! Porém, eu acredito que podemos treinar nosso olhar e a maneira de como enxergamos o mundo.

Ver/ Enxergar é sobre QUEM você é! COMO você vê o mundo, O QUE você vê, como você interpreta as coisas. Suas fotos são suas experiências de vida, seus ideais, sua personalidade. Aquela história de que sua fotografia é o filme que você viu, os livros que você leu, etc… Eu acredito que seja verdade.

Aprendendo a ver

Podemos colocar dois fotógrafos na mesma situação, no mesmo local, e falar “agora vá e fotografe, o tema é livre”. Pode ter certeza que irão voltar com cenas diferentes.

Para ser um fotógrafo, você precisa observar tudo e VER fotografia em tudo, ver as situações, ver a foto. A foto está em todas as partes, você simplesmente tem que se dar conta disso.

A vida é muito fácil de passar despercebida. Para um fotógrafo, cada segundo é um momento crucial, é uma oportunidade!

Observe cada momento, e deixe a câmera expressar quem você é! Não tenha medo de errar, errando irá aprender. Procure trabalhos de outros fotógrafos, tenha referências (mas tente achar sua personalidade no seu trabalho). Hoje em dia o mundo está “falando” pelas imagens mais do que nunca! Tire vantagem dessa “era da imagem”!

Ficou muito mais fácil treinar o nosso olhar. Use seu telefone, fotografe tudo que achar “ah! isso pode dar uma boa foto”.

Veja os resultados, veja o que deu certo e errado. Aprenda com seus erros.

Observe revistas, as câmeras dos filmes, das novelas. Observe a luz do dia, em cada estação do ano.

Observe TUDO! Pratique em sua mente, clique com seu olhar quando não tiver uma câmera nas mãos, ou muitas vezes a situação é totalmente imprópria para ser fotografada!

cilcar com os olhos

Com o tempo, “cilcar com os olhos” irá tornar normal e natural.

Mostre suas fotografias para seu amigos (os familiares geralmente gostam, então escolha aquele amigo sincero, que você confie). Na minha opinião, gostar ou não da fotografia é outro tópico, eu sugiro mostrar suas fotografias, pois, se você tiver que explicar uma foto, nem perca seu tempo, a foto é ruim. a partir do momento que você tem que explicar uma imagem, ela perdeu o valor logo ali, afinal a fotografia tem a obrigação de falar por ela mesma! Certo?

Ser fotógrafo é contar uma história através de uma imagem.

A boa fotografia é aquela que não precisa de legenda (técnica, boa luz, entre outros itens, também contam para uma boa fotografia).

Assista este vídeo é muito interessante e pense no assunto. O que você viu?

Vídeo de Thomas Jullien.

A pessoa que o criou este vídeo, fez um trabalho super legal! Isso me fez pensar sobre como estamos todo VENDO DO MESMO JEITO!

O que você acha?

ps: o vídeo foi feito com fotos de instagram. Não estou criticando as fotos, apenas falo sobre a importância de VER diferente.

Espero que ajude! Agora vá e clique com sua câmera, seu telefone ou somente sua mente, mas clique e observe.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Fernanda Chalise

Fotógrafa desde 2001, me apaixonei pela fotografia aos 14 anos de idade. Eu já fiz muitos trabalhos como freelancer em revistas, dei aulas de fotografia, e claro me dediquei a trabalhos pessoais. Hoje eu dou aulas particulares e estou mais focada em projetos pessoais. Trabalhar com um filme documentário sempre foi meu sonho, mas este eu ainda não realizei.

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • ""Aquela história de que sua fotografia é o filme que você viu, os livros que você leu, etc… Eu acredito que seja verdade.""
    Nao acredito nisso! E pior, essa ideia tem produzido dois efeitos negativos em quem acredita nela, o que nao significa que se aplique a voce. Primeiro, tem levado muitos a angustia de nao conseguir conectar essa premissa a atividade fotografia, fazendo a pessoa se sentir incapaz. Segundo, tem formado uma parcela consideravel de pseudos artistas na fotografia que acham que entenderam essa premissa sofismatica.

Carrinho