#DicaDG: todas as dicas de fevereiro

O projeto #DicaDG continua a todo vapor! E assim como no mês passado, estamos divulgando todas as dicas de fevereiro para vocês que perderam as dicas dadas no Twitter através do perfil do @fotografiadg e dos autores do projeto @VernagliaJr e @diogoframos.

Neste mês de fevereiro tivemos ainda o sorteio de um vale comprar no valor de R$ 50,00 no Banana Foto, para os leitores que acompanham e compartilham as dicas do projeto.

Para quem ainda não conhece o projeto, vale a pena seguir os autores: @diogoframos e @VernagliaJr, além é claro do próprio perfil do @fotografiadg, e acompanhar diariamente as dicas postadas, além de poder participar dos sorteios que teremos até o final do ano!

Dicas de Fevereiro

Dia 1 – #DicaDG: Aprenda a dizer não, se você não é o profissional adequado ao trabalho, não aceite fazê-lo.

Dia 2 – #DicaDG: Não tenha medo de indicar, se há outro profissional mais indicado para um trabalho, indique.

Dia 3 – #DicaDG: fotografia é mais sobre resultado do que sobre processo, o que se vê é mais importante do que o como foi feito.

Dia 4 – #DicaDG: iluminação pressupõe pensar em 3 luzes: principal, preenchimento e contra luz, mesmo que não use todas.

Dia 5 – #DicaDG: Infelizmente a compra de um novo equipamento não melhora nossa fotografia, sendo assim, estude e pratique.

Dia 6 – #DicaDG: com luz, lembre que a intensidade aumenta ou diminui conforme a distância da luz ao objeto fotografado.

Dia 7 – #DicaDG: luz mais próxima ao modelo fica mais suave, luz mais distante fica mais dura e projeta sombras delineadas.

Dia 8 – #DicaDG : para desfocar o fundo da imagem, use aberturas de diafragma
amplas, como f2 e f2.8

Dia 9 – #DicaDG : Sombrinha é um difusor de luz barato e super eficiente que você pode encontrar facilmente em lojas e sites especializados.

Dia 10 – #DicaDG : fotos que tenham contrastes, linhas e grafismos marcantes
funcionam bem ao ser convertidas para PB

Dia 11 – #DicaDG : Quer fotografar paisagens? Invista em um bom tripé e em um cabo disparador (ou controle remoto).

Dia 12 – #DicaDG : Muitos vídeos online sobre fotografia? No Youtube, busque
por “Digital Photography 1 on 1” São + de 200 episódios!

Dia 13 – #DicaDG : estudar fotografia e artes, todos os dias 4hs por dia não é
muito se você quer se profissionalizar na área.

Dia 14 – #DicaDG : em fotografia de ambientes, aproveite ao máximo a luz
existente no ambiente, ela dá o clima da foto.

Dia 15 – #DicaDG : o fotômetro da câmera erra sempre que você tentar medir
objetos muito claros ou muito escuros.

Dia 16 – #DicaDG: Leia a série: A Câmera, A Cópia, O Negativo, de Ansel Adams. Embora escritos há mais de 50 anos serão sempre contemporâneos.

Dia 17 – #DicaDG : busque referências em outras artes além da fotografia,
estude cinema, pintura, música etc.

Dia 18 – #DicaDG : um bom curso de história da arte vale mais para o fotógrafo
que muito cursos de fotografia

Dia 19 – #DicaDG : se você não sabe qual é a melhor lente ou câmera para fazer
um trabalho , não aceite o trabalho e invista em cursos.

Dia 20 – #DicaDG : Flash de Estúdio (tochas) x Flash Remoto: flashs remotos são mais leves e portáteis, mas não possuem luz de modelagem.

Dia 21 – #DicaDG: evite fotos tremidas, ajustando tempo de obturador num
intervalo numericamente igual ao comprimento de sua lente.

Dia 22 – #DicaDG : Quer ganhar dinheiro com fotografia? Não deixe de ler o E-book https://www.fotografia-dg.com/ebook-ganhar-dinheiro-na-fotografia-disponivel-para-download/

Dia 23 – #DicaDG : Na composição fotográfica as linhas horizontais transmitem a sensação de tranquilidade e estabilidade.

Dia 24 – #DicaDG : A iluminação lateral enfatiza a textura das superfícies, enquanto a luz difusa faz com que a textura seja suavizada.

Dia 25 – #DicaDG : o para sol da lente é a melhor proteção que existe contra
impactos, use sempre.

Dia 26 – #DicaDG : mesmo sob luz abundante, o flash pode ser usado para tirar
sombras e dar brilho aos olhos.

Dia 27 – #DicaDG – Ao fotografar shows e espetáculos prefira a fotometria pontual (Spot) e faça o cálculo de luz nos personagens e não cenário.

Dia 28 – #DicaDG – Não tenha vergonha de ter pouco equipamento, algumas das melhores fotos foram feitas com equipamento mínimo.

Dia 29 #DicaDG – As sombras definem a forma do que foi fotografado, uma luz totalmente sem sombras fica “chapada” e sem vida.

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Alexandre

    ótimas dicas!!!. adorei

  • Olá Fábio! Tudo bem??
    Então, esta tua dúvida gerou alguma polêmica lá no Twitter também… mas ela está certa: quanto mais perto mais suave. Importante é não confundir potência com difusão da luz.
    Mas como essa dica rendeu bastante acho que vou fazer uma artigo só sobre ela para explicar melhor…

    abraço!!

  • Fabio M. F. (Japão)

    Otimas dicas as suas, nao sou profissional, fotografo apenas meus filhos e amigos. Gosto muito de fotografar.
    Gostaria que me tirasse uma duvida; A dica do Dia 7 nao estaria invertida? Nao seria, quanto mais perto a luz mais dura, e quanto mais distante mais suave.

Abrir Chat
1