Dicas básicas para fotografar jóias 3.86/5 (21)

Desde que escrevi o primeiro artigo sobre dicas para fotografar jóias, venho recebendo muitas mensagens de fabricantes interessadas em fotografar seu próprio produto. Entendo que a fotografia digital facilitou muito esse tipo de trabalho. Porém, se você não tiver um vasto conhecimento em fotografia e iluminação, dificilmente conseguirá se aventurar nas dicas que passei.

Seria como cursar o Segundo grau sem passar pelo primeiro. As dicas de acessórios são destinadas aos profissionais que já atuam na área e pretendem se aprofundar em fotografia de jóias e/ou adquirir novos conhecimentos.

Em virtude da enorme quantidade de pessoas que me procurou pedindo ajuda, resolvi escrever um artigo destinado apenas a eles.

Portanto, se você é um comerciante que esta iniciando um novo projeto de venda de jóias e ainda não tem dinheiro para investir em um profissional de fotografia, este é o melhor caminho para você.

Vamos as dicas:

1) Invista no básico

Nesse caso, a tenda difusora será muito útil para você, ela já vem pronta e com diversas opções de cores de fundo. Vale o investimento que é de R$150-200 reais.

Diffusion Box

2) Iluminação

Indico a luz continua, assim você não vai precisar quebrar a cabeça para aprender a usar o gerador, nem errar na potencia. Compre 3 luzes continuas de baixo watts cada. Use uma em cada lado da tenda e se necessário, dependendo da peça que vai fotografar, você pode usar uma em cima também. Você as encontra em lojas de fotografia.

Luz continua

Resumo dos itens a utilizar:

  • Três refletores (é a panela redonda que envolve a lâmpada da luz continua, foto acima)
  • Fita dupla face transparente (para deixar os anéis em pé)
  • Fio de nylon transparente (para pendurar os brincos e colares)
  • Tenda difusora;
  • Uma mesa para apoiar a tenda;
  • 3 tripés;
  • câmera e lente ( escolha uma de acordo com seu orçamento )
  • 3 luzes continuas
  • Se possível um tripé de câmera.

Esses são os itens básicos para fotografar esse tipo de objeto de forma simples e sem muita complicação. Com eles você pode alcançar bons resultados!

Espero ter ajudado de alguma forma! Abraços a todos.

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Lucia

    Olà, sou novata no assunto e desses estudios portatil vi que existe dois modelos. Um mais quadrado e outro mais arredondado. Qual vc acha melhor para fotografia de joia?

    • Arredondado!

      • Lucia

        Ok, obrigada. Adorei o seu site. Aprendi mto. Parabenss

  • Cleiton Ferraz

    faço muitas fotografias na própria loja, para evitar grandes "carradas" de produtos na agencia. Normalmente, levo um fundo infinito, e dois abajures de escritório, com uma folha de papel oficio para prender um pouco a luz. Faço mais fotografias de sapatos e bolsas. Queria saber se esses mesmos "equipamentos" irão interferir quando for jóias…
    Ainda ando meio perdido em fotografia publicitária, minha formação foi fotografia de rua P&B rsrs

    • Bruna Issa

      Ola Cleiton, não da para comparar fotografar sapatos e bolsas com joias, a dificuldade é muito maior…o que você vai precisar é de elementos que ajudem a evitar os reflexos.

  • Ella Ray

    Por favor, como deixar anéis grandes em pé? Fita dupla face acaba danificando um pouco…

    • Bruna Issa

      Ola, eu uso uma massa branca da print que vende em papelaria. Outra opção é a massinha de dentista também.

  • rapha

    Bom Dia, bruna tenho uma lente macro 50mm, comprei lâmpadas de led 12w que equivalem a 85w da incandescente, achei bacana a iluminação são de 6500k, você acha que a cor dessa luz é boa para jóia? obrigado

    • Bruna

      Ola Rapha, A lente 50mm macro é uma boa lente para pequenos objetos. sobre a ilumunação, eu uso flash e uso o balanço de cor no automático, pois ajusto tudo no tratamento depois. Isso porque o ideal é fotografar tudo em raw.
      se vc fotografa em jpeg, uma luz mais fria para prata seria o ideal, ja em ouro uma luz mais quente, por isso é importante saber usar o balanço de branco da maquina ou deixar tudo para arrumar no tratamento.

  • Oi Marcos, ambas as lentes não vão te dar a qualidade necessária para fotografar joia. O ideal é ter uma lente macro.
    as duas vão de grande angular a zoon, esse tipo de lente costuma ter uma qualidade ruim. se nao tiver como investir em uma lente mais cara.,… a 50mm fixa eh uma boa opção. ou 60mm macro canon

  • Marcos

    eu tenho uma d90 com uma lente 18 – 105 e uma lente 16 – 85 como faço para melhor fotografar joias fiz o mini studio e luz branca 100 wts dos lados e em cima mas parece que não consigo a foto perfeita e tom correto com nitidez

  • Bruna Issa

    Olá Marcos, nao existe uma resposta para a sua pergunta, pois isso depende da abertura de diafragma que você esta usando, da velocidade do obturador, da claridade da sua lente e da peça que esta fotografando. Quando você diz "fraca ou forte" você quer dizer a intensidade da luz a ser usada. o que vai depender de todos esses fatores citados acima. abraços

    • Eduardo

      No seu tutorial, recomenda luzes de "baixo watts". Quantos watts de potência?

      • Bruna Issa

        Olá Eduardo… de entre 150 a 300wt

  • marcos

    duvidas ,
    estou apanhando na iluminaçao .tenho que usar luz fraca ou forte

    • felipe

      forte

  • Bruna Issa

    Olá Roberto, Não descartei a importância da edição mesmo que básica, na verdade ela é 50% no trabalho. O ideal é fazer o recorte, mas da para você colocar uma placa de PVC dentro da tenda também.

  • Roberto Mattos

    Boas dicas Bruna.
    Porém, em relação ao uso da tenda difusora, dificilmente não teremos alguma necessidade de tratamento adicional por causa do tecido, amassado, e por aí vai.
    Portanto, você não acha mais adequado trabalhar com table top, com chapa em pvc, etc?

  • Boa dica para fotógrafos.
    O comerciante depois de ler isso, chamará um fotógrafo e
    irá cuidar das vendas.

Abrir Chat
1