fbpx

Dicas básicas para fotografar jóias

Desde que escrevi o primeiro artigo sobre dicas para fotografar jóias, venho recebendo muitas mensagens de fabricantes interessadas em fotografar seu próprio produto. Entendo que a fotografia digital facilitou muito esse tipo de trabalho. Porém, se você não tiver um vasto conhecimento em fotografia e iluminação, dificilmente conseguirá se aventurar nas dicas que passei.

Seria como cursar o Segundo grau sem passar pelo primeiro. As dicas de acessórios são destinadas aos profissionais que já atuam na área e pretendem se aprofundar em fotografia de jóias e/ou adquirir novos conhecimentos.

Em virtude da enorme quantidade de pessoas que me procurou pedindo ajuda, resolvi escrever um artigo destinado apenas a eles.

Portanto, se você é um comerciante que esta iniciando um novo projeto de venda de jóias e ainda não tem dinheiro para investir em um profissional de fotografia, este é o melhor caminho para você.

Vamos as dicas:

1) Invista no básico

Nesse caso, a tenda difusora será muito útil para você, ela já vem pronta e com diversas opções de cores de fundo. Vale o investimento que é de R$150-200 reais.

Diffusion Box

2) Iluminação

Indico a luz continua, assim você não vai precisar quebrar a cabeça para aprender a usar o gerador, nem errar na potencia. Compre 3 luzes continuas de baixo watts cada. Use uma em cada lado da tenda e se necessário, dependendo da peça que vai fotografar, você pode usar uma em cima também. Você as encontra em lojas de fotografia.

Luz continua

Resumo dos itens a utilizar:

  • Três refletores (é a panela redonda que envolve a lâmpada da luz continua, foto acima)
  • Fita dupla face transparente (para deixar os anéis em pé)
  • Fio de nylon transparente (para pendurar os brincos e colares)
  • Tenda difusora;
  • Uma mesa para apoiar a tenda;
  • 3 tripés;
  • câmera e lente ( escolha uma de acordo com seu orçamento )
  • 3 luzes continuas
  • Se possível um tripé de câmera.

Esses são os itens básicos para fotografar esse tipo de objeto de forma simples e sem muita complicação. Com eles você pode alcançar bons resultados!

Espero ter ajudado de alguma forma! Abraços a todos.

Bruna Issa

Bruna Issa é formada em jornalismo com pós graduação em fotografia pela “IDEP - Escuela Superior de Imagen Y Deseño” de Barcelona. Proprietária do EstúdioISSA, onde além de atuar nas áreas de fotografia de Produto e Ensaios, leciona cursos em diversas áreas da fotografia.