Home » Artigos » Dicas » Dicas para você se especializar na fotografia de produto

Dicas para você se especializar na fotografia de produto

Hoje vamos falar um pouco do mercado da fotografia de produto, as vantagens e desvantagens que o fotógrafo vai enfrentar ao se aventurar nesse universo tão interessante.

fotografia-de-produto

É certo afirmar que muitos fotógrafos se sentem entediados e alguns até detestam fotografar produtos. Mas também temos os fotógrafos que se identificam com esse mercado, como eu, por exemplo.

Bem diferente dos outras áreas da fotografia, retratar um produto é bem mais solitário. Basta o fotografo e seu equipamentos. E esse instante pode ser muito prazeroso.

Sabemos também que o mercado de fotografia de produto incluem inúmeros tipos de objetos, alguns bem simples e outros mais complexos como as jóias, por exemplo.

fotografia-de-produto-joia

Afinal, quais são os prós e contras desse mercado?

A primeira dica que sempre dou a qualquer fotógrafo iniciante é: faça estágio, remunerado ou não, ser assistente de um fotógrafo mais experiente vai te trazer infinitas vantagens. Porem, a má notícia é que, nessa área não é tão fácil arrumar um estágio. Justamente porque na maioria das vezes, o fotógrafo de produto não precisa de um ajudante.

Então o que fazer? Continue tentando! Peça para acompanhar o trabalho, se ofereça para ajudar mesmo que o fotógrafo não esteja procurando estagiário.

Acompanhar o trabalho de um fotógrafo mais experiente é tão ou mais importante do que fazer cursos, e o melhor é que você não precisa pagar por isso. Sendo assistente de um fotógrafo, além de aprender a fotografar, você pode observar como lidar com os clientes e da onde vem esse mercado. E acredite, essas informações valem ouro.

Outra dica é, faça cursos/workshops específicos. Por exemplo: aprenda a fotografar líquidos. Ter esse tipo de foto no seu portfolio vai dar bastante valor ao seu trabalho.

fotografia-de-liquidos

Uma grande vantagem em se fotografar produtos é que você não precisa de muito espaço, então no começo, um cômodo da sua casa ou até o seu quarto já são suficientes para montar um portfólio.

Treine bastante, fotografe os objetos que tem em casa, como, garrafas, pratos, embalagens de shampoo, tudo isso inclui fotografia de produto e você pode praticar facilmente sem muito esforço.

Entenda que dentro desse universo existem produtos mais simples e outros bem complexos de se fotografar. Como por exemplo, objetos que refletem muito o ambiente. Comece pelos mais simples! Mas não deixe de estudar como fotografar os objetos com maior complexidade, como garrafas, líquidos, talheres.

Sempre compare seus resultados com os de fotógrafos mais experientes. Não tem melhor maneira de saber se você esta no caminho certo do que comparar suas fotos com a de outros fotógrafos, principalmente na fotografia de produto , onde usamos muito mais a técnica do que a criatividade.

Faça uma lista dos fotógrafos com maior experiência nessa área e esteja sempre de olho no trabalho deles! Se necessário, entre em contato, peça dicas, siga os em mídias sociais.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Bruna Issa

Bruna Issa é formada em jornalismo com pós graduação em fotografia pela “IDEP - Escuela Superior de Imagen Y Deseño” de Barcelona. Proprietária do EstúdioISSA, onde além de atuar nas áreas de fotografia de Produto e Ensaios, leciona cursos em diversas áreas da fotografia.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar