Home » Artigos » Dicas

Enquadramento na fotografia de culinária 5/5 (1)

Vamos falar um pouco sobre enquadramentos, planos e cortes na fotografia de culinária. Na verdade esses elementos devem ganhar a mesma importância e tratamento que na fotografia convencional, apenas algumas coisa considerações especificas relacionadas a demandas comerciais e especificidades de produção devem ser acrescentadas.

Sobre o enquadramento, teremos a principio, três possibilidades, o vertical, o horizontal e o corte quadrado. Cada um desses tem um sentindo fotográfico de maior relevância e uso de mercado mais comum. Entender esses pontos será fundamental para que o fotógrafo potencialize a visibilidade de seu trabalho e atenda de maneira adequada seus clientes.[private]

Enquadramento Vertical

O enquadramento vertical é utilizado para a grande maioria das publicações editoriais, principalmente as que utilizam uma única imagem ocupando toda a capa e para as que usam fotos em paginas cheias, normalmente são publicações mais caras e sofisticadas, dirigidas para um publico mais selecionado e de poder aquisitivo maior, ou seja, revistas de alta gastronomia. Essas imagens também são utilizadas em publicações mais populares, em que a capa possui inúmeras imagens e em paginas com fotos entre textos e receitas, mas nesse caso, ganham cortes na diagramação e seu sentido vertical é suavizado e muitas vezes até descaracterizado tornando-se uma imagem quadrada. A maior parte dos catalogo e cardápios possuem esse corte ou utilizam imagens nesse formato.

Publicação especializada, imagem única em pagina inteira.

Publicação popular, diversas imagens na pagina, sentido vertical atenuado.

Esteticamente, o enquadramento vertical cria imagens de maior vigor e impacto visual, a moldura da imagem gera linhas verticais e o fotógrafo pode, e muitas vezes deve, compor imagens em que suas linhas internas acompanhem esse eixo, de maneira paralela ou diagonal, assim propicionando que o resultado final tenha essa mesma imponência, própria da verticalidade.

Tomate-cereja recheado
Linhas verticais internas da imagem seguem o sentido da moldura e intensificam seu vigor.

Outro ponto importante é a sensação de força gravitacional emprestada de nossa sensação física para nossa percepção visual, assim nosso olhar tende a percorrer toda a imagem de cima para baixo e repousar na região inferior da composição, por esse motivo, é recomendável que esse seja o ponto em que o elemento principal esteja posicionado.

Como o enquadramento vertical sugere que o sujeito/objeto esteja na parte mais abaixo da imagem, é recomendável que essa seja a área em que esteja o primeiro plano, sobrando para a parte superior o segundo plano e fundo, ou seja, os elementos de profundidade. Essa é umas das grandes dificuldades desse tipo de enquadramento, pois, a produção de cena, deve preencher toda a área da imagem que não for ocupada pelo elemento principal, isso sem chamar demasiada atenção para si, portanto, deve compor o plano de fundo de forma sutil, mas completa.

Salada enroladinho italiano
Segundo plano e fundo atuando com sentido coadjuvante.

Alguns objetos e pratos culinários possuem uma forma especifica que impossibilita que o elemento em primeiro plano fique na parte inferior da imagem, é o caso das taças e pratos montadas em andares, nesses casos as dificuldades em compor o plano de fundo e menor, pois, o primeiro plano irá ocupar maior área da imagem.

Primeiro plano não esta na parte inferior da imagem.

Outras possibilidades de exploração estética e demandas de mercadas estão relacionadas a outros enquadramentos, e até mesmo um entendimento mais profundo sobre os conceitos vistos aqui, são possíveis ao compara-los a outros formatos, portanto, na próxima oportunidade continuaremos a explorar mais a fundo esse assunto.[/private]

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Andréa Silva

    Olá Rogério,
    Gosto muito de fotografia culinária e estou interessada em fazer um curso, estou lendo várias matérias sobre o assunto e me deparei com o seu, obrigada pelas dicas. Por acaso teria algum curso de fotografia que você recomende e tb a indicação de câmeras para esse tipo de trabalho?
    Agradeço se puder me ajudar!
    Andréa

  • Olá Rogério.

    Eu tenho um pequeno negócio em que preciso divulgar imagens dos meus produtos – cupcakes e assemelhados – e gostaria de saber como fazer essa imagem com o fundo desfocado. Eu uso uma câmera digital Sony Cyber-shot W630.

    Obrigado

    • Olá, boa tarde.

      Para desfocar o fundo é recomendado o uso de diafragma mais aberto, portanto, use a máxima abertura de seu diafragma.

      Algumas câmeras com sensores menores tem reduzido desfoque e maior profundidade de campo, por relações difíceis de explicar por email, mas o fato é que alguns equipamentos pode ter desfoques menores do que os vistos em resultados de outras câmeras.

      Boa sorte.

      Grande abraço,

      Rogério Andrade.

  • Ombudsman

    logar?
    agora perdeu a graça

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar