Home » Artigos » Dicas » 5 razões para investir em fotografias de alta qualidade

5 razões para investir em fotografias de alta qualidade 5/5 (1)

Escrevo este artigo pensando nos consumidores de fotografia, desde corporações que precisam de imagens para ilustrar um relatório para seus acionistas, passando por pequenos negócios que desejam ilustrar um catálogo na internet com produtos, também por decoradores que utilizam fotografias em projetos de ambientes e chegando a casais buscando por registros de casamento ou outros eventos, os exemplos são infinitos pois consumidores de fotografia somos todos nós.

Vivemos num momento interessante na história no qual praticamente todos tem uma câmera, seja um equipamento fotográfico ou um celular com capacidade fotográfica. Também temos acesso irrestrito à informação gastando apenas poucos cliques no Google e na Wikipedia para obter informações sobre fotografia. Os equipamentos fotográficos nunca foram tão bons, repletos de recursos e capazes de tomar decisões sobre abertura, tempo de exposição, foco e potência do flash que antes só poderiam ser feitos por fotógrafos profissionais experientes.

Num mundo como este, seria normal e compreensível alguém pensar: “por qual razão eu deveria investir dinheiro contratando um fotógrafo se qualquer um pode fazer uma foto?”.

Este pensamento tem feito com que casais peçam para “aquele amigo que tem uma câmerafotografar o casamento na mesma medida em que empresas dizem para o assistente de marketing que teve aulas de fotografia na faculdade para fotografar os produtos que irão para o catálogo na internet.

Embora em muitos casos o amigo com a câmera ou o assistente de marketing que teve algumas aulas possam realmente dar conta do recado e produzir imagens corretas e até boas, há um grupo de motivos pelos quais sugiro que você invista em fotografias de alta qualidade, vamos a eles:

1 – Em uma empresa que vende produtos ou presta serviços, embora qualquer um possa fotografar, só um fotógrafo profissional pode olhar o seu produto e extrair o máximo dele para que não apenas apareça corretamente na foto, mas para que seja desejável aos consumidores. Uma foto correta é fácil mas uma foto vendedora pede mais em termos de qualidade, iluminação, acabamento e poder comunicativo;

2 – Imagine agora o casal buscando o registro de seu casamento, nada impede que peçam aos amigos para tirarem fotos, isso inclusive é divertido, mas o fotógrafo profissional não estará na festa para se divertir, beber ou comer, ele é pago para observar detalhes, captar sorrisos e momentos sem perder nada. O amigo com câmera não pode registrar tudo pois ele não está lá para isso;

3 – Outro caso é o de um decorador escolhendo uma imagem para um projeto. Ele pode comprar uma câmera e produzir fotos bonitas, sem dúvida, no entanto com poucos cliques no Google ele pode localizar desde um fotógrafo brasileiro que tenha uma linda fotografia de uma praia paradisíaca até alguém com uma fantástica imagem do deserto, então por que desprezar essa riqueza de imagens?

4 – Vamos a outro motivo: a dedicação integral. Quem não é fotógrafo em tempo integral, por mais que goste do assunto, não irá se dedicar todos os dias diversas horas por dia à fotografia, os compromissos do trabalho usual irão impedi-lo de ter o mesmo grau de dedicação que se espera de um profissional. É lógico que aqui me refiro aos bons profissionais, aqueles que estudam, pesquisam, investem em aprimoramento técnico e estético de forma constante.

5 – Equipamento adequado é outra razão. Por mais que as câmeras atuais tenham evoluído, ainda é verdadeiro que boas lentes para um retrato não são necessariamente as mesmas que para uma boa foto de evento e que por sua vez podem não ser adequadas para uma fotografia de arquitetura. Um fotógrafo especializado tem os equipamentos necessários à sua área de atuação, permitindo a máxima qualidade.

Novamente repito, estou aqui a falar de bons profissionais, os ruins tentam fazer qualquer foto com qualquer equipamento e com qualquer resultado no final das contas, mas este artigo é sobre bons profissionais, dedicados, interessados, estudiosos, que são aqueles que irão zelar pelo melhor registro de um evento, pelo melhor ângulo de um produto, pela luz impecável de um retrato etc.

É por isso tudo que se deve investir em fotografias de alta qualidade contratando bons profissionais. Isso não muda o fato de que é divertido e interessante que outras pessoas fotografem, gostem e estudem fotografia, isso é ótimo pois quanto mais informação, melhor para todos, a democratização da fotografia impulsionada pelo digital foi excelente, mas se o que você busca é um resultado especial e diferenciado em termos de imagem, seja para seus produtos e serviços ou para as memórias dos momentos especiais de sua vida, então contratar um bom fotógrafo nunca será um gasto, mas sim um investimento.

Nos vemos em breve,

[]’s
Armando Vernaglia Jr
www.vernaglia.com.br
armandovernaglia.wordpress.com
@VernagliaJr

Armando Vernaglia Jr

Armando Vernaglia Jr tem mais de dez anos de experiência como fotógrafo publicitário e diretor de arte. Graduado em Publicidade e Propaganda e especializado em Comunicação Organizacional, é também professor de fotografia e palestrante. Seu trabalho pode ser conhecido em seu site - www.vernaglia.com.br . E você também pode seguí-lo no Twitter @VernagliaJr

13 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Otimo artigo. É preciso que estes pontos sejam sempre lembrados a aqueles que acham que fotografar e so apertar o botãozinho da maquina.

  • Você usou a palavra mais certa que podia no título do site: "investir" em fotografia. Eu trabalho muito com fotografias para catálogos, sites e anúncios. Este tipo de fotografia traz um retorno financeiro justamente porque vende o produto. Não adianta ter um belo produto ou um ótimo serviço e tentar vendê-lo com uma apresentação ruim. Nem sempre há possibilidade de ter um encontro com o cliente para persuadi-lo, por isso a importância de uma boa fotografia.

  • Olá Armando.

    Parabéns pelo texto. Perfeito!

    Já passei por caso muito interessante: numa turma de 07 formandos, uma não quis fechar a foto pq o namorado dela tinha uma câmera e disse que ia fotografá-la. Ok, na hora da festa ele era o mais bêbado de todos com a câmera na mão. Nem quero imaginar o que saiu de resultado. rs

  • É isso aí Armando, apesar de ainda ser novo no mercado profissional de fotografia de eventos, pude perceber claramente o quanto vale a fotografia de qualidade, seja na exigência de sua própria habilidade quanto na precisão de escolha de seu equipamento de trabalho.

    Iniciei basicamente com uma canon 40D usando uma 28-135 e outra 50mm f1.8. Suei muito atrás das melhores poses, tanto eu quanto minha esposa Elisângela, que hoje trabalha comigo.

    Juntos, percebemos que as fotos mais artísticas e com ângulos mais pensados, tem muito mais valor tanto na hora de separá-las para entrar no álbum quanto na hora de mostrar um portifólio ao cliente.

    Outra coisa muito interessante é que os valores do serviço em si foram evoluindo conforme a agenda foi sendo ocupada, e nem por isso o volume de contratações caiu. A grande maioria dos clientes de hoje, procuram pela qualidade.

    Tudo isso nos possibilitou acompanhar o mercado tecnológico dos equipamentos, hoje trabalhamos com câmeras 5D e apenas lentes "L" com abertura mínima de F2.8.

    Esta mudança além de melhorar muito o portifólio, ajudou decisivamente no aumento da procura de nosso trabalho também.

    Parabéns pela publicação de seu artigo!

    Vamos construir um mercado de bons profissionais!

    Um grande abraço!

  • Olá pessoal, obrigado pelos comentários!

    Linsmar, é assim mesmo, vivemos num mundo no qual é complicado ver e dar valor às coisas, muita gente tem a impressão de que como tem tudo de graça na internet então nada tem valor… faz parte, temos que conviver com isso e saber mostrar o valor de um trabalho bem feito.

    []'s

    Armando

  • muito bom!!! texto realmente fundamento nos dias de hoje, onde qualquer um fotografa e acha que por a camera calcular tudo sozinha, ja esta bom…

    Obrigado pelo texto Armando.

  • Produzir coisas boas exige um preço, e com fotografia é do mesmo modo. Fico chateado quando alguém não dá o devido valor a produção de outra pessoa, seja ela física, intelectual, etc. Parabéns pelo post.

  • Armando, assino embaixo de tudo que escreveu. Acrescentando, posso dizer que muitas vezes as pessoas confundem 5 MP (Mega Pixels) de uma compacta com 5 MP de uma profissional.

    É comum achar que por ter a mesma quantidade de MPs as duas câmeras terão o mesmo resultado. Ledo engano. Sem contar o peso que um bom jogo de lentes faz na foto, ainda temos a qualidade do sensor que captura a imagem.

    Fotografar é muito bom, eu mesmo faço isso por hobbie e sempre que posso, levo a 30D nos eventos e fico lá praticando. Mas nem de longe se compara ao trabalho de um profissional, que está no evento só fazendo isso.

Abrir Chat
1