Home » PREMIUM » Fotografias de longa exposição sem o uso de filtros

Fotografias de longa exposição sem o uso de filtros 4.88/5 (8)

Hoje vou explicar como fazer fotografias de longa exposição durante o dia sem o uso de filtros de densidade neutra :)

Olá leitores do Fotografia-DG.

Gostaria de presenteá-los com essa dica nova para fazer fotografias utilizando a técnica de longa exposição e do software Photoshop.

Movimento das nuvens na praia de Maresias durante o por do sol (São Sebastião) – Ale Rodrigues

Como tenho dito nos artigos anteriores, a fotografia de longa exposição é um dos meus gêneros favoritos que gosto de utilizar em meu trabalho. Seja pelo efeito surreal, seja por ser parte de uma filosofia pessoal de vida, à qual busco introduzir o elemento tempo nas imagens.

É preciso paciência para este tipo de fotografia e um certo investimento em filtros de densidade neutra, mas nesse artigo eu vou mostrar como você pode fazer fotografias em longa exposição sem utilizar nenhum filtro, mesmo durante o dia e com o tempo de exposição que você quiser. Duvida? Então continue lendo.

VOCÊ PRECISA SER LEITOR PREMIUM PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Este é um projecto que tem como principal objectivo acrescentar mais valias para todos os leitores, para além de todas as vantagens que você já tem acesso no blog, você terá ainda, acesso exclusivo a dicas, artigos e promoções extra, bem como, acesso a um grupo fechado no facebook para que possa tirar as suas dúvidas connosco.

Para além disso, ao se tornar leitor PREMIUM do portal você vai receber 15 BÔNUS que excedem os R$ 300,00.

  • Bônus 1 - Curso Online de Photoshop, Lightroom e Camera Raw
  • Bônus 2 - Cursos Online Lightroom CC Básico
  • Bônus 3 - Cursos Online Bridge CC para Fotógrafos Essencial
  • Bônus 4 - Cursos Online Photoshop CC Básico
  • Bônus 5 - Cursos Online Photoshop CC Textura
  • Bônus 6 - Cursos Online Photoshop CC Efeitos Criativos
  • Bônus 7 - Cursos Online Photoshop Efeito Arte Pop
  • Bônus 8 - Cursos Online CorelDraw Gráfica
  • Bônus 9 - 5 Mini-Cursos em PDF para Fotógrafos
  • Bônus 10 - 30 Presets Lightroom para Melhorar Suas Fotos
  • Bônus 11 - 60 Presets Lightroom Especiais para Retrato
  • Bônus 12 - 19 Presets Lightroom com Efeitos Instagram
  • Bônus 13 - 75 Presets Lightroom Vintage e Efeitos Retrô
  • Bônus 14 - Revista zOOm #24 em PDF
  • Bônus 15 - Desconto vitalício de 5% em todos os produtos da nossa loja

Pense no Leitor PREMIUM como uma contribuição simbólica para o Fotografia DG que será usada para o seu próprio beneficio.

Nós temos a consciência da crise económica que o país enfrenta, desta forma, cada leitor poderá contribuir de acordo com a sua realidade, ou seja, poderá optar numa contribuição que irá variar entre os 7,50 Euros/Ano (R$ 30,00) a 30,00 Euros/Ano (R$ 120,00).

Clique a baixo no valor que mais se ajusta à sua realidade:

Aqui um exemplo de edição básica feita no Lightroom:

Praia de Boiçucanga – ©2017 Ale Rodrigues

Principais vantagens desse método:

  • Você pode conseguir tempos de exposição maiores do que com uma única imagem.
  • Pode escolher posteriormente o efeito que você quer (mais ou menos tempo de exposição)
  • Reduz o nível de ruído e também os hot pixels (várias exposições curtas produzem muito menos ruído do que uma só exposição longa)
  • Reduz o problema de vinheta, pois não está utilizando filtros de densidade neutra

E as desvantagens:

  • Se você é um “purista” que gosta de captar em uma única fotografia, pode ser que você não goste desta técnica
  • É necessário o conhecimento de Photoshop, apesar do passo a passo mencionado neste artigo
  • Você vai ter que passar mais tempo em frente ao computador editando a foto

Esta técnica pode ser utilizada quando você quer valores bem altos de exposição, como eu comentei, de vários minutos, até horas e também é útil quando você quer aumentar a chance de não perder aquele momento exato quando as luzes estão mudando rapidamente (por exemplo ao entrar e sair nuvens, aparecer e desaparecer os raios de sol), se você fizer várias capturas com tempos mais curtos, você ainda pode salvar uma das imagens com um “momento decisivo” dentre as várias imagens feitas.

Você ainda pode utilizar esta técnica mesmo com filtros de densidade neutra de valores menores, por exemplo um filtro ND de 3 ou 6 pontos, pois apresentam menor vinheta que os de 10 ou 15 pontos por exemplo.

É possível fazer uma combinação de várias fotos de 2 minutos com os filtros ND e depois mesclá-las em uma única de 1 hora por exemplo e criar assim efeitos mais surreais. As possibilidades são infinitas

Se você quer saber mais sobre fotografia em longa exposição, é possível adquirir o meu e-book neste link.

Se você gosta do assunto e quer aprender mais sobre fotografia de paisagens e longa exposição, eu estarei ministrando um workshop na praia de Boiçucanga, litoral norte de São Paulo nos dias 6, 7 e 8 de outubro. Clique aqui para fazer sua inscrição. Neste momento só tenho mais 2 vagas para esta turma. Maiores informações podem ser encontradas aqui.

Se tiverem mais sugestões e quiserem comentar suas experiências, fiquem à vontade.

Abraços a todos e até a próxima!

1