Home » Artigos » Dicas » Fotos Aéreas & Grafismos

Fotos Aéreas & Grafismos

- Última Atualização a: 13/06/2014

Começo minha terceira coluna  agradecendo ao piloto Dr. Fernando Arruda Botelho pelo incrível convite de voar da cidade de Itirapina até Rancharia no interior paulista acreditando no meu sonho de um dia fazer parte da elite mundial da fotografia. 
Nesse trabalho mais do que especial, retratei os grafismos formados pela vegetação. Mas o que são grafismos?

Na fotografia é “uma técnica usada para criar imagens abstratas e com composições geométricas. Geralmente são fotos de forte apelo gráfico, que retratam detalhes arquitetônicos de construções, objetos coloridos ou situações em que vale mais a forma do que o conteúdo. Na minha humilde visão e mais resumida do que tudo isso, o grafismo é uma forma de treinar os olhos valorizando coisas simples, formas sem sentidos que nos fazem ficar atentos a todos os detalhes. Mesmo em fotos como essas em que tudo parece sem sentido. Lembre se da regra dos terços para compor melhor suas fotos”

Dicas técnicas

  • ISO sempre alto, para manter o contraste e usar velocidades mais altas.
  • Aberturas menores para maior profundidade de campo.
  • Velocidade mais alta para ajudar evitar desfoques, pois estará no mínimo a 120km/h.
  • Escolha lentes grande angulares.
  • Filtro polarizador

Dicas importantes

1. Para fazer fotos aéreas é importante conhecer o piloto. Um fator primordial é explicar como quer enquadrar certas paisagense terá que fazer com que o piloto compreenda altura e velocidade.

2. Esteja atento à posição do sol e nuvens que podem atrapalhar.

3. Evite voar com aviões nas quais não possui janelas, pois fotografar com um acrílico ou vidro na frente, tira toda a vida de sua imagem, fora que terá reflexos mais do que indesejados.

4. O melhor horário para voar sem dúvida alguma, é no fim de tarde.

Mas nada melhor do que demonstrar não é? Então vamos ver algumas fotos desse trabalho que realizei com a participação do piloto Dr. Fernando de Arruda Botelho.

Uma plantação de eucaliptos formam uma “pizza gigante”

Uma plantação de laranjas dão profundidade a foto com suas linhas curvas

O contraste da terra vermelha com as poucas árvores na região
Repare que o objeto principal da foto respeita a regra dos terços

Uma bela imagem do piloto Dr. Fernando Botelho sobrevoando uma represa

Um conselho para os iniciantes que querem se dar bem na carreira em qualquer estilo de fotografia, estude o grafismo e treine muito, pois se tornará uma ferramenta para treinar seus olhos em qualquer situação.

Razante em meio a floresta

Razante na Represa do Broa

Até o próximo post!

Lucas Amorelli
www.flickr.com/photos/lucasamorelli
www.lucasamorelli.olhares.com
Twitter @lucasamorelli

Ajude-nos, avalie este artigo:

Lucas Amorelli

Lucas Amorelli, 26, natural de Guaratinguetá (SP), iniciei minha carreira em 2002 enquanto cursava Publicidade e Propaganda na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (SC). Já trabalhei em diversos segmentos da fotografia, mas foi no fotojornalismo que encontrei seu verdadeiro caminho. Desde 2006 viajo pela Patagônia Argentina e Chilena. Em 2008 morei em San Carlos de Bariloche, onde pude aprimorar meu conhecimento com grandes fotógrafos argentinos.

11 Comentários

Clique aqui para comentar