Home » Artigos » Dicas » O que um fotografo de casamentos precisa estudar?

O que um fotografo de casamentos precisa estudar? 5/5 (3)

Já foi o tempo em que o fotógrafo de casamentos era considerado a escória da fotografia, acho até isso se deve por nós mesmos termos aprendido a valorizar nosso trabalho e por outro lado acho também que deve-se muito ao reconhecimento dos outros fotógrafos quanto as habilidades que aquele que fotografa um casamento deve ter, abrangendo diferentes áreas da fotografia.

Fotografar casamentos pode te exigir muitas habilidades que vão muito além daquele velho fotógrafo social, que apenas registrava o casamento de uma forma documental, apenas como registro de família.

Hoje os casamentos são festas super produzidas contando com bandas e DJ, exigindo assim um fotógrafo de shows, a festa é riquíssima em pequenos detalhes que merecem ser bem registrados por um fotógrafo de produto,  recheada de sentimentos que precisam ser percebidos pelo olhar atento de um fotojornalista, a noiva e os convidados com produções maravilhosas de beleza e figurino que precisam de um bom fotografo de moda, possuem locações lindas exigindo um bom fotografo de paisagens, e por aí vai…

O fotógrafo de casamento precisa conhecer todas as áreas da fotografia, e se quiser se destacar no mercado, ele precisa conhecer bem cada uma….

Veja alguns exemplos de imagens de fotografia de casamentos.

Fotografia de shows

Lentes luminosas e bom posicionamento são essenciais. Em alguns casamentos as bandas estão em palcos super iluminados e essas luzes geram fotos incríveis, fique atento e abuse da sua liberdade no palco para estar aonde quiser, pois em um show você não terá toda essa mobilidade.

A foto abaixo foi feita com uma 50mm 1.8 em cima do palco.

Fotojornalismo

Além de intuição, você precisa estar atento a tudo que acontece no casamento, e a pista de dança é o momento que mais lhe gera imagens impressionantes.

A foto abaixo foi feita com uma 50mm 1.4 no meio da pista de dança.

Esportes

Existirão diversos momentos, principalmente na festa, em que você precisa ser muito rápido, exatamente como na fotografia de esportes, o bom posicionamento, o ajuste rápido e a velocidade no raciocínio devem estar em sincronismo. Foto feita com uma 24-70 2.8 no meio da pista de dança.

 

Moda

Use uma 85mm 1.8 e uma 24-70mm 2.8, conduza a noiva para um clima de um ensaio editorial.

 

Social

Os registros casuais devem ser feitos, mas não precisam ter aquela cara formal não é? Fuja dos padrões e anime-se com a galera. Não se esqueça que essas serão as fotos da família, os registros oficiais, e que passarão de gerações em gerações. Uma luz perfeita e um enquadramento alinhado são essenciais.

Uma 24-70 ou uma 17-40 são perfeitas.

 

Produto (Still)

As alianças são as principais protagonistas deste tipo de fotografia nos casamentos, e como tratam-se de jóias, uma lente macro será perfeita para mostrar os detalhes.

Beauty

Use o retrato para enfatizar a beleza da noiva e  a perfeição da maquiagem, é exatamente com isso que deve se preocupar nesse tipo de fotografia.

Essencial usar a lente 50mm 1.8 ou uma 85mm 1.8,  elas são excelentes para retratos.

Fotografia de Paisagem

Boas composições e uma lente grande angular, são essenciais, tanto para fotografar paisagens comuns, como para fotografar o ambiente da casa de festas.

Uma 10-22(sensor com fator de corte) ou uma 17-40(sensor full frame) vai lhe ajudar muito, pois são muito versáteis e possuem uma grande profundidade de campo mesmo nas maiores aberturas.

 

Sensual

A noiva não é uma modelo para um ensaio sensual, mas você pode usar de alguns elementos para mostrar  a sensualidade de uma forma bem leve. As fotógrafas mulheres possuem mais facilidade para conseguir estes cliques por isso sempre recomendo que haja uma mulher na sua equipe, mas se o fotógrafo homem for sutil, basta conversar com a noiva e explicar exatamente o que pretende, com certeza haveráo lindos cliques, mas cuidado, não seja vulgar.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Anderson Marcello

Anderson Marcello é fotografo de casamentos e famílias no Rio de Janeiro, e é membro das principais associações de fotografia de casamentos do mundo, a WPJA e a AG | WPJA.

27 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Fotografo de casamento nunca foi visto como a escória da fotografia. A não ser que estejam falando do tempo do flash a pólvora, mesmo assim ainda acho pouco tempo. Acontecia, como acontece ainda hoje, segmentos diferentes da fotografia, terem impressões diferentes dos outros segmentos. Fotografo de casamento de 1979 pra cá, pois foi quando eu conheci os fotógrafos especializado no assunto, eram tão respeitados como são hoje, talvez até mais. O que acontece também, e sempre aconteceu, é que tirando os 10% dos fotógrafos que atende aos 10% mais ricos, e assim conseguem fama que supere os problemas de reconhecimento de atividade, a fotografia no geral sempre foi vista como "profissão" que, segundo um termo antigo, "não dava camisa para ninguém". Os tempos mudaram. Hoje ser diarista na faxina, atendente de loja, frentista de posto ou fotografo não famoso, são profissões ou atividades vistas com naturalidade, apesar de poder muita das vezes não encher muito os olhos, mas que bom isso! né? Então eu penso que o conceito colocado no inicio do texto, carece de uma analise um pouco mais cuidadosa. Para citar alguns nomes em Belo Horizonte: Carlos Guilherme, Faleiro do Buffet de mesmo nome e o Gois (esse ultimo não era especialista em casamentos, porém bastante conhecido).

  • Adorei, show de bola!!! Bom de +. Admirei muito o seu conhecimento e a sua simplicidade de estar dividindo um pouco do seu conhecimento….Parabéns.

  • Lindo, as fotos são maravilhosas, cada detalhe se torna momentos simples em lembranças eternas, o trabalho de um fotógrafo é realmente um presente.

  • excelente materia….parabens….
    Mas…para a fotografia do ensaio sensual não foi mencionada a lente utilizada….
    Gostaria de saber…..
    Peço desculpas….sou um amador amante da fotografia…e tudo sobre esta arte….quero aprender….
    Faço votos que os deuses…te ilumine sempre….
    Abraço fraterno….
    Helder Horta Barbosa (Saquarema/RJ)

  • Muito boa a sua matéria! Porém, gostaria de acrescentar que um fotógrafo de casamento precisa ser antes de tudo um bom planejador. Conversar detalhadamente com os noivos antes do casamento, sentir a suas culturas, padrões, religião, seus defeitos escondidos (lado esquerdo, direito, nariz grande, sorriso, tc….). Após este levantamento, elaborar um planejamento que certamente as falhas diminuirão bastante. É claro que não poderemos deixar de lado o improviso que as vezes se faz necessario.

  • De fato um ótimo artigo!
    Eu ficava ansioso para ler a próxima linha, saber com qual lente tal fotografia foi tirada…
    Muito obrigado, caro Anderson (e certamente não poderia deixar de dizer que teu trabalho é incrível!).

  • Muito bom no formato da explicação e indispensável para quem quer sentir a pegada de um profissional dando dicas importantes!!! Mandou muito bem Anderson!!! Diria que esse post é o casamento perfeito entre quem sabe do que está falando e aqueles que querem aprender!!! Abração

  • Para ser um grande fotógrafo, não só na área de casamentos é preciso algo mto importante que vc não falou mas percebi que vc tem: carisma para conquistar o cliente e as pessoas a sua volta pois aí eles adquirem confiança em vc e outro ponto é altruísmo, o desejo de compartilhar com os outros o seu conhecimento. Obrigado pelas suas idéias e sua ajuda.

  • Sou novo no ramo da fotografia de casamento, e sei o quanto é dificil se destacar nesse meio, por isso é importantissimo nós estudarmos todos os ramos da fotografia para entregarmos o melhor do nosso trabalho que as vezes chega a ser desvalorizado por algumas pessoas, ainda bem que hoje essa visão esta sendo mudada com tantos profissionais qualificados para tal. Parabéns Anderson, um ótimo post para quem quer realmente seguir essa carreira, só uma observação…faltou mencionar o Amor que devemos ter por estarmos registrando um momento tão importante na vida de alguem rsrs.
    abraço