Home » Artigos » Dicas

Enquadramento Horizontal na fotografia de culinária 5/5 (1)

Vamos continuar falando sobre o enquadramento na fotografia de culinária, mas agora com ênfase na posição de moldura horizontal. Já sabemos que podemos utilizar três formas diferentes de enquadramento, o vertical (já comentado em matéria anterior) o horizontal (nossa matéria presente) e o quadrado.

É importante lembrar que a escolha do tipo de enquadramento esta ligada a dois pontos principais. O primeiro é o sentido da própria imagem, pois, podemos privilegiar as linhas verticais ou horizontais através da moldura da foto, estabelecendo diferentes elementos na comunicação visual. O segundo é a necessidade do mercado, de acordo com o veiculo que irá publicar a imagem, teremos um sentido mais explorado, como por exemplo, as revistas de banca que são na grande maioria impressas em formato vertical, portanto, imagens nessa posição serão mais úteis, para essa mídia.

[private]

O enquadramento horizontal é muito utilizado para as imagens que serão visualizadas em computadores e na internet, como por exemplo, as revistas on line, os blogs, emails de mala direta, entre outros.  Em todos esses casos, normalmente, a apresentação das imagens será feita por meio de monitores, que na maioria dos casos possuem formato quadrado ou horizontal, principalmente, os modernos e populares em formato “wide” (nesse formato existe uma forte tendência horizontal), assim, as imagens respeitam a melhor forma de visualização para essas mídias e atendem de maneira mais adequada a demanda desses clientes. Obviamente, as imagens em formato quadrado são feitas na pos-produção, e podem ser alcançadas através de uma foto com orientação vertical ou horizontal, mas por uma questão de coerência visual, normalmente temos melhores resultados após o corte, quando a imagem já é feita no enquadramento mais indicado para o tipo de mercado ou modo de visualização, que no caso das mídias virtuais, é o enquadramento horizontal.

Esse mesmo formato é utilizado também, embora com menos frequência, em alguns tipos de catálogos, cardápios e em impressões de pagina única, como jogo-americano personalizado, de restaurantes e padarias e guardanapos ou outros adereços desses estabelecimentos.

Pão especial de bacon
Formato horizontal, comum para visualização em monitores, principalmente os mais modernos

 

Tomate recheado a moda árabe
Formato quadrado, comum para visualização em monitores, principalmente os mais antigos

No enquadramento horizontal a moldura superior e inferior compõem as linhas mais longas e de maior importância. As imagens que possuem linhas horizontais na sua composição interna respeitam a orientação dessa moldura e por esse motivo, costumam ser mais agradáveis nesse formato.

A analise estética dessas linhas horizontais indica um sentido visual de menor movimento, ou seja, imagens formadas com linhas horizontais internas, nesse mesmo formato, tendem a revelar maior estabilidade e menor dinamismo.

Tomates recheados com ricota
Linhas horizontais da imagem seguem o sentido da moldura e acentuam a sensação de estabilidade na imagem

Como comentamos na matéria anterior, a nossa percepção visual é afetada pela nossa sensação física de força da gravidade, em nosso dia-a-dia estamos acostumados a ver o mundo ancorado pelo chão, ou seja, uma linha inferior que sustenta os elementos acima dela. Por esse motivo as imagens horizontais tendem a menor sensação de dinamismo e quanto mais aberto o plano, maior será essa linha, comparativamente, portanto, maior será o sentido de estabilidade.

Filé de frango empanado ao parmesão
Plano mais aberto, imagem ainda mais estável

Outro ponto que merece muita atenção é a relação entre sujeito/objeto principal e elementos de produção, nas imagens com moldura horizontal. Nesses casos temos duas possibilidades, a principio, o elemento principal centralizado ou descentralizado. O primeiro caso acentua a estabilidade da imagem por posicionar o prato de forma equilibrada. O segundo caso acrescenta dinamismo e movimento a imagem e se usamos linhas diagonais nas relações visuais de sua construção podemos aumentar, ainda mais, essas sensações.

Salada de frutas e flores
Prato principal em posição centralizada, acentuando a sensação de estabilidade e equilíbrio da imagem

Salada de frutas e flores
Prato principal em posição descentralizada e uso de linhas diagonais, adicionando dinamismo e movimento a imagem

A moldura da imagem cria linhas mais estáveis ou mais dinâmicas de acordo com a lógica da composição da imagem e cabe ao fotógrafo escolher qual sentido visual será explorado, e ainda, quais sensações serão enfatizadas ou enfraquecidas na comunicação visual, com o expectador. Vimos até aqui algumas possibilidades estéticas e demandas de mercado, mas muito mais pode ser feito, por isso observar as necessidades do mercado e as soluções apresentadas pelos profissionais é fundamental. Até a próxima.[/private]

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar