Portifólio de jóias: crie o seu fundo 4/5 (1)

Quando o cliente pede um trabalho de fotografia de jóia,  em 90% dos casos,  ele vai pedir que as imagens sejam entregues com recorte de imagem ou fotografadas apenas em um fundo branco, conforme a imagem seguinte.

Fotografia de jóias

Para o seu cliente, sem dúvida, esta será a melhor opção. Para o fotógrafo também pode ser, caso ele saiba trabalhar em cima disso.

Hoje vou dar algumas dicas de como criar um fundo mais sofisticado na pós produção de suas fotos de jóias. 
Para criar o nosso fundo, vamos trabalhar com duas cores: principal e secundária. Gosto muito de usar o preto como cor principal das minhas fotos de jóias, acho que dá sofisticação às peças.

Vamos aos trabalhos

No photoshop você irá trabalhar basicamente com três principais ferramentas: camadas (Layers),  opacidade (Opacity) e gradiente (Gradient Tool). Com estas ferramentas já podemos criar muitas opções para o seu fundo.

Sobre as cores secundárias:  escolha uma cor que esteja presente em alguma parte da jóia, assim teremos uma harmonia de cores. Veja o exemplo abaixo. 
Usei como cor principal o preto e como cor secundária o verde, que está presente na pedra esmeralda no colar e no brinco. Nessa imagem temos um outro diferencial, que foi juntar duas jóias em uma única imagem.

Duas jóias em uma única imagem

No exemplo acima usei a ferramenta “Diamond Gradient” para fazer o formato da estrela verde no centro da imagem. Importante: não esqueça de diminuir a opacidade da camada secundária!

Vamos ver mais um exemplo: O anel abaixo é todo em prata, sendo assim, não temos uma segunda cor na peça. Portanto, nesse caso, trabalhei com o lilás ou roxo, que junto ao preto fez um degradê. Nessa imagem usei a ferramenta “Radial Gradient”. O diferencial dessa está no fundo espelhado imitando o movimento da água.

Como fazer o espelho d’água: copiei a camada do anel e puxei para baixo para dar um efeito de reflexo, depois diminui a opacidade até o ponto que me pareceu agradável aos olhos (não tem uma regra) e usei a ferramenta “Smudge tool” em 50% para dar este efeito borrado ao reflexo do anel.

Fundo espelhado imitando o movimento da água

Vamos a mais um exemplo: Repare que nesse brinco temos duas opções de cores secundárias: o marrom e o verde. Mais uma vez escolhi usar o verde junto ao preto. Pessoalmente gosto bastente dessa combinação, mas não quer dizer que você não possa tentar outras opções com o marrom. Novamente usei a ferramenta “Diamond Gradient”, porém, dessa vez, a utilizei nos cantos da imagem, e não no centro.

Duas opções de cores secundárias

Dicas adicionais

  • Evite usar cores quentes como o vermelho e o amarelo. Essas cores são muito usadas em fotografias de alimentos, não acho que combine com jóias.
  • 
Lembre-se sempre de diminuir a opacidade da cor secundária. Ela não deve chamar mais atenção do que as jóias na imagem.
  • 
Se for colocar mais de uma peça na mesma imagem, o ideal é que elas façam um conjunto, por exemplo: um brinco e um anel do mesmo modelo. Ou até mesmo dois anéis, mas certifique-se de que eles sejam parecidos.

Bom, espero ter ajudado. A partir dessas dicas, criem bastante, pois o processo de criação é infinito!

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Bruna Issa

Bruna Issa é formada em jornalismo com pós graduação em fotografia pela “IDEP - Escuela Superior de Imagen Y Deseño” de Barcelona. Proprietária do EstúdioISSA, onde além de atuar nas áreas de fotografia de Produto e Ensaios, leciona cursos em diversas áreas da fotografia.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar