Câmeras, Lentes e Acessórios para Fotografia de Longa Exposição Diurna 5/5 (3)

Olá leitores do Fotografia-DG.

Hoje vou comentar sobre quais são os requisitos mínimos em termos de equipamentos para se fotografar em longa exposição durante a luz do dia.

Foto: Essência VII – Guarda do Embaú – SC- Brasil – Ale Rodrigues
Foto: Essência VII – Guarda do Embaú – SC- Brasil – Ale Rodrigues

1 – Câmera

Qual câmera é necessária?

Qualquer câmera de qualquer fabricante e que contenha o modo B (Bulb). Em algumas câmeras é possível com o modo M conseguir exposições de até 15 minutos, mas é uma exceção que foge a regra. A dica aqui é ler o manual de sua câmera e entender as limitações e capacidades dela. Normalmente uma DSLR consegue ir até 30 segundos no modo manual e até onde a bateria aguentar ou o sensor aquecer demais no modo Bulb.

Camera-Canon-6D

As câmeras analógicas também conseguirão realizar longas exposições de vários minutos. As analógicas apresentam a desvantagem do custo do filme e revelação e também o problema de reciprocidade, que é um problema inerente ao filme. Normalmente os fabricantes de filme disponibilizam na própria caixa do filme ou no website a compensação para a longa exposição (muitas vezes tendo que adicionar tempo extra a sua exposição).

Tamanho do sensor (Full Frame ou APS-C)

Com relação ao tamanho do sensor a principal vantagem de uma Câmera Full Frame é o menor ruído e em se tratando de fotografias de longa exposição, o maior problema é o ruído não devido ao ISO alto e sim ao tempo prolongado de exposição, que acaba gerando ruído térmico (devido ao aumento de temperatura no sensor) e provocando “hot pixels” e “dead pixels”. Portanto é recomendável uma câmera com menor ruído possível. É perfeitamente possível trabalhar com uma câmera com sensor APS-C (ou cropada como alguns dizem), caso você não tenha condições financeiras para investir em uma câmera full-frame, apenas lembre-se de que o ruído será maior.

2 – Lentes

VOCÊ PRECISA SER LEITOR PREMIUM PARA LER O ARTIGO COMPLETO!!!

O Fotografia-DG, sempre a pensar nos seus leitores, juntou um fantástico conjunto de Vantagens Exclusivas para os Leitores PREMIUM.

Este é um projecto que tem como principal objectivo acrescentar mais valias para todos os leitores, para além de todas as vantagens que você já tem acesso no blog, você terá ainda,acesso exclusivo a dicas, artigos e promoções, bem como, acesso a um grupo fechado no Telegram para que possa tirar as suas dúvidas connosco.

Ao se tornar Leitor PREMIUM você vai Receber Grátis 18 BÔNUS num valor superior a 350,00 Reais.

CLIQUE AQUI PARA SE TORNAR LEITOR PREMIUM AGORA

    Se você já é Leitor PREMIUM inicie a sua sessão a baixo para ler o artigo:

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Ale Rodrigues

Ale Rodrigues é formado em Engenharia Mecânica. Nasceu em São Paulo, Brasil; começou a fotografar com filme em 2006 numa câmera Yashica, um presente de seu pai. Trabalha com fotografia de paisagens, arquitetura, eventos corporativos e still. Possui material publicado em várias revistas do ramo e se especializou em criar imagens autorais utilizando de técnicas de longa exposição em que tenta passar uma mensagem para que as pessoas estejam conectadas no momento presente.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar