Como fazer fotos de longa exposição durante o dia sem o uso de tripé 2.89/5 (19)

Olá leitores do Fotografia-DG.

Conforme havia prometido no último artigo, vou mostrar a vocês como fazer fotografias de longa exposição durante o dia sem o uso do tripé e com o uso do programa Adobe Photoshop.

Da janela de casa 15 segundos de exposição sem tripé – Ale Rodrigues

Como tenho dito nos artigos anteriores, a fotografia de longa exposição é um dos meus gêneros favoritos que gosto de utilizar em meu trabalho. Seja pelo efeito surreal, seja por ser parte de uma filosofia pessoal de vida, à qual busco introduzir o elemento tempo nas imagens.

Se quer estudar mais a fundo a fotografia de longa exposição, recomendo a leitura deste livro digital neste link.

Muitas vezes queremos fazer uma fotografia de longa exposição, mas não estamos com o tripé, pois além de ter o incômodo de espaço e peso para carregar, em muitos locais em cidades, por exemplo, não é possível entrar com o tripé para fotografar. Além disso cada vez é maior a busca pela redução de peso em viagens e expedições fotográficas. Mas será que existe alguma forma de fazer as fotografias de longa exposição durante o dia sem o uso de tripé?

Da mesma maneira que comentei no artigo anterior, sim é possível fazer fotos em longa exposição durante o dia sem o uso de um tripé. Esta técnica, no entanto, requer o uso de programas de pós-processamento de imagem, no caso usaremos o Adobe Photoshop para isso e leva um tempo maior de processamento.

VOCÊ PRECISA SER LEITOR PREMIUM PARA LER O ARTIGO COMPLETO!!!

O Fotografia-DG, sempre a pensar nos seus leitores, juntou um fantástico conjunto de Vantagens Exclusivas para os Leitores PREMIUM.

Este é um projecto que tem como principal objectivo acrescentar mais valias para todos os leitores, para além de todas as vantagens que você já tem acesso no blog, você terá ainda,acesso exclusivo a dicas, artigos e promoções, bem como, acesso a um grupo fechado no Telegram para que possa tirar as suas dúvidas connosco.

Ao se tornar Leitor PREMIUM você vai Receber Grátis 18 BÔNUS num valor superior a 350,00 Reais.

CLIQUE AQUI PARA SE TORNAR LEITOR PREMIUM AGORA

Principais vantagens desse método:

  • Você não precisa de tripé.
  • Mais prático para fotografar que o método utilizando tripé

E as desvantagens:

  • Se você é um “purista” que gosta de captar em uma única fotografia, pode ser que você não goste desta técnica e não há nenhum problema nisso.
  • É necessário o conhecimento de Photoshop, apesar do passo a passo mencionado neste artigo
  • Você vai ter que passar muito mais tempo em frente ao computador editando a foto, o alinhamento de camadas pode demorar vários minutos

Se você quer saber mais sobre fotografia em longa exposição, é possível adquirir o meu e-book neste link.

Se você gosta do assunto e quer aprender mais sobre fotografia de paisagens e longa exposição, eu estarei ministrando um workshop na praia de Boiçucanga, litoral norte de São Paulo nos dias 8, 9 e 10 de dezembro.

Clique aqui para fazer sua inscrição. Maiores informações podem ser encontradas aqui.

Se tiverem mais sugestões e quiserem comentar suas experiências, fiquem à vontade.

Abraços a todos e até a próxima!

Este site usa Cookies & Política de Privacidade para lhe proporcionar a melhor experiência. Clique em "Aceitar" para consentir a sua utilização.