Profundidade de Campo na Fotografia de Culinária – Parte 2

Como vimos na primeira parte de nosso tutorial sobre a profundidade de campo na fotografia de culinária, temos três ferramentas disponíveis para controlar esse efeito.

Analisamos a forma como a distância focal e a distância entre câmera e objeto se relacionam com a profundidade de campo. Agora vamos falar sobre a abertura de diafragma e suas repercussões.[private]

A Abertura do Diafragma e a Profundidade de Campo

A abertura de diafragma é a mais importante ferramenta para o controle da profundidade de campo, de forma geral podemos afirmar que quanto maior a abertura do diafragma menor a profundidade de campo (ou seja, maior o desfoque) e quanto menor a abertura maior a profundidade de campo (ou seja, maior a sensação de nitidez em diferentes planos).

O que causa muita confusão é a relação numérica a respeito dos valores de abertura de diafragma, que representam uma relação inversa, ou seja, quanto maior o valor numérico menor a abertura e quanto menor o valor numérico maior a abertura.

Feita essa recapitulação técnica, concluímos o uso de um menor valor de diafragma contribui para uma imagem com menor profundidade de campo (maior tendência ao desfoque) e de maneira contrária, o uso de valores mais altos de diafragma contribui para uma imagem com maior profundidade de campo.

Babaganuche
Abertura de diafragma F/4.0 – Imagem com menor profundidade de campo.

Espaguete com anchova e salsa
Abertura de diafragma F/8.0 – Imagem com maior profundidade de campo.

A seguir a mesma composição com mudança apenas do valor de diafragma demonstrando os efeitos possíveis através desse controle criativo.

Diafragma F/5.6
Primeiro plano em foco, segundo plano parcialmente nítido e terceiro plano parcialmente desfocado.

Diafragma F/4.0
Primeiro plano em foco, segundo plano parcialmente desfocado e terceiro plano desfocado.

Diafragma F/2.8
Primeiro em foco, segundo e terceiro plano desfocados.

Outro ponto importante é a questão sobre o chamado “Foco Seletivo” que corresponde à diminuição da profundidade de campo levada ao limite, em que temos nitidez em uma área muito limitada, bem definida e seletiva da imagem.

Muitos profissionais utilizam esse recurso de forma bastante agradável criando efeitos visuais realmente impactantes, mas deve-se ter muito cuidado, pois, embora esse recurso possa expressar uma beleza artística bem apreciada, por boa parte dos fotógrafos, no âmbito comercial, clientes e diretores de arte, muitas vezes, não ficam satisfeitos ao ver seu produto desfocado apenas com uma pequena área nítida. Por exemplo, o cliente que contrata o serviço para fotografar uma pizza, provavelmente, não irá ficar muito contente ao receber sua pizza desfocada e a azeitona em foco, afinal o seu produto não está adequadamente demonstrado, já se o cliente for o fabricante de azeitonas, então, teremos maior chance de agradar com esse resultado.

Doce de batata com canela ao mel.
Diafragma F/2.8
Foco seletivo – Apenas uma pequena parte do alimento esta em foco.

De forma geral, recomendo que na fotografia de culinária a profundidade de campo seja aplicada, de forma, que o produto principal esteja totalmente dentro da área nítida da imagem e que apenas os elementos de produção sejam desfocados. É evidente que isso não é uma regra e muitas vezes vemos o oposto disso em grandes trabalhos, mas com bom senso e boa vontade, podemos encontrar a medida certa para agradar clientes e expressar nossa arte.

[/private]

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Rogério Andrade

Rogério Andrade é fotógrafo atuante nos segmentos de moda, culinária e produtos. Ao longo de sua trajetória fotografou para diversos estúdios, agências e editoras e suas fotos são publicadas freqüentemente em vários segmentos da mídia impressa. Licenciado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) e com experiência na área de educação, atualmente, também ministras cursos e treinamentos para fotógrafos amadores e profissionais.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar