Home » Artigos » Dicas » Quais a Funções do Obturador?

Quais a Funções do Obturador? 5/5 (1)

Olá querido Leitor(a), tudo bem com você?

Dando continuidade ao nosso artigo anterior onde tratamos sobre “Qual o tempo estimado da vida útil dos Obturadores“, a partir deste mês iremos tratar sobre os 3 principais componentes para se registrar uma imagem bem exposta que são Obturador, Diafragma e ISO.

Alguns podem achar,”pô mais um artigo de algo tão básico e que trás informações nos manuais“, mas eu posso garantir que neste meu tempo como professor de fotografia e também profissional atuante, estes caras são os geram as maiores duvidas, muita gente incluindo profissionais, por muitas vezes preferem trabalhar com sistemas semi-automáticos porque não sabem lidar com o uso dos 3 simultaneamente na opção M (manual) que oferece toda a disponibilidade para o operador (fotógrafo) configurar sua câmera de acordo com a determinada cena que queira capturar. Desta forma hoje estaremos entrando nos mínimos detalhes sobre o OBTURADOR, quais suas funções, seu objetivo e como pensar nele como prioridade?

Obturador

Este é um mecanismo que se encontra dentro do corpo da câmera logo a frente do sensor, conhecido também como cortinas, pois o mesmo é formado por um conjunto de 2 cortinas, onde uma tem a função de abrir desta forma deixando o sensor exposto a luz e a outra a função de fechar interrompendo a passagem desta luz para o sensor.

Sendo assim podemos dizer que o obturador é responsável pelo tempo de exposição do sensor à luz e este tempo pode ser mais longo ou mais curto. Quando falamos deste controle de luz temos que deixar claro que a luz que nos referimos é a Ambiente natural ou continua eletrônica (lâmpadas, Led, kino Flo, etc), quanto a luz de flash, o obturador não tem controle sobre o mesmo e este assunto falaremos no próximo artigo.

Nos modelos DSLR, Mirrorless e Médio Formato o obturador é apresentado no LCD como mostrado na imagem  abaixo.

obturador

Em modelos de câmeras com ajustes completos, o tempo máximo de exposição do sensor à luz é de 30″ (Trinta Segundos) este tempo pode ser ampliado através da opção Bulb e com auxilio de um controle remoto que faz o obturador ficar um tempo ainda maior aberto,  quanto mais tempo o sensor fica exposto, consideramos uma baixa velocidade. O tempo mínimo de exposição do sensor a luz varia de equipamento, mas pode ser de 1/4000 ou  1/8000, nomeamos esta configuração como Alta Velocidade.

Bom, entendemos que nossas câmeras possuem baixas velocidade e altas velocidade mas na prática no que isso resulta?

VOCÊ PRECISA SER LEITOR PREMIUM PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Este é um projecto que tem como principal objectivo acrescentar mais valias para todos os leitores, para além de todas as vantagens que você já tem acesso no blog, você terá ainda, acesso exclusivo a dicas, artigos e promoções extra, bem como, acesso a um grupo fechado no facebook para que possa tirar as suas dúvidas connosco.

Para além disso, ao se tornar leitor PREMIUM do portal você vai receber 15 BÔNUS que excedem os R$ 300,00.

  • Bônus 1 - Curso Online de Photoshop, Lightroom e Camera Raw
  • Bônus 2 - Cursos Online Lightroom CC Básico
  • Bônus 3 - Cursos Online Bridge CC para Fotógrafos Essencial
  • Bônus 4 - Cursos Online Photoshop CC Básico
  • Bônus 5 - Cursos Online Photoshop CC Textura
  • Bônus 6 - Cursos Online Photoshop CC Efeitos Criativos
  • Bônus 7 - Cursos Online Photoshop Efeito Arte Pop
  • Bônus 8 - Cursos Online CorelDraw Gráfica
  • Bônus 9 - 5 Mini-Cursos em PDF para Fotógrafos
  • Bônus 10 - 30 Presets Lightroom para Melhorar Suas Fotos
  • Bônus 11 - 60 Presets Lightroom Especiais para Retrato
  • Bônus 12 - 19 Presets Lightroom com Efeitos Instagram
  • Bônus 13 - 75 Presets Lightroom Vintage e Efeitos Retrô
  • Bônus 14 - Revista zOOm #24 em PDF
  • Bônus 15 - Desconto vitalício de 5% em todos os produtos da nossa loja

Pense no Leitor PREMIUM como uma contribuição simbólica para o Fotografia DG que será usada para o seu próprio beneficio.

Nós temos a consciência da crise económica que o país enfrenta, desta forma, cada leitor poderá contribuir de acordo com a sua realidade, ou seja, poderá optar numa contribuição que irá variar entre os 7,50 Euros/Ano (R$ 30,00) a 30,00 Euros/Ano (R$ 120,00).

Clique a baixo no valor que mais se ajusta à sua realidade:

Em nosso próximo artigo estaremos abordando o tema diafragma e desmistificando a ideia que uma grande maioria tem de investir em uma objetiva clara só porque ela tem um Bokeh, desfoque bonito.

Espero que tenha gostado deste nosso artigo e você pode nos deixar perguntas, pautas sobre o que mais tem duvidas e conforme os pedidos, podemos adiantar alguns assuntos.

Se gostou, clique em curtir, compartilhe com os amigos, por ser um artigo premium nos ajuda bastante.

Grande Abraço e um ótimo mês de outubro para você.

Paulo Roberto

Paulo Roberto, Fotógrafo, atuo na área de fotografia desde 2009, em 2012 comecei a ministrar aulas de fotografia tanto particulares como em instituições como Senac Araraquara, realizo consultorias para fotógrafos iniciantes e também atuantes no mercado e ministro Workshops voltados para Iluminação com Flash Dedicado e Gerenciamento de Carreira. Formado em Ciências da Computação e Design Digital dois cursos que me deram grande conhecimento tanto no setor de TI como no de Web e planejamento, que hoje me ajudam muito. Passei por diversas categorias na fotografia e hoje meu foco esta no segmento de Estúdio, Publicitário, Still, Moda, Fitness e Sensual.

4 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Olá Querido Tiago tudo bem com você?
    Esta falha esta acontecendo com todas as objetivas que você possui? Ou acontece somente com uma em específico?
    Caso esteja acontecendo com todas, busque fazer o seguinte teste. Tente fotografar usando o LCD de sua câmera ao invés de usar o Viewfinder (ocular), você habilitando a visibilidade pelo LCD vc desativa o espeço que tem função de encaminhar a imagem captada pela objetiva diretamente para o Viewfinder.
    Se as suas imagens estiverem ok, o que esta causando o tremor em suas imagens é o acionamento do espelho.
    Outra possibilidade pode ser alguma vibração do obturador que por estar bem próximo ao sensor pode também causar esta vibração em qualquer um destes casos só levando para uma assistência técnica para solucionar e ajustar os componentes para não vibrarem mais.
    Faz muito tempo que você tem esta câmera?
    Fico aguardando seu retorno, Grande Abraço

  • Ola , boa tarde . Gostaria de uma opniao.
    Tenho uma d3100 . Conseguia otimas fotos cm ela , tenho 3 lentes. De um dia pro outro notei q minhas fotos estao sem nitidez , desfocadas mesmo no modo Auto. Com uma certa insistencia ela acaba tirando uma ou outra com qualidade. Qual defeito pode ser?

  • Ola Boa Tarde Carlos, obrigado por contribuir com nosso exercício, mas tem algo errado ai, de uma analisada novamente nos exercícios, uma das respostas não estão de acordo, lhe aguardo com as respostas corretas.
    Abração

Abrir Chat
1