Home » Artigos » Dicas » Decidi que quero ser fotógrafo. E aí?!

Decidi que quero ser fotógrafo. E aí?! 4.75/5 (4)

- Última Atualização a: 14/01/2016

Oi, pessoal! Primeira vez que escrevo para o DG! Estou muito feliz, obrigada pela oportunidade. Vim escrever para todos que, assim como eu, buscam seu lugar ao sol!

Decidi que quero ser fotógrafo. E aí?! O que eu faço agora?

Antes de dar um passo adiante é importante se perguntar: Por que eu quero ser fotógrafo? O que te faz ter a certeza de querer ser fotógrafo?

Simplesmente segurar uma câmera nas mãos o torna fotógrafo, sim. Mas… Que tipo de fotógrafo você quer ser? Você pode ser um fotógrafo… Ou você pode ser “o” fotógrafo. A fotografia tem que vir de dentro. Tem que ter sentimento.

Faz me lembrar um trecho de uma música de Almir Sater:  “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir… É preciso a chuva para florir…

Antes de você me perguntar qual câmera comprar, sugiro que aprenda e tire o máximo de proveito do equipamento que você tem nas mãos. Estude técnica, pesquise, compre revistas especializadas… Leia o DG desde o começo. Converse com fotógrafos da sua cidade, peça, se for conhecido, para poder acompanhar em uma sessão, fazer uma making of dele trabalhando. Se ofereça para fazer fotos dos priminhos, afilhados, sobrinhos… Tudo como um estudo para você mesmo.  Comece, realmente, do começo. Nada de ficar atropelando fases.

Quando se sentir, realmente, preparado e seguro de si…Quando, sem oferecer, começar a aparecer gente interessada no seu trabalho… Aí, é hora de um upgrade de equipamento. Óbviamente, equipamento não é tudo… Como sempre disse e vou continuar dizendo, conheço pessoas que, mesmo com uma compacta na mão, são capazes de transmitir emoções únicas, mas… Ajuda. E muito. Por isso eu acho que esse “estudo” antes de comprar uma DSRL é importantíssimo. Porque quando você pegar sua primeira nas mãos, verá um “mundo novo”. Aí é hora de estudar mais e mais…  Aprender mais e mais… Conhecer sua nova câmera, tirar o melhor proveito dela e claro, começar a trabalhar.

As mídias sociais são, hoje em dia, um dos melhores meios para quem está começando (e pra quem não está tão no começo também). Divulgue suas fotografias, seja cordial e educado. Responda e-mails, mensagens,  seja prestativo. Crie uma “assinatura”para suas fotos… Ela será uma porta de entrada para novos clientes e interessados.  Tenha um blog/site. Defina seu público alvo baseado no que você mais ama fotografar e o dinheiro acaba sendo consequência. Não fotografe só por dinheiro. Respeite para ser respeitado.  E o mais importante de tudo: humildade sempre.  Ninguém sabe tudo sobre tudo. Todo mundo erra. Não tenha vergonha de errar… São esses mesmos erros que nos impulsionam para frente. Não olhe para os erros com desdém, mas como uma forma de aprendizado. “O que eu fiz de errado e o que eu poderia ter feito de melhor?”  Não critique o erro dos outros. Aprenda com eles também.

Nos vemos por aí…  =}

Ajude-nos, avalie este artigo:

Aproveite este desconto na nossa lojaAdquira o Photoshop e o Lightroom por apenas R$35,00/mês

Carol Avon

Carol Avon tem 28 anos e é natural do Paraná, mas reside atualmente em Santa Catarina. Publicitária por formação, mãe por opção e fotógrafa por pura paixão. Atuação fotográfica em books externos, estúdio e eventos em geral.

22 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Carol Aron, muito bem.

    Permita-me sugerir aos novatos e experientes: o grupo Strobist do Flickr, ajuda muito no aprendizado sobre a fonte, caminho e controle da luz.

    Sobre o artigo, a última parte posso retrucar com o seguinte: "Já se disse que aprender com seus próprios erros é sinal de sabedoria. Se mais sábio, porém, é quem aprende com os erros dos outros, o maior sábio de todos é aquele que aprende com o sucesso". Fonte: http://sesinandofontes.blogspot.com.br/ (http://goo.gl/iVkMwG).

    Abraço, tudo de bom.

    Jorge Lemos

  • amei, estou aos poucos xegando a esse mundo fotografico, me descobri de verdade quando minha mana nos mes de abril desse ano ainda de 2014 resolveu casar e não quis ser fotografada por profissionais, disse q eu seria capaz
    entao com esse compomisso em maos, resolvi fazer, sairam fotos lindas(rsrs)supostamente falando, com camera compacta simples..
    e ainda fiz os convites para o casorio….todos elogiaram
    axo q esta na minha hora de aprender mais ainda…amei todas suas dicas.e vou nessa..minha paixão é fotografar…
    adoro detalhes, axo q isso me faz amar mais ainda a fotografia…
    ( so não fotografei a cerimonia e a festa do casorio, pq alem de mana da noiva era madrinha, e decorei todo salão, aff,rsrss

  • Meus parabéns pela matéria!
    Assim como você, também sou apaixonado por fotografia e sonho em um dia ser fotógrafo profissional, e quem sabe também escrever para o Fotografia DG um dia, rs.
    XOXO!

  • Parabéns pela matéria…uma das melhores que já li no DG, curto muito todas e sempre são bem vindas. Mas qdo tratam do assunto com carinho e humildade e principalmente com respeito com quem está lendo. Abraços

  • Menina, tenho certeza que você é fotógrafa de fato. E que tenhamos a felicidade de todos pensarem e ajirem assim. Parabéns!

  • Até me arrepiei lendo seu texto Carol, pois passei por isso tudo a pouco tempo, e hoje com uma DSLR nas mãos, é como vc disse, 'mundo novo", e assim cada dia mais me apaixono pela fotografia, tendo certeza que a minha vida é isso. Parabéns!

  • Bacana!. Gotei muito do seu texto deu, pra min interder um pouco mais sobre a Fotografia
    Tenho 15 anos e meu sonho é sér uma fotografa Profissional. Só q eu ainda ñ conhesso nd sobre o
    assunto. Com suas dicas, consiguir entendér q para sér um Profissional no assunto vc primeira- mentente precisa gostar do estar fazendo! apesar de ñ sér nuhuma novidade, Pois pra qual quér tipo de profisão q vc for escolher, vc precisa mesmo gostar do q estar fazendo!. Mais o q vc mostrou de novo q eu gostei muito! Foi a parte dos erros. Com o q vc disse me dechou mais confiante do q eu quero fazér. em Fim Obrigado pelas dicas : D

  • Carol… texto ta MARAVILHOSO!

    Você mostra a paixão que possui pela fotografia, mostra que isso é sua vida. Seria ótimo que todos pudessem falar assim da sua profissão, exercer com amor o que se gosta e ganhar por isso se divertindo.

    Parabéns…

    Sua simplicidade e seu sentimento pela arte de fotografar é contagiante e emocionante.

  • Achei muito legal esse post, descobri a pouco minha paixão por fotografia estou aprendendo muito com outros fotógrafos, principalmente do flickr, minha camera é uma compacta e sei mexe de cabo a rabo só vou compra minha Dslr depois que realmente achar que vou me garantir.

    valeu mesmo pelo post.

    ;-)

  • :lol: Carol além de ser uma super profissional é super capacitada, adorei as dicas linda. beijo da thefa&luiza

  • Esse texto da Carol ,só prova o quanto ela é uma profissional MARAVILHOSA,que coloca em cada foto o maior sentimento de todos..o amor.

    E suas fotos são simplesmente íncríveis.Sou sua maior fã.Beijos…

  • ;-) Muito legal essas dicas, até para quem gosta apenas de fotografar em casa, são profissioanais assim como CAROL AVON que nos faz ter mais vontade de fazer fotos de nossas famílias.

    Abraço

  • Adorei as dicas da Carol!!!! Se ela permitir, gostaria de publicar no meu blog. São recomendações extremamente simples e úteis.

    Eu sempre gostei muito de fotografia, desde pequena, mas nunca levei adiante. Mas, de uns tempos pra cá, o desejo de estudar, de aprender vem tomando conta de mim.

    Fotografar, pra mim, é um prazer sem igual… êxtase puro. Por isso, tenho reunido alguns amigos que também gostam de fotografar, para mostrarmos nossa visão de tudo, com as compactas. E, embora não me surpreenda, porque sei que se a pessoa tiver sensibilidade, as fotos saem maravilhosas, ainda assim, as fotos deles têm mostrado olhares surpreendentes e aguçados para os detalhes. É lindo de ver!!!

    Aí está o endereço: http://www.fotograma-pnz.blogspot.com

    Ainda faltam muitos ajustes, claro. Mas, à medida que vou aprendendo, vou modificando, ajustando aqui, ali, acrescentando informações.

    Abraços, galera.