fbpx

Destaque-se e aumente suas chances de vender fotografias pela internet

Estou compartilhando minha experiência de conhecimento e uso do banco de imagens contributor.stock.adobe.com para vender fotografias pela internet. Se você não leu os dois primeiros artigos, aqui estão: Conhecendo e começando a usar e Dicas de proporções, composições e cores para vender mais fotografias. Já mandei minhas primeiras fotos para lá e neste artigo vou te falar sobre minha estratégia de escolha dos temas e assuntos.

Como disse anteriormente, já trabalhei com fotografia publicitária, moda, etc… Mas isso faz mais de 10 anos e, na época, meu contrato de cessão de uso de imagem não previu vendas desse tipo, então, não posso usá-las. Além disso, a maioria dessas fotos comerciais foram feitas com câmeras de baixa resolução para os padrões atuais, então não enviei nenhuma delas. Procurei, no meu portfólio, fotografias mais recentes. Algumas genéricas, que são bons panos de fundo, e, também, algumas mais específicas que, suponho, os fotógrafos dedicados a publicidade não costumam oferecer.

Vender fotografias pela internet

Quem não tem um pôr-do-sol no seu portfólio? Bom, eu tenho vários e escolhi enviar alguns deles. Provavelmente, existem milhares de fotografias desse tema no Adobe Stock, mas elas ficam ótimas como fundo para peças publicitárias, então, imagino que sejam bastante procuradas. Minhas chances de ser escolhido dentro desse mar de fotografias semelhantes é pequena. Mas, algumas características particulares podem ajudar. Por exemplo, essa fotografia tem a silhueta de uma cidade na linha do horizonte e nem todo pôr-do-sol tem isso. Portanto, além de acrescentar essa característica nas palavras-chave, também enfatizei ela no título: “Pôr-do-sol com silhueta da paisagem da cidade no horizonte”.

Esta foi outra fotografia genérica, uma paisagem com bastante espaço livre. Nomeei ela como: “Biruta apontando a direção do vento no alto de uma montanha com uma trilha que leva ao topo”. Elementos que apontam direções são bons para a publicidade, por isso escolhi essa foto. Contudo, ela foi rejeitada sob a alegação de que contêm muito ruído ou artefatos. O texto da resposta de rejeição é padrão, genérico e inquestionável.

Não posso dizer que concordo com a avaliação, pois trata-se de uma fotografia de ISO 200, feita com uma fullframe (Nikon D700), e sem edição extra. No visual, ela não apresenta ruído excessivo ou artefatos, mas paciência… Minha foto não é tão recente, fiz em 2011, e apesar de ser fullframe, tem só 12mp. Os padrões estão bem altos no quesito ruído e artefatos, pois as câmeras melhoraram muito recentemente.

Imagino que as fotografias enviadas passam por testes de “estresse” e análise de algoritmos que enxergam coisas além das nossas capacidades superficiais. Portanto, não fique chateado se uma fotografia for rejeitada. Aliás, isso pode acontecer bastante, das 22 fotografias que eu mandei, 6 foram rejeitadas. A maioria delas foram tentativas de envio de imagens mais antigas e os problemas levantados são de ruído/artefatos em excesso. Em todo caso, evite mandar fotografias com excesso de ruído e não exagere na edição para não criar artefatos.

Esse star trail com uma antena em primeiro plano é uma das minhas fotografias mais recentes. Acredito que tenha uso bastante restrito, talvez para ilustrar alguma notícia sobre tecnologia ou telecomunicações. Faz parte dos meus testes de envio de fotografias mais raras. Fora do conteúdo Premium, não encontrei muitas fotos dessa técnica e nenhuma com o subtema tecnológico que a torre oferece. Será difícil alguém precisar de uma foto tão específica, mas quando isso acontecer, a minha terá grandes chances de ser escolhida.

Obviamente ainda não vendi nada, minhas fotos estão a poucos dias disponíveis, mas acredito que esta seja uma boa estratégia para usar as fotografias que já temos. Portanto, mesmo que sua fotografia seja aquela simplesinha, apenas, boa para fundos, procure enfatizar as particularidades dela no título e nas palavras-chave. E ofereça também seus assuntos mais exclusivos, elas podem ser menos procuradas, mas suas chances de aparecer nas buscas e ser escolhido são maiores.

Quer participar dessa experiência? Entre e se cadastre no site contributor.stock.adobe.com

 

Esta publicação é uma parceria com Adobe Stock.

Vamos te mostrar os principais SEGREDOS PARA CRIAR ENSAIOS MARAVILHOSOS.
1º CONGRESSO NACIONAL FOTODG
Saber Mais ➜