Home » Artigos » Dicas » 6 Dicas de fotografia de rua

6 Dicas de fotografia de rua

- Última Atualização a: 25/01/2016

A fotografia de rua (Street Photography), está a cada dia ganhando sucesso entre os fotógrafos.

Além da praticidade e economia por não haver necessidade de alugar um espaço, o estilo fotográfico de rua oferece muitas outras possibilidades.

Um carro que passa, um parque urbano, a chuva caindo, uma situação inusitada fazem a fotografia ficar realista, criativa e artística.

O grande mestre da Street Photography Henri Cartier Bresson já dizia, “a fotografia por si só não me interessa, o que me interessa é capturar o minuto parte da realidade.” E qual a realidade que queremos capturar ou criar como fotógrafos?

Selecionei 6 Dicas que considero importantes manter em mente ao fotografar na rua:

1 – O equipamento

Use lentes “rápidas” para registrar os momentos mais naturais possíveis, o toque do noivo no rosto da noiva para ajeitar o cabelo dela, o sorriso surpreso, um pássaro que pousou próximo ao piquenique da família.

Faça um seguro de seu equipamento ou reserve um equipamento mais barato caso possa arriscar.

2 – Alimente-se de inspiração

A partir do modelo de fotos de fotógrafos de Street Photography você poderá verificar as possibilidades existentes neste segmento e explorar outras através da sua própria criatividade. Que fotografia você criaria se inspirando nesta imagem de Henri Cartier Bresson?

photo 1

3 – Foque nos detalhes

Observe o ambiente ao seu redor e utilize o que estiver ao seu alcance como objeto de composição da sua fotografia. Não é necessário tirar nada do lugar.

Inspire-se com o que tem em seu campo de visão e crie. Neste caso, tive a sorte de ter um sanfoneiro parado no momento em que os noivos e os padrinhos passavam.

photo 2

4 – Aproveite a luz ambiente

Use a luz ambiente para colaborar com a emoção que quer transmitir.

O rebatedor fotográfico também pode ser um grande auxiliar para direcionar a luz.

photo 3

5 – Crie dentro do contexto

Que tal criar artigos interessantes de rua para compor sua fotografia? A imaginação não tem limites! Ouse!

photo

6 – Conte uma história

A magia de uma fotografia de rua é o mistério envolvido por traz da história que não foi dita. Aposte na espontaneidade. Exagerando ou não nas poses o importante é que suas fotos contem uma história.

phot

Quais as suas dicas para fotografia de rua? Compartilhe com a gente!

Ajude-nos, avalie este artigo:

Gisele de Oliveira

Gisele de Oliveira é jornalista e fotógrafa especializada em Street Photograph pela ICP-New York. Ama pessoas, natureza, música, livros e fotografia como forma de expressão da alma.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Carrinho