Home » Artigos » Dicas » Dicas para posar para um ensaio fotográfico

Dicas para posar para um ensaio fotográfico 4.25/5 (4)

- Última Atualização a: 03/05/2017

Hoje em dia muitas pessoas procuram fotógrafos profissionais para registrar várias fases da vida. É cada vez mais comum fazer ensaios fotográficos de namorados, de família, individuais e até mesmo ensaios de moda, com pessoas sem experiência em posar, mas que querem fazer fotos bacanas por autoestima ou para tentar ingressar nesse universo.

Muitas pessoas têm esse desejo, mas às vezes se intimidam na frente do aparato fotográfico, não relaxam, ficam ‘duras’, e podem acabar não saindo bem na foto, além de dar mais trabalho ao fotógrafo. E sair bem na foto tem nada a ver com ser bonito ou feio, pois, independentemente de beleza, a pessoa pode ser fotogênica ou saber posar. Geralmente o que mais ajuda é ficar à vontade com o fotógrafo, assim conseguindo boas fotos.

Para tentar ajudar quem tem vontade de fazer um ensaio fotográfico, mas acha que não consegue relaxar na frente das câmeras, conversei com uma modelo internacional, Lilian Pieroni, que dá algumas dicas de como ficar mais à vontade ao ser fotografado.

Você também vai gostar dos seguintes artigos:

Lilian tem uma extensa carreira internacional, atuando em desfiles e em campanhas fotográficas para grandes marcas, além de editoriais  para as revistas Elle francesa e americana, Vanity Fair, Blackbook, Glamour e Self Magazine. Atualmente, Lilian também edita o site Carioca DNA e, entre um trabalho e outro, deu essas dicas para os modelos inexperientes se sentirem melhor, saindo bem nas fotos e facilitando o trabalho dos fotógrafos. Esperamos que sejam úteis!

O que a pessoa que não é modelo pode fazer para se sentir mais à vontade com a câmera?

Acho que usar a imaginação ajuda. Tentar não ver a câmera como uma câmera, imaginar que ela é uma pessoa com quem você está interagindo. A fotografia é bacana quando ela nos diz algo, quando passa algum sentimento. Um sorriso natural, por exemplo, precisa estar preenchido para convencer, e ele pode ter muitas camadas de sentimento. Você pensa numa coisa e cada pessoa interpreta do seu jeito, então é preciso ter algo no olhar que remeta à emoção. Não vale ter vergonha, tem que relaxar e não ficar pensando nos seus defeitinhos. Quanto mais a gente quer esconder algo, parece que mais evidente fica.

Modelo Fotografico

Existe um melhor lado para fotografar ou isso é mito? Como a pessoa pode descobrir qual é o seu melhor lado?

Para mim é mito a questão do lado. Ok, temos preferência em relação ao lado que preferimos repartir o cabelo e coisas desse tipo. Se for para se sentir melhor, mais confiante, então até acho que vale a pena fotografar desse lado. Mas é bobeira se prender a isto. Até porque o mais interessante é você conseguir ter variações de poses e depois se surpreender com o resultado.

Muitas pessoas não sabem o que fazer com as mãos na hora de fotografar. O que você sugere para parecer mais natural?

Acho que ajuda a dica da primeira pergunta, que é pensar em situações. Ou seja, se eu estou naquele lugar, o que eu estaria fazendo com as mãos?  Onde elas estariam ou poderiam estar? Tentar deixá-las naturais e dentro do contexto. As mãos também podem ser uma bengala às vezes, pois segurar algo, por exemplo, pode transferir a tensão que estamos sentindo para aquele objeto, deixando o rosto, por exemplo, mais relaxado.

Seja natural

Existe alguma posição melhor para a cabeça e pescoço, para não ficar com queixo duplo ou algum outro tipo de imperfeição?

Isso depende muito do ângulo do fotógrafo, e nesse caso a direção dele é que é essencial para evitar esses problemas. A experiência ajuda nestes detalhes, mas, para quem não é modelo, seguir as orientações do fotógrafo resolve também. O fotógrafo precisa estar atento a isso e falar para a pessoa.

A pessoa deve olhar diretamente para a câmera?

Sim e não. Não existe certo e errado, apenas o que funciona melhor para o objetivo de cada foto.

Como a pessoa deve escolher as roupas?

A produção e o estilo são fundamentais para o sucesso do ‘Photo shoot”. As roupas escolhidas precisam “funcionar” na câmera, e isso não tem receita, só testando mesmo. Costumo defender a teoria de que “menos é mais”. Não há necessidade de complicar. A roupa deve ajudar a pessoa a entrar naquele “personagem”. Funciona para mim. Escolha então as suas preferidas, as que te deixarem mais à vontade.

Escolha Roupa

Mais dicas?

O ideal é se divertir e curtir a experiência sem se preocupar com o resultado. Autoconfiança e entrega são ferramentas que a gente não ensina, isso vem de dentro de cada um e é o grande diferencial. Divirtam-se fotografando!

Não perca este artigo: Dicas para realizar um ensaio para modelo profissional

Ajude-nos, avalie este artigo:

Claudia D'Elia

Claudia D'Elia começou na fotografia por curiosidade e agora dedica-se por amor, fotografando sempre com muito carinho e esmero. Aplica-se incansavelmente à arte de fotografar, aprendendo mais a cada dia, lendo muito e fotografando cada vez mais. Você pode acompanhar seu trabalho em sua página no Facebook https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia

17 Comentários

Clique aqui para comentar