Home » Artigos » Dicas » Qual a Função do Diafragma?

Qual a Função do Diafragma?

- Última Atualização a: 19/01/2017

Olá, tudo bem com você? Depois de um tempo retornamos com força total ao nossos artigos, final de ano é bem corrido por aqui e acabou não dando tempo de elaborarmos nosso material com calma.

Antes de dar início a este artigo que trataremos sobre o funcionamento, função e objetivo do diafragma, assunto que muitos já devem ter lido, ouvido ou assistido em algum lugar, aqui mesmo no portal existem vários, nosso objetivo com este material é auxiliar quem esta começando agora e que ainda não tem conhecimento sobre o mesmo. A cada artigo que estamos escrevendo temos como objetivo dar um norte com início, meio e complementos, abordando temas mais avançados.

Como fotógrafo já passei por vários segmentos da fotografia e hoje meu foco principal esta na fotografia publicitária, moda e sensual,  tudo que escrevo e compartilho com você, são conclusões que tirei na prática e também com muito estudo e não assuntos que ouvi falarem e estou repassando.

A Web surgiu para nos facilitar nas pesquisas e termos uma imensa fonte de busca e conhecimento, mas, da mesma forma que se encontra informações corretas, também encontramos muita informação errada. Desta forma se você já acha que entende tudo sobre o assunto lhe recomendo a buscar por outros artigos aqui mesmo no portal, que possa lhe ser útil, pois é um dos melhores e maiores portais que conheço e que abrange os mais variados temas, com certeza sempre existe algo a mais para aprendermos, pois aquele que acha saber de tudo, já esta 10 passos atrás de quem esta em constante busca de conhecimento.

Dou aulas a 5 anos e a cada pesquisa realizada e assessoria que realizo com profissionais com mais tempo de mercado que eu, vejo que ainda tenho muito a aprender e percebi que compartilhando o pouco do que sei também me ajuda e entender e compreender ainda mais os assuntos.
Desde que comecei a escrever para esta área premium optamos em seguir uma sequência de artigos onde abordamos nos anteriores os seguintes temas:

Caso você não tenha lido estes artigos e queira saber mais, de uma pausa aqui e busque seguir a sequência, garanto que o entendimento será melhor.

Então bora lá ;-)

Dando inicio ao nosso atual artigo, O que é o Diafragma?

Resp. O diafragma fotográfico é o dispositivo que regula a abertura de um sistema óptico.

É composto por um conjunto de finas lâminas justapostas que se localiza dentro da objetiva, e que permitem a regulação da intensidade de luz/iluminada que irá sair no material foto-sensível.

O valor do diafragma dá-se através de números, conhecidos como números f ou f-stop, e seguem um padrão numérico universal. Esta escala inicia-se em 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 45, 64, etc. Sendo que, quanto menor for o número f, maior é a quantidade que luz que ele permite passar e, quanto maior o número f, menor a quantidade de luz que passará pelo diafragma. (Wikipédia)

Como descrito na resposta do Wikipédia o diafragma é um mecanismo que esta localizado dentro da objetiva (lente) e que controla a quantidade de luz que ira chegar ao sensor da câmera. Através destes ajustes no diafragma também temos o controle sobre a Profundidade de Campo em nosso retrato, podendo ser de maior desfoque ou menor.

novo-img-leitor-premium

Ao se tornar leitor premium vai receber como BÔNUS um Curso de Photoshop, Lightroom e Camera Raw no valor de R$ 85,00. Mas não fica por aqui, você ainda vai receber 6 cursos online e 5 e-books. Tudo isto por apenas 7,50 Euros por ano, menos de 30 reais, clique aqui para se inscrever.

Se você já é um Leitor PREMIUM do blog inicie a sua sessão.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Paulo Roberto

Paulo Roberto, Fotógrafo, atuo na área de fotografia desde 2009, em 2012 comecei a ministrar aulas de fotografia tanto particulares como em instituições como Senac Araraquara, realizo consultorias para fotógrafos iniciantes e também atuantes no mercado e ministro Workshops voltados para Iluminação com Flash Dedicado e Gerenciamento de Carreira. Formado em Ciências da Computação e Design Digital dois cursos que me deram grande conhecimento tanto no setor de TI como no de Web e planejamento, que hoje me ajudam muito. Passei por diversas categorias na fotografia e hoje meu foco esta no segmento de Estúdio, Publicitário, Still, Moda, Fitness e Sensual.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

    • Boa Tarde Moises, solicitei para que a administração incluísse 3 imagens que apresentam os dois fenômenos e vou complementar a explicação dada no artigo aqui também.
      A Difração quando você usa a abertura mais fechada em seu diafragma ela ira captar algumas informações que estejam em linha reta na imagem e gerar ondas de variados níveis, no retrato que foi adicionado ao artigo você verá que os cabos de suporte dos bondinhos e tudo que esta nestes cabos não irão aparecer de forma nítida em F 22, porque a interrupção de entrada de luz gerada pela menor abertura estará interpretando as ondas luz de forma distorcida e amplificando as mesmas.
      Como exemplo de Refração coloquei dois exemplos um sendo mostrado como funciona a refração, quando nos referimos a água, você ira perceber que o lápis ao contato com a água, ele munda seu angulo e também levemente sua forma. Este fenômeno na fotografia fará com que a luz se espalhe por várias direções gerando o famoso Flare e também alterando a tonalidade de cor real da imagem. Usei este retrato praticamente em silhueta para que o fenômeno possa chamar mais a atenção.
      Juntamente ao nomes dos fenômenos Inclui links que informam de forma mais completa a física por trás dos mesmos e caso queira se inteirar mais é só clicar nos nomes.
      Agradeço por solicitar os exemplos acabei abordando o assunto e não incluindo as imagens.
      Grande Abraço

Carrinho