Home » Artigos » Dicas

Dicas Para um Ensaio “Smash The Cake” 4.9/5 (21)

Olá pessoal, como vão? Hoje vim falar um pouquinho de um tema delicioso, o Smash The Cake.

Esta modalidade de ensaio infantil surgiu nos Estados Unidos e passou a ser uma tradição de celebração do primeiro ano de vida do bebê. Com o tempo chegou ao Brasil e se popularizou como ensaio fotográfico infantil.

O objetivo deste ensaio é registrar o bebê literalmente esmagando o bolo. É, na teoria, o primeiro contato do bebê com o doce, onde ele pode se lambuzar à vontade e fazer novas descobertas.

Cada olhar de curiosidade, de descoberta, de satisfação (ou não), devem ser registrados e assim as mamães terão uma lembrança eterna deste momento.

Apesar de ser um ensaio destinado aos pequeninos que completam 1 aninho, eu, particularmente, realizo as sessões desde os 11 meses até os 2 anos de idade da criança. Muitas vezes as mães usam essas imagens na decoração da festinha de 1 ou 2 anos de seus filhos.

Você também vai gostar de:

Composição de Cenário

Gosto de fazer os ensaios “Smash The Cake” em locação externa. Isso porque o ambiente externo me proporciona boas possibilidades de iluminação, além de me possibilitar incorporar elementos interessantes à cena.

Podemos considerar que temos duas figuras principais nesta história: o bebê, é claro e o bolo.

O bolo precisa ser bonito, decorado, de acordo com o tema do cenário. Vamos dizer que o bolo precisa ser “fotogênico”. Dê preferência aos bolos decorados com chantilly ou com coberturas nas cores da decoração. O Chantilly é a minha primeira escolha, pois é fácil de ser manipulado e provoca uma verdadeira lambança. E esse é o nosso objetivo, certo?

Procure tematizar seu ensaio. Isso vai lhe ajudar a buscar elementos para compô-lo. A inspiração pode vir de onde você menos pensa. Outro dia estava passando por uma papelaria e vi uma caixinha de presente nas cores verde, rosa e branca, ilustrando um jardim com cerquinhas, flores, cachorrinho, bicicletinha. Apaixonei pela caixinha! Na mesma hora imaginei um novo tema para um “Smash The Cake”.

Alguns itens que sempre utilizo nestes ensaios são: balões de hélio, toalha para forrar o chão, às vezes tábua de madeira para segurar a toalha e dar sustentação ao bolo e enfeites, bandeirinhas, garrafinhas transparentes recheadas de jujubas ou pirulitos coloridos, bichinhos de pelúcia…buscando sempre a harmonia dos elementos e cores.

Alguns temas que você pode utilizar para um “Smash The Cake”: princesas, bailarinas, safari, jardim, circo, o próprio tema da festa de 1 ano e porque não um “arraiá”, já que estamos em festividades juninas?

A criança é o “personagem” principal desta “história” e ela deve ser o destaque. As roupinhas devem ser de cores neutras, afinal já temos muita informação no cenário. Neste caso, o menos é mais.

Gosto de usar roupa toda branca, ou apenas a parte de baixo nos dias de sol e calor. Dependendo do tema, para os meninos uma calça jeans ou cargo. As vezes um acessório que componha bem com o tema.

Para as meninas, tutus. Sempre tutus. Adoro o efeito do tule nas imagens. E por ser um material barato você pode comprar de várias cores e fazer. Existem vários tutoriais no youtube sobre confecção de tutus. Para complementar, uma linda headband ou arco/coroa de flores, sempre em conformidade com o tema. Uma camiseta ou body branco, rosinha, amarelinho (dependendo da cor do tutu) pode compor o traje.

Os objetos de composição do cenário são ótimos elementos para compor o fundo. Lembre-se de registrar cada elemento da decoração, pois estas imagens serão ótimas auxiliares na hora de diagramar o book.

O ensaio

Procure montar o cenário antes do bebê chegar. Isso é importante para garantir o impacto do primeiro contato do bebê com o cenário e seus olhares de curiosidade. O bolo será o último a entrar no cenário.

Procure estar atento ao momento da chegada do bebê. Comece a clicar antes mesmo dele chegar ao cenário. Peça a mamãe que o deixe ir sozinho, andando ou engatinhando até o cenário. Clique seu percurso, clique cada olhar curioso, cada olhar de descoberta. Clique suas brincadeiras com os balões de hélio, com os bichinhos de pelúcia, com tudo o que ela quiser interagir…

Faça fotos de cada expressão de contentamento da criança.

Faça fotos da criança com seus pais, interagindo, brincando, ainda com seu figurino limpo. Os pais vão gostar de ter esta recordação também.

O que faço muitas vezes é um mini-ensaio antes do “Smash The Cake”, propriamente dito. Muitos papais contratam este tipo de ensaio como um ensaio pré-aniversário. Justamente para usar as fotos na decoração da festinha de 1 ano, nos convites e em lembrancinhas.

Muitas vezes a criança vai usar uma fantasia temática em sua festa, então peço que a mamãe leve a fantasia para realizarmos o mini-ensaio.  Quando não, peço que a mamãe escolha uma outra roupinha bem linda para fazer este mini-ensaio.

Faça fotos de suas brincadeiras, engatinhando ou andando e fotos com os pais e irmãos.

Agora que você já tem várias fotos lindas da criança brincando, de seus sorrisos, de seus olhares curiosos, de sua interação com os pais, da decoração, chegou a hora de lhe apresentar ao bolo.

Depois de posicionar o bebê no centro do cenário, coloque o bolo entre suas pernas e comece a clicar. Clique tudo! O primeiro toque no bolo, seus olhares de curiosidade para o doce, pisando no bolo, sentando no bolo, batucando no bolo, experimentando o bolo e sua reação ao gosto do açúcar…

Algumas crianças não tomam a iniciativa de tocar, futucar o bolo e nesta hora você pode convidar os pais a participarem da lambança. Peça para que os pais mostrem ao bebê o que ele deve fazer com aquele bolo. Normalmente eles imitam em seguida.

Você vai conseguir belas imagens da mamãe colocando o bolo na boca da criança e a criança retribuindo com o mesmo gesto. Algumas mamães e papais entram de cabeça na farra e lambuzam seus rostos com chantilly. As risadas de seus filhos são maravilhosas e você não pode perder este clique.

Algumas crianças simplesmente não gostam de se lambuzar com o bolo. Se sentem incomodadas com a textura do doce em suas peles. Choram e muitas vezes fogem do cenário. Por isso sempre levo pirulitões coloridos, jujubas e confetes, que além de trazer cor ao cenário, ajudam a entreter o bebê. Também consigo boas imagens com estes doces alternativos.

Depois da lambança

Muitas pessoas perguntam o que fazer com a criança depois da lambança. Como é feita a limpeza da criança?

Esqueçam lenços umedecidos. A criança vai ficar ainda mais grudenta. Acredite, sou mãe e já testei. Não dá certo.

Se estiver calor e o dia ensolarado, é possível levar piscininhas plásticas, baldes coloridos, tinas de madeira e dar o banho da criança no mesmo local. O banho também rende imagens lindas e divertidas. Imagine a diversão e as belas fotos que um banho de mangueira rende? Use bolhas de sabão neste momento. Brinquedinhos de banho também são bem vindos.

Outra opção é realizar o ensaio no playground ou quintal da residência dos pais, ou em clubes que fornecem todo o suporte para o banho pós-ensaio.

Equipamento

Uso minha câmera NIKON D800 e dois tipos de lentes: a 50 mm f 1.4 para as fotos de cenário e detalhes de produção e a 24 x 70 mm f.2.8 para o resto do ensaio, por ser mais versátil.

Gosto de levar flash, uso um SB 700, para preenchimento quando necessário.

Sempre levo um rebatedor, mas nem sempre consigo usar, porque nem sempre conto com auxiliar.

Levo dois tripés de fundo, pois uso para amarrar as bandeirinhas, pois nem sempre encontro duas árvores na distância e lugar que quero.

Por hora é isso. Espero que tenham gostado!

Próximo artigo: Smash the cake, dicas para não cometer erros nesse tipo de ensaio

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Luis Sarmento

    Muito bom Liliana.
    Parabéns.

  • Juliana

    me explique uma coisa…o que vc quer dizer com bebê “fotogênico”? porque, da forma que você colocou, ficou – ao meu ver – preconceituoso…todo bebê tem sua beleza, se é que você me entende…qto ao restante do artigo ficou muito bom, dá varias diretrizes, mas acho somente q vc foi infeliz nesse comentário. Desculpe, mas é minha visão..

    • Miriam

      Ela estava falando do bolo, linda.
      Releia a frase, por favor.

  • Leila

    Que dicas maravilhosas! Super amei!

  • carol gama

    simplesmente amei!

  • Cíntia Rezende Nunes

    Gostei demais, estou iniciando, obrigada pelas dicas… vou fazer um primeiro Smash the cake rssss… Valeu ;)

  • CINTIA REZENDE NUNES

    ESTOU AMANDO ESSES ARTIGOS DO FOTOGRAFIA DG, TEM ME AJUDADO BASTANTE… ESTOU INICIANDO :)

  • Gessyka20

    Liana, gostei muito das suas ideias, mais queria alguma ideia pra mim fazer smash cake com gêmeos em área interna .

  • Gessyka20

    Liana, gostei muito das suas ideias, mais queria alguma ideia pra mim fazer smash cake com gêmeos. e em área interna .

  • CLEBERSON AFONSO

    Quem leva os acessorios, panos, bexigas …… ? Se for o fotografo é cobrado a parte ?

  • Muito bom o seu site, estava procurando algumas dicas para o smash de minha filha que vai ser em Setembro, sou amante da fotografia, sou amadora, todas as fotos de minha pequena eu que faço com o celular, o smash dela eu que irei fazer também, amei suas dicas e vou usar todas na decoração em tudo, obrigada, depois da uma olhadinha no instagram dela @cantinhodemariazinha, beeijos mil

  • Karine Batista

    Vou fazer o ensaio de um ano da minha princesa daqui há um mês mas será o tradicional. Você poderia me dar algumas idéias? Ela é lindaaaa e eu mamãe babona e apaixonada por rosa!! Kkkkkk Incríveis suas dicas. Obrigada

  • suely

    E em Goiânia me passa valores!!com tudo seu bolo roupas.

  • Alessabdra

    Ola tenho uma Canon D50 gostaria de usar em um ensaio desse, no manual como usar?
    Ou seria melhor no automático?
    Alessandra

  • Renata

    Olá Liana,

    Adorei suas dicas, de todos que eu procurei, seu post foi o mais didático.
    Vou fazer meu primeiro Smash The Cake daqui a algumas semanas e você me deu uma luz enorme e tirou bastante meu nervosismo.
    Fiquei sabendo que você é do Rio, certo? Quais locais externos recomendaria fazer? A cliente perguntou se poderiamos fazer na Quinta da Boa Vista ou Bosque da Barra, mas minha dúvida é com relação ao banho, você já fez smash nesses locais, foi fácil conseguir água para o banho?

    Obrigada!

  • Elisabete2016

    Adorei as dicas, Gostaria de Saber qual velocidade vc Recomenda, acho criança vai ficar movendo, sera 1/100 e suficiente? tenho 50 1.4g vc cha que consigo fotos e, 1.4? ou melhor fechar um pouco a lente?
    Obrigada !

    • Liana

      Oi Elisabete

      Criancas se movem muito rapidamente. Nao usaria menos que 250 de velocidade. Nunca em 1.4. Voce nao conseguira nada em
      Foco. Minimo de 2.0 e o que recomendo.

  • Fabricio Reis

    Olá Liana, acabo de ler seu post sobre o ensaio Smash the Cake e posso afirmar que até agora foi o mais didático/direto que já li. Estamos eu e minha esposa entrando no ramo da fotografia infantil agora, e vamos fazer nosso primeiro "trabalho" dentro de algumas semanas. Somos apaixonados por crianças e amamos a fotografia, e decidimos transformar o amor em trabalho. Obrigado pelas dicas, espero que possa nos presentear com outros posts parecidos com este. Assim que executar este ensaio postaremos para divulgação.
    Abraço

  • Myllena

    Olá, sou iniciante e gostaria de saber se consigo fazer esse tipo de fotos com uma cânon SX50HS !

    • Liana

      Oi Myllena. Trabalho com Nikon. Mas acredito que nao e a camera quem faz a foto, mas sim o fotografo.

  • Adalberto Luiz

    Boa noite Liana, vou fazer meu primeiro ensaio de smash the cake,li suas dicas, muito boa por sinal, acho q vou fazer boas fotos depois dessa leitura. Obrigado, valeu muito.

    • Liana

      Que bom Adalberto

  • Boa noite, alguem tem algum parametro sobre preço para essa sessão de fotos.
    [email protected], se alguem poder colaborar comigo me informando, desde ja agradeço.

  • Paulo

    Belas fotos! Ressuscitou o meu projeto de fazer com o meu filho e ai postar no meu site (para se alguém quiser dar uma olhada http://www.paulorvieira.com).
    Alguém já fez em algum lugar público? Eu já tive uns guardas que queriam barrar as minhas fotos, imagina de smash the cake rs.

  • Fabiano

    Olá gostaria de saber se é a gente que leva os acessórios e o bolo para o ensaio ou fica tudo por conta do fotografo?

    • Liana

      Oi Fabiano. Voce esta me perguntando como cliente?
      Eu dou as duas opcoes para o cliente. Ele leva o bolo ou contrata comigo. Particularmente prefiro que contrate comigo, pois trabalho com uma boleira que e nutricionista e especializada em alergia alimentar. Muitas criancas sao alergicas e as vezes os pais nem sabem ainda, pois ainda estao introduzindo aos poucos os alimentos. Minha boleira manda previamente a lista de ingredientes e meu cliente submete a aprovacao do pediatra. Assim nao ha risco para o bebe! E alem disso, a minha boleira faz o bolo exatamente como eu quero, combinando com meu cenario. Quando a mae escolhe levar o bolo, eu mando um modelo para ela seguir. Ao contratar este servico comigo, o cliente paga o adicional referente ao bolo.

      • Boa noite Liana qual o seu site ou facebook. Vc comentou sobre preço gostaria de saber mais . Obrigado.

        • Liana

          Liana Lemos Fotografia – fb

  • Fátima Fusca Fotos

    Amiga, onde encontro ou mando fazer as bandeirinhas com as letras ??????
    Tenho as letras maiores para colocar no chão, mas gosto das bandeirinhas, acho que compõem melhor o cenário…
    Adorei suas dicas… tenho dois marcados para outubro e estou me organizando.
    Sucesso e abraço.

    • Liana

      Oi. Tenho uma costureira que faz algumas coisas para mim. Mas voce mesma pode fazer. E facil!

  • Selena

    Muito bom! Foi de grande ajuda.

  • Giuliana

    Fiz esse fds o Smash The Cake da minha filha mais ela só chorou não quis nem mexer no bolo vou tentar outra vez você dá alguma dica para eu fazer na hora?

    • Liana

      Oi Giuliana. Algumas criancas realmente nao curtem se lambuzar com o bolo. Algumas se irritam com a testuta e por ficar grudentas. O que eu faco com minha boleira, e uma cobertura mais dura para o bolo. Assim faco varias fotos da crianca com o cenario, depois ajudamos ela a destruir o bolo. Com a cobertura mais dura, eles se sujam menos e se irritam menos tambem. E sempre faco um banho depois, o que garante muitos sorrisos!

      • Liana

        *textura

  • Verônica

    Oi Liana, parabens… amei tuas fotos… da pra fazer com a 50mm1.8?

    • Liana

      Sim Veronica. Se for interna, talvez seja um pouco dificil se o espaco nao for suficiente.

  • Oi Liana
    Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento! As dicas foram muito úteis. As fotos estão lindas
    Nunca fiz um ensaio Smash the Cake e morro de vontade
    Já favoritei o posto para reler outras vezes.

    Você quem leva o bolo ou pede para a mãe da criança levar?

    • Liana

      Ola Vanessa! Obrigada pela leitura.
      Eu ofereco as duas opcoes para o cliente. Caso ele queira levar o bolo, peco que me envie fotos para que eu aprove o modelo. Caso o cliente contrate o bolo comigo, ele paga uma taxa extra.
      Bjs

  • Patricia

    Olá achei bem legal sua reportagem sobre smash the cake, estava procurando sobre o assunto para fazer uma matéria no meu blog, gostaria de saber se posso usar sua matéria como referencia, obrigada pela atenção

    • Liana

      Pode sim patricia. Obrigada. So peco que cite a Bella Luna Fotografia. Grata.

  • Yasmin

    Oiii, tudo bem?
    No inverno como fazer o ensaio? Se eu for fazer um ensaio em casa, qual ''papel'' é o mais indicado para o fundo infinito?

    Aguardo, beijos!

    • Liana

      Ola Yasmim. Tudo bem? Nao sei de que cidade voce e. Sou do Rio de Janeiro que nao tem um inverno muito rigoroso. Voce pode fazer na casa do seu cliente ou em algum outro espaco fechado. Atualmente so faco smash the cake no estudio, pois acho que tenho uma infra melhor. Para o fundo voce pode utilizar funfo infinito (tem varias cores), so depende da sua composição. Leve baloes e bandeirinhas para complementar o cenario.

  • ANTONIO S COSTA

    BOM DIA! MUITO ME AUXILIOU, SABE COMO VC EU AMO FOTOGRAFIAS HÁ 36 ANOS!!!, FAZER O QUE VC FAZ, EXPLICA~SE SENDO: " SÓ QUEM AMA FOTOGRAFIA" É CAPAZ!!!.

    PARABENS

    • Liana

      Obrigada Antonio

  • deborah

    Olá. parabéns seu e lindo
    Gostaria do seu contato.

  • Tharita

    Excelente explicação, super clara e didática 👏👏👏👏

  • Luana Ferraz

    Olá Liana! Começo o curso em julho,mas sei o que quero focar, você acha que consigo fazer ensaios newborn e tambem, smash the cake com uma Nikon D700 lente 18-105. Obrigada

    • Liana

      Sim. Com certeza. Com o tempo sugiro adquirir uma lente mais clara. A 50mm 1.4 e a 70 x 200 2.8 eu recomendo

  • Mateus

    Que horas vc costuma fotografar esses books ??

    • Liana

      Mateus procuro fotografar no melhor horario para o bebe. Converse com a mae para saber que horas ele esta mais disposto.

  • Mario

    otimo gostei.. mesmo com 20 anos de rua, nunca fiz esse trabalho.. agora estão me procurando pra fazer… onde tem cursos de atualização? como cobrar?? desde já agradeço e parabéns pelo trabalho….

    • Liana

      Oi Mario. Cursos sobre "smash" nao conheco. Salvo engano a Simone Silverio deu uma palestra sobre este tipo de ensaio no ultimo newborn photo conference.

  • Viviane

    Boa tarde, amei o seu trabalho e obrigada pelas dicas. Gostaria também de saber quanto cobrar, como calcula o valor da ensaio. Obrigada.

    • liana

      Viviane saiu ontem meu e-book sobre formação de preços e orçamentos, com modelos para auxilia-la na construção do seu. De uma olhadinha "Orçamento Fácil para Fotógrafos!

  • luana

    Adorei as dicas achei o maximo !!!! Obrigada por não guardar o conhecimento só pra VC !!! Parabéns

    • Liana

      Obrigada Luana

  • Môny Santos

    Oi linda, em média, quanto você cobra por esse serviço, no caso também ,você oferece a impressão da foto ou banner ou o kit festa da criança tbm…desde já grata, Deus te abençoe e continue assim, pois, suas fotos estão um espetáculo…cheiro! Môny Santos

  • Otimas dicas. Adorei. Obrigada.

    • liana

      Obrigada Daniela

  • Isaias

    Muito bom,parabéns!!!

  • Olá, Liana!!
    Amei o seu artigo e as fotos estão lindas. Vc falou no artigo que gosta de levar o flash para fazer o preenchimento das sombras, o o usa na na câmera ou fora?

    • Liana Lemos

      Usava na camera. Hoje nao utilizo mais flash, mas utilizaria rebatedores. Passei a fotografar smash apenas no estudio. Farei um post sobre isso.

  • Petronio Vieira

    Gostei muito do artigo, irá me ajudar bastante.
    Obrigado!

  • Thalita Thais

    Muito bom o artigo! A mãe compra o bolo ou a gente? Como cobrar o Smash the cake? Desde ja agradeço.

    • Liana

      Thalita eu tenho duas opcoes no meu pacote. A mae pode escolher se quer levar o bolo ou se quer que eu forneca. Cobro uma taxa para fornecer o bolo e faco com uma boleira conhecida minha.

  • Rhanna

    voce indica alguma lente ?

    • Liana

      Para ensaios em extern uso geralmente a 24x 70 f2.8

  • monafotos

    Olá, Liana!

    Por favor, algumas dúvidas:
    >Onde enche os balões de hélio e quanto tempo duram em média?
    >Sobre o bolo, você compra ou pede aos pais que levem?
    >Para o banho, leva aguá fria?

    Obrigada e parabéns pela publicação. Muito útil.

    • Liana

      Ola Monafotos. Eu tenho uma botijao de gas helio que comprei na Americanas.com
      Se forem baloes metalizados duram mais de uma semana. Se forem dos comuns duram menos de 1 dia.
      Faco o banho apenas se a locacao permitir e tiver infraestrutura que forneca agua morna.

  • Dinahir

    Adorei as dicas, uma pena que sou de SP e vc do Rio senão já te queria para as fotos da minha princesinha.
    Adoro tirar fotos dela tbm vou visitar mais vezes seu blog e aprender mais.

    • Liana

      Obrigada Dinahir

  • Carlos Alberto Fragas

    Lindas crianças e lindas fotos! Mt bom esse post :))

    • Liana

      Obrigada carlos

  • Amanda Furlaneto

    Ameei as dicas!!!
    Meu sobrinho vai fazer 1 aninho, e eu me propus a fazer as fotos do smash cake. Nao sou fotografa profissional, comprei uma camera profissional, nikon d5100 por gostar de viajar e poder registrar os momentos, comprei nesse site: http://www.smartzoom.com.br/ por indicaçao de um fotografo amigo, o qual indico por ter preços bons e entega rapida, estou amando o produto! Fiz o newborn do meu sobrino e as fotos ficaram perfeitas!!!!

    • Eli

      Bem que poderia postar as fotos.

  • Luis

    Gostei muito, valeu as dicas ,abçs

  • raquel

    Adorei pois esclareceu algumas duvidas ,muito obrigada….

  • liana

    Que bom Raquel!

  • Raquel

    Ajudou muito! Obrigada.

  • Fahl

    Dez, boas dicas, parabéns, lindas fotos.

    • liana

      Obrigada Fahl

  • Melissa

    Maravilhoso texto!Super didático e como sempre excelente dicas!Parabéns!

    • liana

      Obrigada Melissa

  • Lindas fotos e excelentes dicas.

    Adorei!

    • liana

      Obrigada Marcia

  • Roberto Carlos

    É, só que ninguém para para pensar que com esses bolos de chocolate parece que seu filho está nadando nas fezes deles?

    • Cassandra

      Isso que dá faltar na aula de semiótica.

    • liana

      Não concordo Roberto.

  • Joicy Zschoerper

    Lindo trabalho, adorei as dicas!! beijos

    • liana

      Obrigada Joicy

  • Ilicilho Netto

    Boa, tbm pretendo fazer o StC do meu filho aos 11 meses para usar as fotos na decoração da festa.

  • ana

    Mto bom o texto!!!! Realmente acrescentou, o q nem sempre acontece.

    • liana

      Obrigada Ana. Fico feliz que tenha gostado!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar