Home » Artigos » Dicas » 3 Segredos para começar na Fotografia de Surf

3 Segredos para começar na Fotografia de Surf 4.6/5 (5)

Olá leitores do Fotografia-DG.

Hoje vou comentar sobre alguns aprendizados que tive durante esses anos fotografando surf que se tivessem me contado antes, teriam me ajudado muito no início.

Caso ainda não tenham visto, sugiro que deem uma lida nestes artigos: Dicas sobre fotografia de surf – parte 1 e parte 2 e também dicas sobre caixas estanque.

Yashica-FX-2-e-Tele-400mm

Quando comecei a fotografar surf em 2006 eu acreditava que precisava de lentes teleobjetivas 400mm f/2.8 (uma nova hoje vale o preço de um carro 1.0 ), 600mmF/4 (idem), além de todos os teleconverters (x1.4, x2), Uma lente olho de peixe 10mm, uma 70-200mm f/2.8 e também uma 50mm F/1.4 e claro uma caixa estanque para todas essas lentes com todos os fronts possíveis e um corpo que fizesse 10 fotos por segundo e então eu estaria 100% preparado para fotografar surf em qualquer condição, não é verdade? Ou será que não? Será que não era apenas um sonho de consumo? Uma idéia de que fotógrafo de surf só viaja para lugares paradisíacos, vive uma vida regada a curtição?

Hoje eu volto meu pensamento alguns anos atrás e vejo que quando comecei tinha uma câmera analógica Yashica FX-2 (comprada pelo meu pai em 1977 e doada a mim em 2006) e uma lente 80-200mm com um teleconverter x2 da Kalimar ( Adquiridas usadas de um vendedor na Conselheiro Crispiniano em São Paulo, após muito suor e algum tempo juntando um dinheiro). Fotografava com filme Fujichrome Velvia 100 ou 50, que não dava margem pra erro! (Para quem estudou ou fotografou com cromo sabe do que estou falando).Imagine que o foco era no manual e tinha que clicar no instante exato. Eu percebi que o meu objetivo na época era aprender a fotografar o surf da areia e aos poucos investir em mais equipamento (migrando para o digital e também adquirindo as novas lentes para fotografar da areia e também dentro da água).

Mas percebi que eu estava enganado sobre equipamentos para fotografia de surf. Esse foi um aprendizado que eu deixo aqui aos leitores e a quem está começando nesse nicho da fotografia de surf. Antes de sair comprando corpo e lente, defina melhor qual será seu objetivo ao fotografar o surf, pois isso é o que irá definir qual corpo e quais lentes você irá precisar. Nem sempre você precisa de uma 400mm f/2.8 ou uma 600mmf/4. Muitos fotógrafos renomados de surf internacionais sequer tem essas lentes.

Fotografia de Surf

Qual o seu objetivo em documentar o surf?

Se você tem como meta de início de carreira vender fotos para os surfistas postarem para uso pessoal apenas, talvez uma câmera simples com superzoom com um tripé já sirva, ou se for fotografar dentro da água uma GoPro (não precisa ser o modelo mais recente), pode ser suficiente, pois muitos surfistas querem ter uma recordação daquele dia, daquele momento, daquela manobra e a maioria irá postar nas redes sociais (Facebook, Instagram) cuja resolução máxima nos dias atuais (novembro de 2015) é de aproximadamente 2 Megapixels.

Se a sua intenção for fotografar para revistas especializadas da área ou visando um mercado editorial / publicitário, ou campeonatos de surf você terá que se destacar e diferenciar, além de atender a exigências mais específicas de resolução de imagem. Nada que impeça de se alugar o equipamento, por exemplo.

No caso de um campeonato o foco principal é a ação dos surfistas de dentro da água, os momentos, as manobras. Em campeonatos você vê dezenas de fotógrafos (profissionais e amadores) fotografando as cenas de ação. Mas o surf vai muito além disso mesmo em um campeonato. Você pode por exemplo se especializar nos bastidores, na areia, nas pessoas, nas paisagens em volta. Ou focar nas emoções dos surfistas ao entrar e sair da bateria, ao ganhar, ao perder uma bateria. Procure conhecer o esporte, a história dos competidores, as competições e se antecipar para poder se posicionar melhor.

Ou então talvez você prefira esquecer essa idéia de multidão e competição e seguir um estilo mais voltado a cultura , a essência, a arte, ao lifestyle e a história do surf. (Fotografar os personagens do surf, shapers, comunidades, detalhes de pranchas etc…) com um foco mais documental ou autoral.

Surfista: Carlos Bahia / Foto: Ale Rodrigues
Surfista: Carlos Bahia / Foto: Ale Rodrigues

Há quem fale que está cada vez mais difícil encontrar novos ângulos para fotografar dentro e fora da água. Eu penso diferente. Hoje temos muito mais ferramentas disponíveis para o fotógrafo capturar novos ângulos. Temos drones. Temos jet-skis submersos com velocidades de 15km/h onde você pode seguir o surfista atrás da onda, temos câmeras super leves (GoPros e similares) que com adaptações você pode colocá-la onde sua imaginação couber. Então o que eu vejo hoje é que podemos trabalhar muito mais com nosso lado criativo, montando em nossa mente, visualizando, imaginando como seria uma imagem diferenciada, para só depois selecionar quais ferramentas eu preciso para mostrar isso que eu quero passar.

Se você já fotografa outros esportes ou eventos e quer fotografar surf utilize o equipamento que você já tem e procure inovar e ser criativo, pensando no que você pode produzir com o que tem em mãos. Vá conhecendo aos poucos as limitações e capacidades do seu conjunto (câmera+lente). Com bastante prática você irá descobrir naturalmente onde se sente mais confortável e o que mais te agrada e em função disso adquirir os equipamentos específicos que você precisa para esse determinado fim. (Vá vendendo o que não for mais utilizado e investindo no que você precisa para fazer o seu projeto ou trabalho)

Vejamos hoje trabalhos como por exemplo do fotógrafo Chris Burkard, ou Morgan Maassen , ou então do Todd Glaser (que fotografa com filme) e proponho que busquemos em fotógrafos de surf já renomados no mercado; o que diferencia eles do restante? Qual o estilo, mensagem, linguagem visual que estão utilizando? Você consegue descrever com poucas palavras o estilo de cada um deles?

O Chris Burkard, por exemplo, fotografa surf muitas vezes utilizando lentes grande-angulares, fotografando paisagens e o surfista como parte da composição, silhuetas e fotos atemporais. Ele decidiu se especializar em fotos assim, e ir além, em lugares remotos e muito frios. Existem fotógrafos de surf que se especializaram em fotos de ondas na beira-mar (Clark Little), criando verdadeiras esculturas líquidas  de ondas no Havaí. Ele é referência neste quesito. Outros preferem ficar mais próximos aos surfistas e tentar ângulos inusitados e mais arriscados, como por exemplo o australiano Leroy Bellet, de apenas 16 anos e que se utiliza de uma outra prancha, surfa atrás do surfista e consegue capturar ângulos por trás do surfista dentro do tubo iluminando com flash durante o nascer ou por do sol.

Estude bem e descreva o estilo pessoal destes fotógrafos e os que você mais se identifica. Ouço muitas pessoas dizerem que o mercado de fotografia de surf está saturado . Realmente, está saturado é de imagens semelhantes. Para não ser mais um na manada, estude e fotografe muito e concentre-se no seu estilo pessoal, inove e seja ousado. Acredito que se eu tivesse recebido e respondido estas perguntas no início de minha carreira teria poupado um bom tempo e dinheiro.

Para mais informações, dicas e técnicas em maior profundidade adquira o e-book manual de fotografia de surf.

Abraços a todos e até a próxima!

22 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Fala Ale,
    tudo bom?
    e meu sonho é fazer fotografias de surfe da areia, ja tiro foto mas só com analógica, uma nikon f90
    agora quero começar a fazer fotografias digitais. Quero um nível de qualidade bem bacana, quase profissional pois também não estou com muita verba.

    Um amigo me indicou comprar uma nikon d7100 lente 70-200mm.

    o que voce acha? devo pegar uma lente de 300mm ou 200mm já consigo captar bem da areia?

    alguma sugestao dew combinação corpo e lente?

    obrigado!
    grande abraço

    nico

    • Nico o Ale já tinha respondido mas a mensagem não chegou a ser gravada. Ele tentou de novo agora e também não deu certo. Precisamos ver o que se passa aqui.

      Entretanto fica a resposta dele:

      Oi nico, tudo bem e vc? Eu tinha respondido mas acredito que o blog teve algum problema ao gravar minha primeira resposta, vamos lá novamente. Bom primeiramente você pode adquirir qualquer DSLR que tenha o modo manual que já vai estar de bom tamanho, principalmente no começo.

      Com relação as lentes vai depender muito da praia que você estiver fotografando. Se for uma praia onde as ondas quebram mais próximas da areia uma 70-200mm já resolve, agora se for uma onde a arrebentação é longe, vai ser preciso uma 400 até 600mm .

      Espero ter ajudado.

  • Olá, Rodrigue! Shooow a matéria…
    Gostaria de uma sugestão sua, tenho uma Nikon 5100, e lente Nikon AF-S NIKKOR 18-105mm 1:3.5-5.6 ED VR. Minha namorada andou fazendo umas fotos minha de surf, e eu também faço algumas de meus amigos e tal. Porém, não estou conseguindo pegar umas fotos com uma boa resolução, talvez seja questão de ajustes e tal. Ou realmente preciso de uma lente com mais recurso de zoom? Como por exemplo uma Lente Nikon AF-S DX Zoom-NIKKOR 55-200mm f / 4-5.6G ED, que não é tão caro e pode me oferecer um zoom melhor. Ou não??
    Em fim Gostaria de uma ajuda sua..

    • Olá, Rodrigue! Shooow a matéria…
      Gostaria de uma sugestão sua, tenho uma Nikon 5100, e lente Nikon AF-S NIKKOR 18-105mm 1:3.5-5.6 ED VR. Minha namorada andou fazendo umas fotos minha de surf, e eu também faço algumas de meus amigos e tal. Porém, não estou conseguindo pegar umas fotos com uma boa resolução, talvez seja questão de ajustes e tal. Ou realmente preciso de uma lente com mais recurso de zoom? Como por exemplo uma Lente Nikon AF-S DX NIKKOR 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR, ou a Lente Nikon AF-S DX Zoom-NIKKOR 55-200mm f / 4-5.6G ED, que não é tão caro.
      Em fim, gostaria de uma opinião sua.

      • Olá Henrick, obrigado

        Bom, vamos por partes, a sua câmera tem 16 Megapixels, uma resolução que é considerada suficiente para imagens irem para revistas e até impressões fotográficas em tamanhos razoáveis, portanto quando você diz boa resolução, na verdade acredito que você está querendo dizer que não está vendo o surfista em detalhes suficientes como gostaria, não é verdade? Se for esse o caso, o que está faltando é o zoom mesmo, uma aproximação do surfista, que irá preencher mais a tela e mostrar mais detalhes dele e da prancha por exemplo. Dependendo da praia, é preciso uma lente 600mm para conseguir uma boa aproximação do surfista.

        Em caso de dúvida na hora da compra, alugue as duas ou veja quem pode te emprestar e faça alguns testes antes.

        Espero ter ajudado.

        Abraços
        Ale

  • amigo boa noite,
    será que consigo boas fotos de surf com uma Nikon d70s, lente 70-200mm?
    geralmente rola onda no inside. e tenho uma pagina no facebook para postagens do surf.
    @clickssurfse

  • Olá Pedro, pelo que entendo você quer dizer a o modo de medição da câmera correto ? Se é matricial, pontual, ponderada ao centro, etc… ? Bom você pode utilizar AI Servo com pontual por ser a mais recomendada devido a situação. Você fará a fotometria na pele do surfista, por exemplo e AI Servo ajuda ao foco seguir o surfista enquanto você clica. Se você utilizar todos os pontos de foco, não vai ficar muito claro para a câmera no que você quer focar e pode acabar focando no horizonte as vezes, ou na espuma ao invés do surfista (Acontece as vezes), não tem muito sentido utilizar a medição matricial, pois como eu disse a fotometria na onda, muitas vezes tem espuma e é muito branca e isso pode levar a um valor de fotometria médio mais exposto do que deveria ser.. Espero ter ajudado. Abraço

  • matéria muito boa! gostaria de saber qual matiz ideal para a fotografia de surf e se devo usar todos os pontos de foco ligados ou só al cervo com pontual com matiz spot tbm…
    abraço

  • Ola Ale li sua reportagem e minha namorada esta querendo bater umas fotos minhas da areia e eu queria saber de vc qual o melhor custo beneficio em termos de equipamanto camera e lente somos humildes mortais e queria um pouco de opniao sua qual a mais barata e boa camera e boa lente pra que nossas fotos fiquem legais (eu nao queria gastar muito )?

    • Olá Taciano, desculpe a demora. Qualquer Câmera e lente que você consiga enxergar o surfista e a onda está de bom tamanho. Pode ser até analógica de filme, se tiver disposto a gastar com revelação e digitalização. Isso irá depender muito da praia que você for fotografar (mais próximo ou mais afastado do surfista), normalmente de 300 até 600mm você conseguirá cobrir todas as situações. existem também as superzoom.. dá uma procurada no google.

      Abraços

  • Muito legal tudo isso que vc escreveu…realmente o "sonho de consumo" é diferente daquilo que realmente necessitamos e vc foi brilhante em tudo que escreveu! Parabéns.
    Não sei se cabe aqui esta dúvida, mas pesquisando sobre câmeras para fotografar surf (Nikon 7100/7200 ou Canon 7D/7D Mark II, sem contar as lentes) percebo que as Nikon tem um melhor custo x benefício, além de "ganharem" alguns comparativos. Entretanto vejo muito mais fotógrafos na praia usando Canon…e nenhum deles me deu uma resposta convincente…
    De qq forma esse texto me mostrou que minha Fuji HS10 com 30x zoom óptico + GoPro antiga são tudo que eu preciso no momento!
    Grande abraço e continue nos presenteando com esses artigos sobre a fotografia do esporte dos antigos reis havaianos…

  • Parabéns Ale. Moro em Florianópolis e curto muito surf e fotografia e é muito bom ouvir um cara com o seu gabarito dando dicas pra quem quer entrar nessa area maravilhosa que é fotografia de surf.

  • No trecho em que você fala "Mas o surf vai muito além disso…" você mostra a profundidade do seu envolvimento com o Surf e a Fotografia. Admirável!

  • Uau!
    Ale Rodrigues!
    Isso não é apenas um artigo. É uma lição muito forte de vida.
    Cara! Como você ama o que faz e a vida…
    Estou realmente impressionado.
    Quanta paixão…
    Valeu!
    Ganhei o dia com esta leitura.

Abrir Chat
1