Melhorando a composição e alcançando um estilo pessoal (parte 1 de 3) 5/5 (6)

Este é o primeiro de 3 artigos sobre como aprimorar as suas composições em fotografias de paisagens. Será abordado um checklist para melhorar as suas composições fotográficas.

Mais especificamente sobre a fotografia fine art, que é diferente da fotografia documental ou fotojornalismo. A fotografia fine art visa o apelo estético e não comercial. As dicas apresentadas a seguir se baseiam em fotos de paisagens, mas continuam servindo para outras áreas.

Compor uma fotografia fine art NÃO é refazer uma fotografia que alguém já fez antes. Se você ficar tentado a refazer uma imagem que você tenha visto, o melhor seria comprar um cartão postal, um livro ou um pôster. Não tente tirar as mesmas fotografias que outra pessoa. Você irá perder tempo tentando fazer isso. Ao invés disso tente criar suas próprias imagens! É natural sermos inspirados por outros fotógrafos e artistas, mas temos que colocar o nosso ponto de vista sobre o que queremos passar e não simplesmente repetir o que já foi feito.

Você vai me perguntar… ah mas como criar minhas próprias imagens? Bom, vou lhe dizer que primeiramente você deve buscar inspiração para suas fotos. O que te inspira? O que faz você gostar de determinado tipo de foto e não gostar de outra? Qual a área da fotografia ou das artes que você mais sente prazer em fazer o que está fazendo? Antes de ler o restante deste artigo sugiro que pare aqui e responda a essas perguntas. Defina o seu foco e o que te dá prazer. Pode ser nas montanhas, na cidade, no mar… pode ser fotografar pessoas, produtos, ou até uma combinação de algumas delas. Muitas vezes isso demora meses, até anos para se decidir. Principalmente fotógrafos em início de carreira costumam ser “faz-tudo” e não há nada de errado nisso, pois é vivenciando as diversas áreas que você vai acabar descobrindo o que faz melhor e o que se sente melhor fazendo.

Sob o Pier de Huntington – Califórnia - ©2012 Ale Rodrigues
Sob o Pier de Huntington – Califórnia – ©2012 Ale Rodrigues

Enfim, assim que você souber o que te inspira, a criatividade irá surgir naturalmente, ela será o seu guia para criar excelentes composições. Na sequência veremos um checklist pra ajudar a melhorar a composição nas suas fotografias:

Checklist para melhorar a composição nas suas fotografias

 

Composição é uma máquina projetada para ser simples e eficiente

Mantenha as coisas simples

  • Muitas vezes menos é mais em arte e fotografia
  • Criar alguma coisa simples é sempre mais difícil que criar alguma coisa complicada
  • A habilidade para simplificar é uma qualidade (Já dizia Leonardo da Vinci : A simplicidade é o máximo em sofisticação)
  • Remova elementos desnecessários e que distraiam a imagem, deixe somente o que importa permanecer na imagem
  • O que não adiciona, diminui. Uma imagem de impacto é uma na qual nada diminui. Remova todos os elementos que são uma distração aos olhos do espectador

Todas as áreas da imagem são importantes

  • Cada área da imagem – cantos, centro, bordas, etc.. – são igualmente importantes
  • Não existe área que não seja importante

Bordas e cantos

  • Bordas são muito importantes mas são difíceis de se visualizar em um visor pequeno (viewfinder da câmera fotográfica)
  • Câmeras maiores possuem um visor maior que indiretamente levam a criação de imagens mais cuidadosamente compostas
  • As bordas da imagem tem que estarem limpas
  • Objetos ao longo das bordas não devem ser cortados, ou devem ser cortados apropriadamente
  • Tenha o cuidado de que nada se intrometa na imagem das bordas sem a sua consciência
  • Você deve exercer controle sobre as bordas da imagem e não deixar elas controlarem você

Qualidade da luz

  • Esteja consciente da qualidade da luz a todo o tempo
  • Luz é parte da composição
  • Que tipo de luz você gosta?
  • A luz da cena em questão é do seu gosto?
  • Devo fotografar agora ou esperar até que a luz esteja diferente?
  • Será que a luz pode ser melhor num horário diferente do dia ou do ano?
  • Será que a luz pode ser melhor em diferentes condições climáticas?
  • Será que a luz pode ser melhor em diferentes condições astronômicas?
  • “Meu primeiro pensamento é sempre sobre a luz” (Galem Rowell), e o seu é?
  • Nós fotografamos a luz primeiro e o assunto em segundo
  • O melhor assunto na luz errada não será interessante
  • Nós queremos uma excelente luz num excelente assunto
  • Mudando a luz altera-se a composição
Fields of São Francisco Xavier ©2013 Ale Rodrigues
Fields of São Francisco Xavier ©2013 Ale Rodrigues

Procure por cores

  • Cor é parte da composição
  • Cor tem 3 partes : matiz, saturação e luminosidade
  • Alterando-se a matiz, saturação ou luminosidade de uma cor, altera-se a composição
  • Estudar as cores no campo e tomar notas sobre o que você observa é o método mais confiável de criar essas cores mais tarde no estúdio (onde você irá pós-processá-las)
  • É importante controlar precisamente o balanço de cores nas suas fotografias
  • Sempre fotografe vermelhos, porque o vermelho é a cor mais rara que você irá encontrar em paisagens. A cor vermelha é muito perceptível; ela destaca-se e dá dinamismo a imagem
  • Procure por cores contrastantes
  • Vermelho avança
  • Azul recua
  • Procure por cores frias e quentes
  • Pense sobre a paleta de cores que você quer utilizar
  • Alterando a paleta de cores altera-se a composição
As cores de Carlsbad, Califórnia – ©2012 Ale Rodrigues
As cores de Carlsbad, Califórnia – ©2012 Ale Rodrigues

Crie composições verticais e horizontais

  • Composições horizontais acontecem mais naturalmente porque nós vemos na horizontal (nós viramos nossa cabeça num eixo horizontal, de lado a lado, nós normalmente não viramos nossa cabeça num eixo vertical, acima e abaixo)
  • Câmeras DSLR 35mm, que são o tipo mais popular de câmera, tem visores que são orientados horizontalmente, fazendo com que nós criemos composições horizontais, a não ser que propositalmente giremos a câmera de lado
  • Olhar e compor verticalmente é uma técnica aprendida
  • Existem vantagens pra ambas as composições horizontais e verticais
  • O objetivo é encontrar qual funciona melhor para cada composição específica

Crie um ritmo visual nas suas fotografias

  • Ritmo visual é criado usando padrões em suas fotografias
  • Padrões podem ser criados utilizando linhas curvadas e retas, ou utilizando-se formas geométricas como triângulos, quadrados, círculos, etc…
  • Ou usando repetições de uma linha ou forma como por exemplo diversas formas triangulares ou diversas curvas S na mesma imagem
  • Curvas S são elementos extremamente dinâmicos quando você quer criar um ritmo visual
  • Procure por padrões em curva S nas paisagens e fotografe-os
  • Outro padrão que é muito efetivo em criar ritmos visuais é uma curva C
  • Procure por curvas C e fotografe-as

Regra dos terços!

  • Repetições em quantias de 3 são esteticamente agradáveis
  • Procure por elementos em grupos de 3, como 3 triângulos, 3 círculos, três curvas S, etc..
  • Procure por cores em grupos de três:
    • Três elementos da mesma cor
    • Três cores diferentes próximas umas as outras
  • Use a regra dos terços:
    • Divida a imagem em terços horizontalmente ou verticalmente
    • Coloque os elementos importantes nessas 3 zonas
    • Crie ênfase usando 1/3 e 2/3 para colocação do elemento

Repita você mesmo

  • Tente a mesma composição várias vezes com vários assuntos
  • Use padrões repetitivos por toda a imagem
  • Use cores repetitivas (no primeiro plano e no plano de fundo por exemplo)
  • Use elementos repetitivos (árvores, postes telefônicos, rochas, etc…)

Use elementos contrastantes

Elementos visualmente contrastantes funcionam muito bem em fotografias. Eles adicionam tensão e interesse a imagem. A seguir uma pequena lista de elementos contrastantes. Fique a vontade para adicionar seus próprios a essa lista:

  • Jovem/velho
  • Seco/Molhado
  • Reflexos/sem reflexos
  • Vermelho/Verde e Azul/Amarelo (máximo contraste de cor porque são cores opostas)
  • Claro/Escuro
  • Suave/Áspero
  • Assunto movendo/Parado (funciona bem com água e rochas)
  • Rápido/Devagar
  • Masculino/Feminino
  • Muito saturado/Pouco saturado
  • Alto contraste/Baixo contraste
  • Grande/Pequeno
“Retorno à natureza”  – Vila da praia do Forte – Bahia ©2014 Ale Rodrigues
“Retorno à natureza” – Vila da praia do Forte – Bahia ©2014 Ale Rodrigues

Utilize linhas principais

  • Linhas principais guiam e direcionam o olhar dentro da fotografia
  • Elas fazem parte da tradicional regra de composição
  • São uma das técnicas de composição mais tradicionais
  • Podem ser encontradas na maioria dos lugares (procure e você irá encontrar)
  • Você pode criar linhas principais utilizando elementos que não se relacionam entre si
  • Linhas principais são um dos modos mais impactantes de criar profundidade em uma fotografia

As regras de composição foram feitas para serem quebradas

  • Primeiro aprenda as regras e então quebre-as. Você não pode quebrar regras que você não conhece
  • Não tem problema nenhum quebrar as regras após você as ter aprendido, aliás é o que vai dar o toque especial para a sua foto, a sua visão
  • É interessante criar as suas próprias regras
  • Se ficar sempre seguindo as regras frequentemente irá resultar em repetitividade e falta de criatividade
  • A melhor hora para quebrar as regras é após você dominá-las
  • Use várias regras em uma imagem. Regras são mais interessantes quando combinadas com outras regras

Divirta-se

  • Não fique sobrecarregado por essa lista
  • Trabalhe em uma parte desse checklist por vez
  • E não se esqueça… divirta-se

Abraços a todos e até a próxima parte onde vou comentar sobre os aspectos mais técnicos.

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Ale Rodrigues

Ale Rodrigues é formado em Engenharia Mecânica. Nasceu em São Paulo, Brasil; começou a fotografar com filme em 2006 numa câmera Yashica, um presente de seu pai. Trabalha com fotografia de paisagens, arquitetura, eventos corporativos e still. Possui material publicado em várias revistas do ramo e se especializou em criar imagens autorais utilizando de técnicas de longa exposição em que tenta passar uma mensagem para que as pessoas estejam conectadas no momento presente.

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