Home » Artigos » Dicas » Backup um BEM necessário – Parte 9 de 9

Backup um BEM necessário – Parte 9 de 9

Só está seguindo a série Backup um BEM necessário agora? Leia os artigos anteriores agora!

  1. Introdução
  2. Organização e simplificação
  3. Backup direto da câmera
  4. Backup ao Importar no Lightroom
  5. Lightroom, exportando para backup
  6. Cobian Backup – Configurando
  7. Backup Externo Principal
  8. Backup Externo Online
  9. Dicas finais para não perder suas fotos

Dicas finais para não perder suas fotos

Uma pequena recapitulação do que vimos anteriormente e mais algumas dicas novas que podem ser úteis.

1. Compre cartões de memória de qualidade

Cartões de qualidade são produzidos com memorias de maior confiabilidade e durabilidade, diminuindo assim o problema de corrupção/perda de dados. Lembre-se que inclusive a maioria dos fabricantes tem linhas de baixo custo e que podem dar problemas também. Eu particularmente gosto muito dos cartões de memória da serie Extreme feitos pela Sandisk, hoje tenho oito cartões deles, são rápidos e confiáveis.

Arquivo danificado no cartão de memória de péssima qualidade

2. Nunca deixe as fotos apenas no cartão de memória

Sempre que possível faça uma copia, importe as fotos para outro local.

3. Não salve arquivos apenas no notebook

Notebook é um dos piores locais para se salvar arquivos importantes, como você o carrega para todo lado, é comum apresentar problemas no HD ou elétricos.

4. Troque os cartões a cada um ou dois anos

Escreva a data de compra nos cartões, assim você pode se programar para comprar novos cartões depois de um ou dois anos, a troca é aconselhada devido ao mau uso (que todos fazemos em alguns momentos), como colocar o cartão no bolso sem a proteção, tocar nos contatos, deixar cair, tirar/colocar com a câmera ligada ou sem ejetar a USB etc.

5. Nomeie e faça rotatividade de cartões

Coloque nome ou números nos cartões e use um diferente em cada trabalho, assim você evita que um cartão quebre por fadiga mais rápido.

6. Não remova as fotos durante um trabalho

Evite apagar ou remover as fotos durante um trabalho, durante o trabalho você tem coisas mais importantes para fazer e por isso pode acabar removendo uma foto errada. Além que nenhum visor é bom o suficiente bom para dizer se a foto ficou boa.

7. Não mexa no cartão com a câmera ligada

Isso é muito comum de ocorrer e pode danificar o cartão, pois ele está alimentado com corrente elétrica.

8. Não remova o cartão do PC sem antes ejeta-lo

As portas USB tem energia elétrica e assim como na câmera podem danificar o cartão se removido enquanto está sendo usada.

9. Não remova nenhuma foto por pelo menos um ano

Não remova nenhuma foto por pelo menos um ano, assim você evita apagar alguma foto errada e ainda por cima pode fazer um estudo de sua evolução e quais erros tem que resolver.

10. Faça backup

Meio obvio, mas é isso mesmo, faça backup.

11. Faça um Backup do backup

Sempre tenha um Backup do Backup, os hardwares não são confiáveis, como falei antes, perdi dois HDs enquanto escrevia esse e-book.

12. Faça backup do DVD entregue para o cliente

Faça um backup do DVD, pode ser em mídia ou até mesmo um ISO dele. Desta forma se ocorrer algum problema com a mídia do cliente é possível recuperar sem problemas.

13. Tenha os arquivos salvos em formatos padrões

Evite salvar arquivos fora dos padrões, você nunca saber se esse arquivo vai ser possível de ler depois de 10 anos.

14. Não edite a foto original

Nunca, em momento algum edite uma foto original, sempre faça em cima de uma cópia ou utilize softwares que editam as fotos de forma não destrutiva, como o Lightroom, qualquer alteração ele grama em um arquivo XMP.

15. Não confie no próximo

Nunca confie seu arquivo único em uma pessoa ou freelancer. Você não sabe se depois do trabalho ela vai para uma festa ou até para outro trabalho. Terminou o trabalho leve para fazer o backup.

16. Verifique seus backups

Não adianta ter milhões de backups, se eles não funcionam como deveriam. Sempre confira seus backups pelo menos uma vez por mês.

17. Organize e classifique suas fotos

Separe as fotos que você faz por hobby das fotos de trabalho, para saber o grau de importância de cada uma.

18. Use discos rígidos de qualidade e novos

Verifique com a loja quais os discos que dão menos problemas, normalmente os melhores são os Seagate, Western-Digital e Samsung. Nunca compre ou uso discos usados.

19. Não deixe para depois, Backup em primeiro lugar

Procrastinação é a pior inimiga do Backup, se você deixar para depois pode ser tarde.

20. Faça um checklist para saber o que fazer antes de editar uma foto

Fala esse checklist imprima e cole em algum local visível, para que você nunca se esqueça de fazer qualquer etapa.

21. Instale o Acronis Driver Monitor

Esse software é excelente e já me ajudou muito, através dele consegui saber que o HD estar para apresentar problemas, assim consegui salvar meus dados, dois dias depois o HD parou de funcionar. O único problema é que ele não consegue monitorar HDs externos via USB, mas não é um problema dele e sim do HD que não manda as informações necessárias. Verifique, ele mostra muitas informações interessantes.

22. Backup só é caro na sua cabeça

Você não precisa fazer milhões de tipos de backups, mas pelo menos compre dois HD externos grandes e faça seu backup. O custo de dois HDs externos de 2TB é de aproximadamente R$700,00, e são feitos para serem confiáveis por dois a três anos, se for contabilizar o custo mensal por dois anos, sai por menos de R$30,00.

Conclusão

Backup é algo que nem sempre damos muita importância, sempre pensamos “isso não vai acontecer comigo”. Pois é nesse pensamento (às vezes inconsciente) que acabamos perdendo dados importantes.

A fotografia cresce em dimensões assustadoras, ter backup dos arquivos está ficando cada vez mais fundamental e ter o backup pode ajuda-lo a se livrar de grandes dores de cabeça.

Infelizmente normalmente não somos instruídos para pensamentos de preservação até o momento que “ACONTECE”.

Você pode utilizar o backup para agregar valor ao seu trabalho, se você explicar para o cliente todo o cuidado tomado para que nenhum dado de perca, certamente ele vai ficar mais confiante em seu trabalho.

Lembre-se…

Existem apenas dois tipos de pessoas, as que já perderam algum tipo de arquivo e aquelas que ainda vão perder! A única diferença é que uns podem saber recupera-los…

Obrigado a todos os que seguiram a série e caso queiram ver um pouco mais do meu trabalho podem acessar o meu site www.guilhonfotografia.com.br e me seguir no Twitter @eduardoguilhon juntamente com o @fotografiadg. Na próxima semana estarei vindo com um novo artigo para anunciar e disponibilizar gratuitamente o eBook “Backup um BEM necessário”.

… mas antes disso temos um HD de 1TB para oferecer.

Em parceria com a Loja MSolutions, uma empresa situada na cidade de Florianópolis/SC e que é voltada para soluções em tecnologia, principalmente na área de informática, o Fotografia-DG vai oferecer um HD de 1TB ao participante @acaua. Obrigado a todos os que participaram!

Eduardo Guilhon

Eduardo Guilhon é brasileiro, nascido no ano de 1981 e residente na cidade de Florianópolis/SC, atua no mercado através Books/Retratos, ele também foi o primeiro Catarinense se especializar em Crianças com Necessidades Especiais através SpecialKids Brasil. Sua marca é a utilização de técnicas de iluminação criativa (Strobist) em conjunto com a luz ambiente. Tem como missão congelar a imagem de forma inovadora, refletindo e registrando com alto desempenho o momento único existente durante todo o trabalho, entregando ao cliente, um pedaço especial de sua vida em forma de fotografias.

6 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Estou com 5 fotografias de dois mg corrompida no meu pendrive .Existe algum programa que posso recuperar ?
    Gostaria de ter um retorno nesta pergunta .

  • Obrigado pelas dicas. Essa dica vale para quem não é profissional do ramo. E sim para todos. Vou relatar um caso. Eu tinha um pc, que a placa mãe, memoria e hd externo queimaram(perda total). Por via das duvidas antes disso comprei um hd externo da LG. Por sorte, fiz backup de todos arquivos. Se não tivesse feito teria perdido os arquivos importantes, principalmente fotos. Vale a dica. Faça bAckups diarios. Ao autor da materia é confiavel deixar arquivos no Mega Beta, fora arquivos pessoais como por exemplo fotos de pessoas , familia… Gostei da dica do Acronis Driver Monitor, ja esta instalado aqui no notebook. e esta tudo ok com o hd

  • Só entende a grandeza da importância quem já passou por isso. Três anos atrás, perdi todas as fotos de um casamento (deixei pra fazer o backup depois) meu hd pifou e não teve quem desse jeito. Resultado da história, o hd foi pro Canadá eu paguei uma fortuna e atrasei muito a entrega do trabalho.

Carrinho

Receba 15 livros de fotografia

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia com os nossos livros digitais.
Insira aqui o seu melhor email

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia

Insira aqui o seu melhor email